O Deputado Federal Ronaldo Cunha Çima renunciou ao seu mandato nest quarta feira à tarde. Dizem que foi para se livar de julgamento de tentativa de homicídio amanhã no Supremo Tribunal Federal.
quarta-feira, 31 de outubro de 2007
De candidatura II
Uma fonte bem postada no seio governista me assegurou que Dr. Dorian Freire já até pediu voto a Sueldo domingo passado, quando este respondeu que somente no Doutor votava no grupo governista. Esta informação se contrapõe com o que disse meu amigo Furão. Aguardemos. Então o homem quer ser candidato.
De anônimo
Lamentável que um cidadão queira aparecer as minhas custas querendo me impingir culpa na informação que dei do caso Gerinaldo. Seria bom que você se identificasse e teríamos um debate sadio e democrático. Suas insinuaçoes não me impressionam, muito embora não saiba no momento de quem se trata. Porém, se preferir tenho meios de descobrir de onde foi feita a postagem. Mais isso aí é um só menos, pois tenho a consciência de que não fui eu quem inventou tal história, se é que ela existe. E o pior que essa pessoa que fez essa postagem talvez se passe por meu amigo. Você deve me conhecer muito bem e sabe que não sou capaz de levantar leviandades. Cuidado com o que fala. Outra coisa: você também quer aparecer quando diz que tenho ódio de Nonato Garcia. Não tenho nenhum motivo para tal, pois graças a Deus não tenho inimigo. Apenas discordo de certas posturas que ele tem abraçado. Só isso.
De comentários no blog
Gostaria de dizer a alguns amigos que publicam comentários em meu blog, que às vezes não os publico em face de conter alguns ataques de ordem pessoal, o que nao é bom para as pessoas envolvidas.
De furão
Por falar em Furão, o amigo me disse que se eleito presidente do Projeto de Assemtamento Esperança, vai " furar" as portas dos gabinetes da prefeitura e do palácio potengi em busca de recursos para aquela localidade, fazendo jus ao seu apelido. Ainda disse que é um verdadeiro furão e não picapau.
De candidatura
Meu amigo Furão me assegurou que Dr. Dorian Freire leh afirmou categoricamente domingo em sua residência que não seria candidato a prefeito. Aguardemos os acontecimentos.
Burburinho
Não sei porque os burburinhos causados por minha informação acerca do amigo Gerinaldo, pois apenas passe uma informação que era cantada em prosa e verso nos quatro cantos da rua.
Ao amigo Manoel Gerinaldo II
Digo aos amigos que eu próprio fui vítima desse jogo quando exercia um cargo em comissão na prefeitura de Janduis, que no final acabou se concretizando, portanto,.. todo cuidado é pouco. Graças a Deus, amigo Gerinaldo, você é uma pessoa que nao depende de cargo politico para sobreviver, pois o que você construiu com honradez e honestidade já são suficientes para o amigo viver com dignidade, sem se falar que a senhora sua esposa é abnegada e extremamente solidária, de forma que não dê valor a pequenez da politica. Só espero que o amigo não crie factóides inventados pelo fogo amigo que ficam querendo jogar minha família contra você, até porque o amigo foi um grande baluarte na campanha de mãe para vereador na eleição passada.
Ao amigo Manoel Gerinaldo
Amigo Gerinaldo: em nenhum momento procurei lhe envolver nesse mundo nebuloso e sujo da politica. Infelizmente, pelo fato de você exercer um cargo em comissão, fica exposto a esse tipo de comentário, que aliás não foi inventado por mim. O amigo sabe que essa conversa rolou muito forte nesse início de semana, de forma que apenas externei-os no meu blog. Apenas digo ao meu amigo que esteja preparado para esses tipos de comentários maldosos - homem sério e honrado que é- , pois você exerce um cargo tipicamente politico, ou seja, um cargo " ad nutum". Não fui eu quem inventou essa conversa, de forma que o amigo deverá está preparado para todo tipo de conjectura pela disponibilidade do cargo que exerce. Procure esmiuçar essa conversa, pois onde há fumaça há fogo. Repito: não fui eu quem inventou tal conversa, apenas procurei interpretar jornalisticamente. Por fim, agora estou informado que o amigo foi indicado pelo vereador Agnaldo Elói, não tendo o prefeito quaquer relação com esse fato. Talvez Gerinaldo, exista um fogo amigo dentro de sua roda de amigos e você não sabe. Estou à disposiçao do amigo para qualquer esclarecimento e obrigado pela audiência. Procure amigo os verdadeiros culpados por essas especulações, pois seu amigo aqui não pode ser crucificado por aquilo que não inventou. Não pretendo jamais ser eleito pelo amigo como bode expiatório e nem admito.
Concordo plenamente
Amigo Jander Freire: concordo plenamente com você quando diz que acha estranho a informação que passei acerca de Gerinaldo. Até eu fui pego de surpresa com a informação, mais ela realmente foi difundida nos quatros cantos de Upanema com muito vigor. Concordo também quando voce diz que Gerinaldo é um homem competente e com grande capacidade organizacional. Vou mais longe. Digo sem medo de errar que Gerinaldo é de longe, o assessor que mais se estabelece na Câmara, pois é um profissional dedicado e que não mistura as coisas, tratando todas as pessoas por igual, de maneira que a surpresa não foi só sua. Acho até que no momento Nonato Garcia não poderá prescindir da competência de Gerinaldo. Agora, os boatos existiram.
Contrariedade
Primeiramente gostaria de dizer a um amigo meu que postou um comentário em meu blog que não foi nenhuma jogada minha em informar que Gerinaldo poderia sair da Câmara. Não. os comentários na rua eram fortes, portanto, não fui quem inventou. Quanto a sua insinuação de que teria algo contra Gerinaldo não procede. O considero como amigo. Tanto é, que continuei no partido que ele preside, sendo uma forma de prestigiá-lo, nada obstante, as tramas urdidas não sei por quem para tirar o partido de nosso grupo. Amigo, não tenho nada contra Gerinaldo, pode ter certeza disso.
terça-feira, 30 de outubro de 2007
Cumprimentos
Ontem foram vistos o Prefeito Jorge Luiz e o Presidente da Câmara Municipal Nonato Garcia se cumprimentando em frente a prefeitura. Será prenúncio de paz?
De Alberto Batista
O comentário acima postado é uma resposta do nosso amigo Júlio César ao que me reportei no que se refere à adesão ao grupo oposicionista do bancário Alberto Batista de Araújo. Na verdade, amigo Júlio César, quem me disse foram duas pessoas de inteira confiança e disseram claramente que o bancário lhes tinha dito que já estava rompido com o grupo de Jorge Luiz. No entanto, como você é merecedor de nosso crédito, suponha-se que o mesmo ainda não esteja rompido, para o bem dos que fazem a unidade popular em nosso município. Como disse, esse é um espaço jornalístico em que todos merecem a nossa confiança. Depois lhe direi quem foram as pessoas. Tá dado o recado.
Amigo, conversei demoradamente com o Sr Alberto Batista na sexta- feira no bar do neguinho. Ele me contou que está um pouco magoado com o chefe do executivo pelo simples fato do Prefeito nunca mais ter lhe procurado em Natal. E disse que a oposição local procurou o mesmo, e que tem um projeto pra ele caso a oposição vença as eleições que se aproxima. O amigo Alberto também comentou que espera o Sr Prefeito e dependendo da conversa com o mesmo, continuará apoiando o candidato da situação e também a administração municipal. Portanto, quem estava com Alberto Batista era minha pessoa juntamente com Altemar, se ele vai ou não, vai depender da conversa que o Prefeito terá com o mesmo.
Vingança II
Dizem que o vereador quer um mínimo de garantia para que sua mudança de sistema politico seja sentida por seus antigos companheiros, de forma que pretende fortalecer seu grupo. A interpretação de algumas pessoas é que o presidente não sente nenhuma segurança de que Gerinaldo venha a acompanhar sua decisão.
Vingança
As informações correntes de que o Presidente Nonato Garcia fará mudança na secretaria administrativa da Câmara, com a ascensão do suplente de vereador Inavan Santos no lugar de Manoel Gerinaldo, são na opinião de alguns analistas politicos já uma represália do mesmo contra o prefeito Jorge Luiz, pois acredita-se que Gerinaldo foi indicado pelo alcaide.
segunda-feira, 29 de outubro de 2007
DecisãoIV
Eu considerava que o vereador por sua votação obtida nas eleições passadas, bem como a votação dada ao Deputado Antônio Jácome, aliados ao fato de ter formado um forte grupo ao seu lado, o credenciava a pleitear uma vaga de candidato ao cargo máximo da edilidade municipal, sem falar de sua eleição para presidente da Câmara Municipal com a ajuda do Prefeito Jorge Luiz. No entanto, o Presidente foi atropelado pelos fatos, ocasionado por seus próprios erros, inviabilizando dita candidatura nos dois grupos politicos do Município, bem como pela terceira via, haja vista que hoje é refém do PSB.
DecisãoIII
Uma coisa é certa: sua demora em decidir sua coloração partidária, aniquilou sua pretensão legítima de ser candidato a prefeito, até por uma terceira via. Isso é óbvio.
DecisãoII
È correta a decisão do vereador, pois só assim parará as desconfianças recíprocas que pairam sobre seu comportamento politico e lhe dará também tempo para que possa traçar sua posição no tabuleiro municipal.
Decisão
Deu no blog do meu amigo Silva Júnior que o vereador Nonato Garcia decidirá seu futuro politico dia 12 de novembro quando se reunirá com sua família.
3º mandatoII
Não é nada contra Lula, mais se abriria um precedente perigosíssimo para a instalação de um regime democrático. Talvez o presidente podesse ser presidente mais uma vez se aqui fosse instalado o parlamentarismo.
3º mandato
Essa história de alguns aliados do Presidente Lula tencionarem sua re-reeleição é um golpe na democracia. A alternância de poder é um dos mais belos exemplos de verdadeira democracia, de modo que qualquer golpe urdido com o objetivo de prorrogar o mandato do presidente é casuísmo e ato tipicamente atentatório aos princípios democráticos, vale dizer, ato ditatorial. Não vamos repetir aqui a chavinização da Venezuela. Acredito até que as pessoas de bom sendo do PT rechaça essa idéia, pois o partido dispõe de bons quadros. Acredito também que o Presidente por sua biografia de democrata não permita tal ato contra a ordem democrática.
Dinheiro pelo ralo
Uma ONG( Organização não governamental) sob o nome urihi, criada sob o pretexto de oferecer assistência à saúde de uma comunidade indígena amealhou nada menos que 33 milhões do governo federal e depois fechou sem efetuar qualquer trabalho. Disseram que não tem como devolver os recursos. È preciso rever essa relação prosmícua entre essas entidades e governo pois os convênios são celebrados sem nenhum critério.
domingo, 28 de outubro de 2007
De rompimento V
Todos sabem que rezo na cartilha politica da vereadora Maria José e que sou fã incondicional de sua postura politica. No entanto, os blogs em geral são materiais jornalísticos que carecem de ser editados com a maior franqueza possível e com a responsabilidade de quem o edita, sob pena de desnaturar a sua criação. Até porque a crítica construtiva tem o condão de consertar aquilo que está errado e ponto final, concorda comigo amigo professor Silva Júnior? quanto ao fato de minhas postagens estarem prejudicandos eventualmente a vereadora, não vejo assim, vide o episódio da BR 110, onde fiz uma defesa explicita da mesma, bem como vários episódios que foram travados na Câmara Municipal. Essa pessoa que disse a vereadora que eu poderia atrapalhar seu projeto político foi mais que infeliz em sua posição.
De rompimento IV
Às vezes, alguns comentários meus têm incomodado algumas pessoas, porém, eles são feitos em cima da realidade e que na maioria das vezes tem a intenção de alertar para a realidade, de modo que essa questão da defecção no grupo governista é evidente. Só isso.
De rompimento III
A situação não pode entrar no jogo de sapato alto, pois o jogo se ganha jogando, de modo que seus líderes têm que descer do pedestal e arregaçar as mangas, sob pena do comando politico voltar ao comando do grupo que já dominou outrora.
De rompimento II
Aliás, não se ver nenhuma movimentação mais ativa por parte da direção do PMDB no sentido de se estancar a sangria que está havendo deliberadamente de lideranças políticas para o grupo da oposição, os quais estão indo sem nenhuma contrapartida do lado de lá. Apenas essa adesões parecem só apenas fruto de rusgas, sem no entanto, haver uma disposição de debelá-las.
De rompimento
O bancário Alberto Batista de Araújo dizia sabado no bar do Neguinho que estava rompido com o sistema do prefeito Jorge Luiz. Na oportunidade, ele também comemorava as adesões dos vereadores Nonato Garcia, Josiel Gondim e do suplente de vereador Gineton Costa.
De programas de rádio
Estranhamente os programas semanais da Câmara Municipal e Prefeitura não foram transmitidos ontem. Dizem que o vereador Nonato Garcia está a procura de uma rádio em Mossoró para retransmitir o programa do legislativo.
quarta-feira, 24 de outubro de 2007
Dubiedade III
Concordo plenamente com o blogueiro meu amigo Anaximandro Eudson, pois a sociedade não alimenta mais posições de dubiedade, haja vista que até o grupo de Luiz Jairo anda desconfiado da perfomance dos edis. Os mesmos para o bem de seus destinos politicos, precisam definir já seus apoiamentos nas eleições vindouras. O tempo urge.
Dubiedade II
A sociedade upanemense pugna por esclarecimentos da parte dos vereadores Nonato Garcia e Josiel Gondim acerca de seus reais posicionamentos na sucessão municipal do ano que vem. A postagem feita pelo engenheiro agrônomo Luiz Jairo em seu blog sinaliza que os mesmos estão comprometidos com sua candidatura, muito embora insistam em dizer que não romperam com a situação. Se conheço o engenheiro, homem que merece nosso crédito, os vereadores, como homens públicos, precisam urgentemente evidenciar suas posiçoes, sob pena de cair no total descrédito.
Revisão eleitoral
Se encontra no TRE pedido de Revisão Eleitoral em nossa cidade movida pelo Partido Socialista Brasileiro, cujo patrocínio é do renomado especialista na matéria, advogado Erick Pereira. Pelas informações iniciais que obtive é de que as razões do referido pedido não atendem aos requisitos da lei. Aguardemos. Somente conhecendo o processo é que poderíamos formar nossa opinião, de modo que qualquer manifestação de minha parte seria precipitada.
Improcedente
O Tribunal Regional Eleitoral(TRE) julgou ontem á noite improcedente representação eleitoral movida pelo Ministério Público Federal(MPE) contra a expedição de diploma do deputado Gustavo Carvalho, na qual se pedia a cassação de seu mandato por captação ilícita de sufrágio, mais especificamente de que teria condicionado a entrega de casas populares aos moradores de Nísia Floresta se obtivesse o voto dos beneficiários, fazendo a entrega após a eleição. No processo, também esteve acusado o Prefeito da cidade, Sr. George Nery. Com essa decisão, o deputado continua normalmente na Assembléia Legislativa do Estado do Rio Grande do Norte.
Repercussão
Realmente há uma zoeira danada com o radialista Antônio Bezerra de Moura quando o mesmo criticou ferozmente àqueles que mudaram de partido, ameaçando dar nome aos bois. O homem cutucou alguém com vara curta, muito embora não tenha declinado quem seriam os traíras. Na verdade, ele apenas disse o óbvio.
Candidatura nata
Há uma mudança na Lei Eleitoral que não beneficia mais os detentores de cargos eletivos, portanto, a candidatura não é mais nata, conforme comentou um amigo meu nesse blog de que o vereador Valério Augusto já tinha uma vaga certa.
Inelegível
Existem fortes comentários de que uma liderança política e forte candidata a vereador estaria com duplicidade de filiação, portanto, alijada do processo sucessório municipal. A conferir.
Mistérios III
Dizem que tem um eleitor forte do Prefeito Jorge Luiz que vem batendo pesado em alguns políticos que aderiram à oposição, inclusive dizendo coisas até então inconfessáveis.
Mistérios II
Dizem também que existe um carro vermelho rondando diariamente nas imediações da residência do engenheiro agrônomo, quem será?
Mistérios da política
Nunca se viu tanto Luiz Jairo na Câmara Municipal, especialmente no gabinete presidencial, até mesmo quando exercia o cargo de vereador, porque será em?
Dubiedade
Existem comentários de que o Presidente da Câmara Municipal, Nonato Garcia, mantém dois discursos quando se trata da questão de seu posicionamento politico nas eleições vindouras. A o grupo do Prefeito, garante que está com seu candidato, ao cabo que ao grupo de oposição declara que votará em Luiz Jairo. O vereador precisa se definir, pois já não cabe mais em politica o jogo duplo, pois o povo já expurgou essa prática há muito tempo. O pior é que o edil fica sem confiança nos dois lados. Decida-se meu caro vereador.
De governismo
Um grupo composto pelo engenheiro agrônomo Luiz Jairo foi a Natal segunda-feira. Dizem que nesse meio estavam os vereadores Nonato Garcia e Josiel Gondim. Foi um périplo pelas secretarias do Estado, com forte conotação politica. Os neo- situacionistas a nível estadual tentam faturar prestígio politico após aderir ao bloco da governadora Vilma de Faria.
Matreiro
Estava ontem conversando com o Vereador Valério Augusto quando o mesmo demonstrava alegria em está com sua dívida no banco quase que quitada. Então eu disse: então o dinheiro que você tem é pra investir em sua campanha. O mesmo com seu dom de repentista me disse que sua campanha iria ser custeada pelo povo, pois estava liso de pegar verniz. Este é o velho Valério de guerra.
sábado, 20 de outubro de 2007
Insosso
O radialista Antônio Bezerra de Moura disse que temia pelo destino dos traíras da politica local, os quais o povo daria a resposta de forma veemente. Ele tachou-os de oportunistas e que fazem negociatas para atender seus interesses pessoais em detrimento do povo, inclusive se comprometendo ir a cada casa denunciar o que ele chamou de aproveitadores.
Mesa eclética
Uma mesa eclética na convenção dos Democrtas era formada hoje na Câmara Municipal de Upanema. Era composta por pessoas de todos os naipes políticos, inclusive com o agrônomo Luiz Jairo, prefeito Jorge Luiz e o vereador Valério Augusto. Realmente Manoel Januário comprova sua fama de politico que tem bom trânsito em todo segmento politico de nossa cidade. Há quem diga que esse ato poderá ser a edição de uma paz pública a lá Upanema. Será?
Do óbvio
De uma coisa não se pode negar: O prefeito Jorge Luiz colocou nossa Upanema no trilho do desenvolvimento, nada obstante as eventuais discordâncias que se tenham acerca de suas atitudes de ordem politica.
De situação
Enquanto isso, o vereador Nenen do Cabano reforçou sua posição de homem de situação ao elogiar a administração municipal no apoio logístico que oferece a gloriosa policia militar.
Cobrança
O Vereador Nonato Garcia cobrou expressamente no programa semanal da Câmara Municipal o envio da lei orçamentária elaborado pelo Executivo. Segundo ele, o vereador Hermes Freire já vem cobrando esse procedimento havia muito tempo. Realmente o edil mudou sua postura repentinamente.
Convenção do DEM II
Resta saber como vai ficar a posição do vereador Valério Augusto que não se desfiliou da sigla, portanto, se quiser concorrer à reeleição, terá que conseguir uma vaga no DEM.
Convenção do DEM
Está havendo a convenção municipal do partido dos Democratas( DEM) na Câmara Municipal. O empresário Manoel Januário foi conduzido à presidência do diretório local. O partido tem forte tendência de se coligar com o grupo do Prefeito Jorge Luiz. Dizem que a mesma está sendo bastante concorrida, com a presença do prefeito municipal, de seu irmão, vereadores da situação, bem como do Deputado Leonardo Nogueira, o que sinaliza que haverá possível entendimento do que discorri antes.
Blogs de nossa cidade
Sem dúvida nenhuma os blogs de nossa cidade têm mostrado a populaçãoa importância do verdadeiro papel do vereador, mostrando suas ações e propostas para o nosso bem estar. È a verdadeira democratização da informação. Muito do bom.
Blog do Silva Júnior
O Blog do professor Silva Júnior tem um novo formato que sem dúvida nenhuma objetiva proporcionar uma maior comodidade ao seu fiel leitor. Parabéns.
Mototaxistas
Por sua vez, a Vereadora Maria José Bezerra cobrou a realização de Audiência Pública- já requerida há muito tempo pelo ex- vereador Ribamar Ribeiro- como forma de equacionar a situação do abrigo para os mototaxistas.
" Lendo e Aprendendo"
A Vereadora Adelcina Barbosa, nada obstante está solidária com o requerimento apresentado pela vereadora Maria José Bezerra acerca do pagamento em atraso dos professores, questionou que existem alguns mestres que não vão á sala de aula e no entanto procuram os Coordenadores para colocarem suas frequências. È uma denúncia grave e que precisa ser apurada.
Segurança III
A vereadora Maria José Bezerra já se comprometeu a contactar as deputadas Sandra e Larissa Rosado- como sugestionou um leitor nosso- no sentido de intermediar essa problemática, faltando as demais lideranças municipais se incumbirem também de procedimento semelhante.
Segurança II
Aliás, essa conduta omissiva do governo estadual já teve consequências nefastas para as pessoas, pois sábado quando estava ocorrendo um roubo lá em seu Nenen de Quinca, uma filha sua ligou para a delegacia em busca de socorro policial para flagrantear o indigitado fato, quando foi informada que os policiais estavam fazendo a segurança da barragem. È um caso que poderia ter tido um desdobramento mais grave, de modo que é preciso prevenir.
Segurança
Apelamos para as lideranças politicas para cobrar da Governadora uma solução imediata para a problemática de nossa barragem, no que se refere à sua segurança, pois a população de Upanema não poderá ficar a mercê de marginais, enquanto nosso pequeno efetivo policial se encontra fazendo a segurança daquele reservatório de água.
Igreja Universal II
Enquanto isso, o Pastor Edir Macedo líder maior daquela Igreja, está sendo investigado pela Policia Federal acerca da compra da TV Record. Existem fortes indícios de Crimes contra a Fé Pública e Falsidade ideológica. Realmente afortuna amealhada pelo Bispo e sua igreja sinaliza a existência de fatos nebulosos que até então passavam desapercebido pela autoridades do país. è preciso investigar isso a fundo. Penso que o caso agora vem à tona pelos fortes ataques do Bispo à TV Globo por ocasião da TV aberta TV Record News.
Igreja Universal
Um pastor da Igreja Universal do Reino de Deus está sendo acusado de queimar duas imagens sacras pertencentes ao Patrimônio Histórico e Artístico Nacional da Igreja de São Borja (RS). Ele está sendo processado por Crimes contra o patrimônio(furto) e dano ao patrimônio público. Lamentável como a crença irracional desses evangélicos têm proporcionado a levá-los a particar diversos crimes, sob a falsa idéia de defender a ideologia de Deus.
sexta-feira, 19 de outubro de 2007
Luz acesa
A luz vermelha foi acesa ontem no ABC ao empatar com o Atlético Goianiense no frasqueirão em Natal. Agora, esse resultado obriga o time a ter que ganhar partidas fora e evidentemente fazer o dever de casa.
Barragem II
Enquanto isso, o pequeno e esforçado efetivo da gloriosa policia militar é quem está cuidando da segurança da barragem, deixando a população da cidade à mercê da marginalidade. È preciso cobrar da Governadora medida efetivas para solucionar esse problema.
Barragem
Meu amigo Aldeni da Barragem lamentava comigo a necessidade obrigatória de ir embora de Upanema, uma vez que a Central de Segurança de valores que fazia a vigilância daquele reservatório de água, teve que demití-lo por falta de pagamento do Governo do Estado. Segundo ele, o proprietário da empresa informou que ainda o segurou por 10 meses, não suportando mais tal ônus. São10 meses de atraso. Um absurdo.
Senado
O Senador Garibaldi Alves Filho aparece como nome a ser lembrado num eventual afastamento em definitivo de Renan Calheiros. Gari aparece como alternativa pelo fato de ter bom trânsito tanto na situação como na oposição.
Danos Morais
A Igreja Universal do Reino de Deus de Salvador foi obrigada a pagar a título de indenização por danos morais R$ 1.000000,00 (um milhão de reais) a um pai de um menor que foi amordaçado e queimado vivo por um Pastor daquela instituição religiosa. O STJ julgou improcedente o recurso da Igreja contra Sentença do Tribunal de Justiça daquele Estado. O menino era obreiro da Igreja.
Cândido Martins
Resolvido o impasse acerca de um entulho formado na rua Cândido Martins. Felizmente a providência das autoridadades competentes fizeram com que as reclamações de algumas pessoas daquele artéria se esvaissem pois o entulho criado foi retirado para deleite de seus moradores.
BR 226
O Governo do Estado anunciou a rconstrução e ampliação da BR- 226. Aquela daquele famoso fato dos remanejamentos dos recursos da nossa BR 110 tramada por algumas pessoas. Enquanto isso, a nossa BR... A governadora precisa cumprir as promessas de campanha.
Coligações Partidárias
O Deputado Eunício de Oliveira( PMDB -CE) fez uma consulta acerca de que com a adoção da fidelidade partidária, as coligações em níveis proporcionais e majoritária já se acabariam nas eleições vindouras. Aguardemos o resultado, haja vista que terá grandes consequências em nossas eleições municipais.
quinta-feira, 18 de outubro de 2007
Postura ética e cristã
Algo me diz que o vereador Josiel Gondim por sua postura ética e cristã foi movido por algum fato alheio à sua vontade, de modo a tomar uma atitude tão drástica e repentina.
"Lendo e Aprendendo"
A Vereadora Maria José Bezerra cobrou e requereu que fosse enviado ofício à Secretaria de Educação do Estado no sentido de agilizar o pagamento dos professores que ministram o programa " lendo e aprendendo" em nossa cidade, programa esse destinado aos alunos que estão fora de faixa.
Fervor oposicionista
O clima esquentou após a adesão do vereador Nonato Garcia à oposição. O Presidente da Câmara, confirmando seu fervor oposicionaista, no grande expediente cobrou do prefeito a execução de vários requerimentos aprovados pelo legislativo, nada obstante o alcaide ter prometido cumprí-los. O mais grave é que ele foi aparteado enfaticamente pelo vereador Agnaldo que cobrou também do chefe do executivo tal procedimento. É. A coisa na Câmara ferve.
"Lealdade ao prefeito II"
Apesar do mesmo discordar um pouco do tema que abordei " lealdade ao prefeito II", a crítica foi inteiramente construtiva de um amigo nosso que se diz chamar " anônimo". Ademais, gostaria de agradecer penhoradamente as palavras de carinho ditas a minha pessoa, bem como a afeição que afirmou ter por minha mãe. Saiba que seus comentários feitos de forma construtiva servirão para balisarmos nossos comentário. Volte sempre a esse espaço, onde será muito bem vindo. Um grande abraço querido amigo(a).
quarta-feira, 17 de outubro de 2007
Gratuito
Quando eu disse que não era necessário que algumas pessoas do sistema governista não fizessem críticas gratuitas aos meus tios pelas filiações, o fiz porque eu acho que ainda é prematuro se tecer comentários desprezíveis, uma vez que são irmãos da vereadora que se encontra sintonizadíssima com o grupo do Prefeito. A crítica precisa ser feita construtivamente e em busca de contornar as divergências. Respeito-as quando elas são feitas de modo respeitoso.
Do amigo Silva Júnior
Gostaria de agradecer penhoradamente ao meu amigo Professor Silva Júnior ao postar em seu blog uma reportagem postada no blog do Tio Colorau, de responsabilidade de meu amigo Oficial de Justiça, Dr. Erasmo Firmino Filho. Confesso que até eu não tinha tal foto. Vou guardar amigo para a posteridade. Aquele programa " conheça seus direitos" é realizado na TV Mossoró todas às quartas feiras, comandado pelo Juiz de Direito, Dr. Herval Sampaio, O amigo da foto debatedor comigo vem a ser o Dr. Francisco Marcello Alves Nobre, o qual marcou época como Promotor Público desta Comarca, sendo hoje Juiz de Direito da Comarca de Xorozinho, no Estado do Ceárá. brigado do fundo do coração. Fico lhe devendo essa amigo Silva Júnior. Tou ligado no seu blog.
Fazenda Nova
Anísio Júnior e Jannuário seguiram agora pra Fazenda Nova, não se sabe fazer o quê. Ultimamente a Fazenda Nova tem sido alvo de muitas excitações politicas. Que coisa!
Lealdade da vereadora ao prefeito II
Vou repetir: Anísio Júnior somente veio a saber da articulação de seus tios com o PSB somente no sábado à noite justamente quando estava em companhia do prefeito Jorge Luiz, que constatou in loco a apreensão de Júnior ao saber da notícia. O prefeito deverá confirmar isso. Aliás, a vereadora já foi vítima dessa articulação de seus irmãos quando na véspera da eleição, mudaram para consolidar a vitória de Antônio Targino, o que lhe custou a reeleição. Portanto, ela tá fora dessa articulação até o momento. Que isso fique bem claro.
Lealdade da vereadora ao prefeito
Agora, uma coisa que tem que ser realçada: a extrema lealdade da vereadora Maria José Bezerra e da maciça maioria de seu grupo ao prefeito Jorge Luiz, pois apesar das atitudes de seus dois irmãos, manteve-se fiel ao seu ideário de continuar integrando o grupo pelo qual se reelegeu. Aliás, a vereadora sequer sabia da intenção de seus dois irmão, sendo pega de surpresa e que lhe causou grande indignação.
Lealdade do Prefeito e de seus amigos
O certo é que eles deixaram em situação difícil pessoas honradas como Ronaldo Garcia, Almir Garcia, Severino Garcia, Dona Leni- pessoa de minha estima-, Joaquim Rocha, os quais são leais e historicamente ligados ao PMDB, não se sabendo de sua reações, que só tempo dirá.
Lealdade do Prefeito
É difícil assimilar a mudança das duas lideranças politicas ao bandearem para a oposição, haja vista que até bem pouco tempo os mesmos faziam rasgados elogios à administração municipal. Ademais, o prefeito Jorge Luiz sempre procurou ser leal aos mesmos, nada obstante as atitudes daqueles sinalizarem o contrário. Agora, certamente que farão faltas, pois são reconhecidamente lideranças em potencial, só achando que suas atitudes vitimaram a lealdade de nosso prefeito.
Excesso
Na verdade, houve um excesso de confiança no sistema governista, pois os dois vereadores foram por demais prestigiados nessa longeva administração, nada obstante as posições deles não terem sido de extrema dedicação àquele grupo.
De palavra dada
Uma fonte muito bem postada no clã Jorge Luiz me assegurou que até o último momento o prefeito e seu irmão mantiveram contatos com os vereadores Josiel Gondim e Nonato Garcia, quando eles garantiram que sairiam do PSB. Dizem que o prefeito e Céliton Luiz ficaram decepcionadíssimos e taxaram isso de traição. Dizem que as rusgas ficaram marcadas.
Perguntar não ofende
Com a decisão do TSE que estende a fidelidade partidária pergunta-se: como se proceder no caso do prefeito e seu vice terem mudado de partido? como o partido teria seu mandato de volta? no caso de senador, como o partido teria seu mandato de volta, se o suplente é de outro partido?
Tardia
Também é de lamentar a demora dos vereadores do PSB em definirem suas situaçoes, pois até ontem não se sabia quais os seus destinos, daí a irritação mais que compreensível do Prefeito Jorge Luiz. O mundo atual está a exigir regras mais claras, não se admitindo mais a jogatina.
Lógico II
O que se deve lamentar é que uma administraçao revolucionária de sete anos, jamais vista em nossa Upanema, não tenha sido capaz de demover as dissenções politicas, simplesmente pelo alto excesso de confiança e pela omissão inadmissível dos que dirigem o maior partido do município, ou seja, o PMDB. Erraram na dose dada, ao de forma escancarada prover a inchação de partidos de aluguel, lêia-se, PSC, PP, PV, equecendo-se de pulverizar nosso PMDB de guerra. È preciso contornar isso e já.
Lógico
O certo é que a questão da fidelidade partidária pegou muita gente de calça curta, pregando uma reviravolta de 40º na politica tupiniquim. Eu já tinha alertado nesse espaço que o cancão ia piar. Se não tomaram logo as devidas providências foi porque não deram créditos aos meus alertas, de modo que terão que arcar com as consequências.
Risco
Acredita-se que o Prefeito tenha sido alertado acerca do perigo iminente de se eleger um Presidente do Legislativo filiado ao partido da governadora, no entanto, parece que o alcaide superestimou sua capacidade de convencimento.
De bancada II
O certo é que é preciso assimilar quais as consequências que terão a tramitação e até aprovação de projeto oriundos do executivo municipal, uma vez que a oposição hoje conta com a presidência e com a primeira secretaria na mesa diretora da Câmara.
De bancada II
Fala-se num possível rompimento do vereador Nenen do Cabano também com o prefeito, devido sua proximidade com o Presidente da Câmara Nonato Garcia. No entanto, não acredito que isso venha a acontecer, haja vista que o vereador é candidato a reeleição, e, como tal, precisa da legenda para se candidatar.
De bancada
Com o rompimento dos vereadores Nonato Garcia e Josiel Gondim, a bancada de situaçao fragilizou-se, contando agora com cinco vereadores, Maria José Bezerra, Francisco Cazuza, Otávio Bezerra, Agnaldo Elói e Adelcina Barbosa, ficando a oposição com 04 vereadores, a saber: Nonato Garcia, Hermes Freire, Josiel Gondim e Valério Augusto.
Nonato Garcia II
Em se confirmando essas declarações do vereador, deve-se concluir que seu rompimento com o prefeito é real, restando-nos assimilar com o tempo se isso efetivamente atingirá de modo mais prático o sistema governista.
Nonato Garcia
Me contaram ontem que um popular interpelou o Presidente da Câmara Municipal perguntando se ela sabeia que iria para a oposição sabendo que lá não tem dinheiro? dizem que o vereador não titubeou e disse que campanha politica num se ganha só com dinheiro, mais também com apoios. E a oposição já tinha a adesão de dois vereadores e um suplente e que tinha mais gente pra vir, portanto,...
Extensão
O Prefeito Municpal de Martins está sendo acusado de colocar uma extensão do telefone da prefeitura em sua residência. A confirmar essa informaçao, inevitavelmente se trata de apropriação indébita, bem como de improbidade administrativa. Um absurdo.
Caixa eletrônico
A vereadora Maria José Bezerra no expediente de quinta-feira requerer em urgência urgentíssima a convocaçao do gerente do Banco do Brasil, Agência de Campo Grande, no sentido de se resolver uma vez por toda a questão de nosso caixa eletrônico. Ela defendeu que se não for resolvido num curto espaço de tempo essa questão, que as entidades governamentais de nossa cidade retirassem suas contas dquela agência. Ameaçou também tirar sua conta pessoal que mantém há mais de 20 anos em homenagem aos que da agência necessitam. Quem fala assim não é gago.
Cargos Majoritários
E o TSE decidiu que a aplicação da fidelidade partidária deverá ser estendida também aos cargos majoritários, portanto, são do partido, cabendo ao STF se confirmar a decisão daquele colegiado, aplicar o marco temporal.
Jander Freire II
Dizer que a outras pessoas que também podem enviar comentários, os quais não serão publicados somente se houver uma ofensa grave a pessoas. No entanto, qualquer opinião politica mesmo que seja divergente será bem vinda.
Jander Freire
Gostaria de dizer ao amigo Jander Freire que seus comentários sempre serão lidos e publicados, o problema é que alguém mexeu aqui e não sei consertá-lo. Mais já publiquei seu comentário.
terça-feira, 16 de outubro de 2007
Tibau
O Tribunal Regional Eleitoral negou ainda agora agravo regimental em ação cautelar impetrado pelo prefeito cassado de Tibau, Nilo Nolasco, o qual alegava o perigo da alternância do poder, bem como a segurança jurídica. Com isso, o prefeito Francisco De Assis Diniz continua no cargo até julgamento do mérito do recurso. O ribunal entendeu que mais grave era o desprestígio da decisão judicial de primeiro grau proferida pela Juíza Ana Cláudia Secundo da Luz.
Confirmado
O agrônomo Luiz Jairo confirmou em seu blog a manutenção de Josiel Gondim e Nonato Garcia no PSB. Isto quer dizer, que qualquer candidatura dos dois passará pelo crivo da oposiçao
local, ou seja, estão rompidos definitvamente com o prefeito Jorge Luiz. Resta-nos agora assimilar essas defecções. Resta-nos também saber se o presidente da Câmara demoverá seu irmão Ronaldo Garcia de ser candidato a vereador pelo PMDB.
Tensão
È bom que se diga que as filiações de Antônio e Francisco Carlos pegaram de surpresa a vereadora Maria José Bezerra e seu filho Anísio Júnior. O prefeito Jorge Luiz estava na casa de Marluza do saudoso Arlindo junto com Anísio Júnior, quando aquela deu a informação do que estava acontecendo na fazenda nova. O prefeito viu a tensão de Júnior e deve confirmar isso.
Em alta II
Eu só não entendo porque nos passavam a idéia de que estariam matriculados no Partido Socialista Cristão. È como eu disse: o prefeito Jorge Luiz e o Vereador Otávio Bezerra foram depenados nessa questão. Faltou uma maior articulação de ambos os lados.
Em alta
O rompimento dos vereadores Josiel Gondim e Nonato Garcia com o Prefeito Jorge Luiz. A questão da fidelidade partidária decidida pelo Supremo prejudicou sensivelmente o bloco governista municipal, face a demora dos edis em decidirem seus destinos. Ficaram sem alternativa.
PMDB
A informação postada no blog do Anax de que o prefeito numa rara ocasião chegou a se irritar com os vereadores Nonato Garcia e Josiel Gondim sinaliza que realmente existe um vespeiro por aquelas que precisa ser expurgado. Concordo também com Anax quando o mesmo diz que as filiações dos dois irmãos da vereadora Maria José é um ato que representa força e que não pode ser desprezado. Concordo também quando diz que Dr. Dorian como presidente do PMDB e pretenso candidato a prefeito deveria estar mais em Upanema defendendo os anseios da base que está prestes a se insurgir contra esses estados de coisa. È preciso agir. Agora, volto a dizer que não é bom algumas pessoas, não sei se a mando de alguém, tentar desqualificar as pessoas que por uma razão ou por outra se filiaram ao PSB, uma vez que a situação poderá ser contornada. Volto a dizer, isso não é bom.
De comentário
Quanto ao comentário de um amigo nosso de que o comportamento de dois vereadores e de dois irmãos da vereadora Maria José foi porque Jorge não deu dinheiro e liso por liso eles foram pra Luiz Jairo é equivocado. No que se refere aos meus tios, sabidamente Antônio Carlos é uma pessoa estável financeiramente e que nunca precisou barganhar dinheiro e muito menos cargos no Município, o Sr. Prefeito sabe disso. Pelo contrário, é sabido que ele costuma ajudar financeiramente seus correligionários. Depois, acho que está existindo uma precipitação de quem faz as vezes do governo municipal, pois em nenhum momento os irmãos da vereadora falaram em rompimento. Tenha certeza de que os irmãos da parlamentar seguirão o destino que a mesma tomar. E o que me consta, a vereadora continua sintonizada com o prefeito, portanto, pelo menos no momento não há sentido em denegrir a imagem das pessoas. Isso é uma estratégia que poderá sair pela culatra.
Filiações VI
Portanto, qualquer deboche partido do sistema governista em relação aos dois irmãos da vereadora que se matricularam no PSB por motivo meramente protocolar, significará um desrespeito a parlamentar que tem sido fiel aos seus princípios. E isso não é bom.
FiliaçõesIV
Repita-se à exaustão, a vereadora continua seguindo politicamente até o momento o sistema politico pelo qual se elegeu, não aventando pelo menos até agora qualquer mudança para um outro sistema, sendo seguida pela maioria absoluta e avassaladora de seus liderados, o resto é conversa pra boi dormitar.
FiliaçõesIII
Os membros do sistema governista têm que ter a humildade de reconhecer que está havendo focos de insatisfações nessa facção, cabendo seus lideres debelá-los, sob pena de ver sua base erodir, diversamente do que está fazendo, ou seja, desqualificando a imagem das pessoas, até porque um voto leva dois.
FiliaçõesII
O que deve causar preocupação são as informaçoes ainda desencontradas que sinalizam que os vereadores Josiel Gondim e Nonato Garcia continuaram no PSB, portanto, dois líderes politicos. Aí sim, esses fatos merecem ser refletidos na unidade popular.
Filiações
Efetivamente as filiaçoes ao PSB de dois irmãos da vereadora Maria José Bezerra deverão ser assimiladas mais na frente, daí não haver motivos para algumas pessoas ligadas ao grupo governista se preocuparem a ponto de desdenhar dessas filiaçoes, até porque forma somente dois cidadãos que nãp postulam cargo eletivo, enquanto os verdadeiros líderes continuaram matriculados no PMDB, daí não se deve precipitar nas análises.
segunda-feira, 15 de outubro de 2007
Quanto a mim...
Quanto a mim, continuo matriculado no Partido Progressista(PP), partido este que segue a liderança do prefeito Jorge Luiz. Seguirei fielmente os passos da vereadora Maria José Bezerra, aonde ela estiver estarei. Repita-se à exaustão, sou eleitor fidelíssimo da vereadora.
Anísio Júnior
Ainda agora meu irmão Anísio Júnior me ligou reafirmando que continua antenadíssimo com a liderança do prefeito Jorge Luiz, afirmando que só uma hecatombe o faria mudar de posição. Perguntado acerca da conduta de seus tios, ele disse que não foi consultado, mais acredita que foi uma forma de homenagear as deputadas Sandra e Larissa Rosado, não acreditando de maneira nenhuma em rompimento da parte deles.
Consequências VI
Agora, que há um sentimento de preocupação nas bases governistas há. O prefeito Jorge Luiz precisa urgentemente debelar os focos existentes. Penso que deve haver uma humildade maior dos que fazem aquele sistema, pois os movimentos bruscos que estão acontecendo, -lêia-se Nonato Garcia, Josiel e parte da família da vereadora- são sintomáticos de que há um descontentamento muito grande com a liderança do prefeito Jorge Luiz. E me parece que finalmente Luiz Jairo está sabendo assimilar isso.
Consequências V
Penso que não se deve dar muita ênfase a essa questão não, pois quem na verdade é líder na família é a vereadora Maria José Bezerra e que continua matriculada no partido governista, bem como seu filho Anísio Júnior. È lógico que a vereadora por ser politica não fecha as portas pra ninguém, mais tudo na politica tem que ser pesado. Ela me afirmou agora que está afinadíssima com a a administração municipal.
Consequências IV
Agora, não se deve de forma nenhuma desprezar esse fato, porque ele tem uma simbologia muito grande, porque afinal são irmãos da vereadora e merecem como tal o nosso respeito, diferentemente do comentário que foi feito por um anônimo no blog do Anax que desqualificava essas filiações. Quer queira ou não, elas têm um efeito impactante.
Consequências III
Imagina-se que as filiações de Antônio Carlos e Francisco Carlos não indicam que tenha havido qualquer rompimento deles com a irmã vereadora. Na verdade, como eles não almejam qualquer candidatura eletiva, se matricularam no partido da governadora a pedido da deputada Sandra Rosado, haja vista que a impossibilidade de filiação de Maria José e Junho, que continuam fortemente matriculados no PMDB. Então, numa forma de homenagear a deputada e até fortalecê-la, resolveram homenageá-la, cuja consequência é meramente protocolar.
Consequências II
Quanto as filiações de Antônio Carlos e Francisco de Damião ao PSB elas são reais, não se deve negar. No entanto, essas filiações não tiveram o consentimento da vereadora Maria José Bezerra, que apesar de externar sua estima por Luiz Jairo, ponderou ao mesmo que era uma mulher de partido e que jamais conjecturava à revelia da liderança do Prefeito Jorge Luiz, e que portanto continuava matriculada no PMDB, assim como seu filho Anísio Júnior. Aliás, a extemporaneidade das filiações de seus irmãos causou um certo descontentamento na família, com a vereadora discordando frontalmente como foi feito o procedimento.
Consequências
Oficiosamente a informação que tenho é que os veradores Josiel Gondim e Nonato Garcia continuam filiados no PSB. Isso quer dizer que qualquer candidatura deles passa pela cúpula do partido, razão pela qual nos faz concluir que há um provável rompimento dessas lideranças com o grupo governista.
Desenvoltura II
Ultimamente o homem vem conversando constantemente com lideranças políticas, como os vereadores Josiel Gondim, Nonato Garci a e um naco de pessoas que são lideradas pela vereradora Maria José, todos efetivamente ligados ao sistema politico do prefeito Jorge Luiz..
Desenvoltura
È incrível a desenvoltura do ex- vereador Luiz Jairo ultimamente. O homem circula livremente até nas hostes peemedebistas. Parece que aprendeu o traquejo.
De ANAX
È incrível como o nosso amigo Anax tem uma abelhinha que lhe sopra os ventos da política diuturnamente. O homem especula de todo lado.Muito bom o seu blog amigo.
Consulta II
Portanto, se não se tratar-se de reeleição, o empresário Céliton Luiz poderia candidatar-se a prefeito se seu irmão renunciasse ao cargo seis meses antes. È factível que no caso sua eleição eram favas contadas.
Consulta
O Tribunal Superior Eleitoral em resposta a consulta formulada pelo Deputado João Leão(PP- BA) declarou que parente de detentor de cargo executivo já reeleito é inelegível, mesmo que este venha renunciar seis meses antes. Pelo reciocínio, nosso amigo Céliton Luiz poderia ser candidato a vereador, nosso Prefeito Jorge renunciando seis meses antes.
Fidelidade
Existe uma preocupação de prefeitos que mudaram de legenda em virtude de consulta que será analisada amanhã pelo TSE a respeito se a fidelidade partidária se estende aos cargos majoritários. No que concerne a Upanema, a sociedade poderá ficar tranquila, pois o Prefeito Jorge Luiz mantém-se no PMDB desde seu primeiro mandato. Aliás, esse partido foi o único do prefeito desde que debutou na vida pública.
Pesquisa
Numa pesquisa encomendada pela CNT/SENSUS o governador José Serra lidera a corrida para a eleiçao presidencial de 2010. È muito cedo para se fazer qualquer prognóstico, mais é preciso dizer que o Presidente Lula é o principal eleitor em aludida campanha.
Suspense
O ex- vereador Luiz Jairo postou agora em seu blog um suspense em torno de supostas filiações de pessoas ilustres que passam a partir de agora vestir a camisa do PSB, dizendo textualmente que elas irão esquentar a disputa para o cargo de vice - prefeito provavelmente em sua chapa. Aguardemos pois.
Aguarda-se
Uma fonte bem postadíssima ao PSB local assegurou que os vereadores Josiel Gondim e Nonato Garcia não entregaram a tempo as fichas de filiação ao PSC. Aguardemos. Depois volto ao assunto.
sábado, 13 de outubro de 2007
De casamento
Gostaria de felicitar meu amigo Jander Freire pelo seu casamento. Que o amigo possa construir conjuntamente com a senhora sua esposa em seu lar uma fortaleza divina. Tudo de bom para o casal.
De Gaivota
Felizmente a notícia de que a folclórica Gaivota teria sido assassinada não procede. Realmente ela foi lesionada com um instrumento cortante, lê-ia-se faca, porém já está plenamente recuperada, entoando o canto da gaivota.
Reféns
È como já afirmei: Os vereadores mencionados ficaram reféns das duas maiores lideranças politicas de nossa cidade.
Otávio e Jorge
Em confirmando a informação de que os vereadores Nonato Garcia e Josiel Gondim ficaram no PSB, o vereador Otávio Bezerra foi inteiramente triturado, bem como o Prefeito Jorge Luiz, nada obstante sua extrema capacidade de articulação, foi mordido pela praga do bicudo.
Xerox II
Coincidência ou não, a xerox referenciada é de propriedade de uma irmã de Dr. Dorian Carlos Freire, pretenso candidato a prefeito pelo PMDB, partido que em tese ainda pertence ao sistema politico o qual é ligado o nobre Presidente da Câmara Municipal.
Xerox
Existe uma gritaria geral por parte das pessoas proprietárias de uma Xerox com o Presidente da Câmara pelo fato de não mais fornecer seus serviços à Câmara Municipal de Upanema, por expressa determinaçao daquele. Há um descontentamento geral.
Ronaldo Garcia II
Aliás, existe já uma disposição forte do diretório do PMDB em dar guarida ao pleito de Ronaldo Garcia, conquanto o mesmo ter sido ao longo do tempo fiel ao partido.
Ronaldo Garcia
Por falar em politica, ainda a pouco o Servidor Público Estadual, Ronaldo Garcia, irmão do Presidente da Cãmara Municipal, afrimou que é candidatíssimo a verador pelo PMDB, partido que ele sempre foi fiel, não abrindo pra ninguém. Disse em letras garrafais. Quem fala assim não é gago.
Margem a críticas
È como eu disse, os vereadores dão margem para esse tipo de comentário, isso é ruim. È preciso que eles desmintam ou confirmem essas versões, sob pena de caírem no descrédito total. Vai aqui um conselho e não uma crítica.
Reviravolta
Uma pessoa ligadíssim ao vereador Otávio Bezerra afirmou ainda a pouco que são fortes os comentários de que os vereadores Nonato Garcia e Josiel Gondim não assinaram oficialmente suas fichas de desfiliação do PSB, portanto, presume-se que os dois contunuam onde estão. Aguardemos.
Paulo Autran
Morreu ontem o gênio das artes cênicas, o pai do teatro, Paulo Autran. Em um dos últimos desejos, o mesmo pediu a mulher que dissesse que sua morta foi causada pelo cigarro. Eis um alerta de quem estava no ocaso da vida para a gravidade do cigarro.
sexta-feira, 12 de outubro de 2007
Mandatos
Dizem que nas articulações para que o PSB não retome as vagas dos vereadores mudadores, não se inclui em pauta o nome de Otávio Bezerra, porque será? dizem também que inteligentemente a presidência do PSB condiciona não pedir as vagas aos apoios dos vereadores à postulação de seu presidente a prefeito municipal. E agora? Olhe que não sou eu quem está dizendo, essa conversa é de domínio público.
Enquete
Acerca da enquete apresentada por meu amigo Silva Júnior perguntando se os veradores perderão os mandatos, tenho a esclarecer: primeiramente o simples fato dos mesmos terem se desligado do PSB não representa automaticamente perda do mandato, apesar da Justiça entender que cabem a eles provar que saíram por justa causa. Depois, tem que haver processualmente uma reclamação judicial do PSB para reaver as vagas, não se sabendo se irão fazê-la. Depois, será dado aos acusados todo direito à ampla defesa, que no caso dos vereadores da cidade poderão ser levantados argumentos condenando as práticas do referido partido a nível municipal, de forma que acho prematuro tecer alguma opinião.
Josiel Gondim
Muito interessante a proposiçao apresentada pelo vereador Josiel Gondim e postada no blog do professor Silva Júnior no que concerne ao transitar livremente de cães ferozes em nossa cidade, instando seus proprietários a tomar precauções para assegura a tranquilidade dos transeuntes. Ponto para o vereador.
Maria José V
A vereadora nesse quesito não está só, ela tem nesse blogueiro um filho preparado para refutar qualquer veleidade assacada contra sua honra. Doa a quem doer.
Maria José IV
Portanto, na verdade essas infâmias tentam desestabilizar a vereadora, que na verdade é quem está sendo perseguida por alguns colegas de bancada, que somente o povo com sua benignidade irá corrigir, disto ninguém deve olvidar. Me preocupa esse fato porque minha mãe é hipertensa, vive à base de medicamentos de extrema rigidez, se encontrando abatida por comentários bastante desleais. È essa a politicalha que está sendo banida de vez pela população de Upanema. O feitiço virou contra o feiticeiro.
Maria José III
Quanto a questão dos mandatos, conforme já explanado, quase que irremediavelmente o diretório municipal é quem vai tentar reavê-los, esta é uma decisão irreversível e que será tomada tão logo sejam definidos os procedimentos pelo TSE de como fazê-los, quão grande é a pressão de aliados, nada obstante as tratativas que estão tendo os vereadores com o presidente do partido municipal, só não em que moldes elas são tratadas, mais o certo é que elas estão sendo feitas à revelia do vereador Otávio Bezerra. Aguardemos.
Maria José II
Essa questão religiosa foi dita textualmente por um vereador no pátio da Câmara Municipal e na frente da candidata, numa tentativa vã de desacreditar a vereadora perante essa pessoa, aliás, filha de um ex-vereador, com quem a edil tem um grande relacionamento politico. No entanto, essa inverdade foi desmascarada pelo Reverendíssimo e honrado Padre Josemar.
Maria José
Agora, fatos que têm se assucedido ultimamente têm me deixado precoupado na qualidade de filho. A vereadora Maria José Bezerra me procurou ainda há pouco e me disse que está sendo vítima de várias injúrias assacadas contra sua pessoa. São inverdades do tipo de que a mesma procurou o diretório do PMDB de Upanema para promover uma campanha contra a candidatura de um filho de uma pessoa de seu grupo nas festas religiosas, bem como de que estaria fazendo gestões junto ao diretório estadual para que intervenha no diretório local a fim de reaver as vagas do partido. Mulher de prestígio essa.
Intrigante
Um tucano de alta plumagem me afirmou que a romaria de pessoas em busca do Curral da Várzea é grande, começa bem cedo. Dizem que é atrás de um bicudo. Para quê? decifra-me ou me devora.
De Mágoa VII
Repito: o Presidente da Câmara ainda possui um forte capital eleitoral que deverá ser investido na sua reeleiçao de vereador, uma vez que qualquer conjectura fora disso representa seu suicídio politico, pois aquela casa precisa de seu vitorioso e experiente currículo, necessitando tão somente de aparar algumas arestas existentes em seu próprio seio familiar. Como Vossa Excelência observa, não estou aqui denegrindo em momento algum sua pessoa, e sim retratando uma realidade fática refletida na rua, diferentemente de muitas pessoas que andam por aí insinuando movimentos reprováveis de sua parte, os quais considero recheados de maldades. Receba isso como um conselho amigo. Existirão eleiçoes mais na frente em que Vossa Excelência poderá galgar postos executivos, somente precisando desse retiro para recarregar sua energias, as quais ficaram descarregadas por sua conduta politica tomada extemporaneamente. É o que penso.
De Mágoa VI
Penso que o Presidente da Cãmara ainda possui um forte capital eleitoral que poderá impulsionar proativamente sua regenaraçao politica, de forma que qualquer alimentação de candidatura fora da Câmara Municipal seria o sepultamento de sua pretensões politicas. Acho que os fatos proporcionados pelo vereador atropelaram qualquer desejo seu de postular uma candidatura majoritária, até de vice- prefeito pela confiança quebrada por conta de seus malabarismos extemporâneos.
De Mágoa V
O vereador até então o tinha como um divisor de águas nas eleiçoes que se avizinham, pois tinha ao seu lado um forte grupo que o acompanhava. Achava que seu poder de barganha nas próximas eleiçoes seria assediado por demais pelos dois grupos politicos. No entanto, suas posições contraditórias instrumentalizaram a sua dependência politica, portanto, foi vítima do próprio erro, não tendo mais a confiança das grandes lideranças politicas, estas sim as causas de seu "destrabelho" politico, as quais com régua e compasso o jogaram para o ostracismo politico.
De Mágoa IV
Agora, é preciso reconhecer que o mesmo foi atropelado pelos fatos, hoje sendo uma figura refém tanto do situacionismo, como também da trincheira oposicionista. Penso que o vereador deve ter a hombridade de reconhecer que errou na dose cavalar, pois seu contorcionismo politico, suas dubiedades de homem público, causaram um estrago quase que irremediável em seu futuro politico.
De Mágoa III
Quanto ao meu amigo Presidente da Cãmara renovo minha opinião acerca do mesmo, pois o considero uma pessoa carismática e que tem mais crescido na aceitação popular, pois é um vereador que vem num crescente, sendo subindo suas votações para o legislativo de forma exuberante.
De Mágoa II
Vereadores: Os senhores deveriam procurar verdadeiramente quem são os autores dos achincalhes morais a que vocês estão submetidos, os quais alguns deles eu reputo como alegações maldosas. Me eleger como bode expiatório para justificar certos comportamentos não é justo. Os comentários que faço são justamente no sentido de que vocês procurem corrigir posicionamentos que depõem contra suas condições de politicos, os quais eleitos pelo povo de forma impecável.
De Mágoa II
Ora, as opiniões que externei nesse blog a respeito das mudanças partidárias de vereadores, foram assentadas em cima de fatos concretos e irretorquíveis. Remeto o amigo leitor ao blog de nosso amigo Silva Júnior e o mesmo poderá constatar as diversas opiniões de pessoa que se dizem anônimas e que reprovaram a atitude do Presidente da Câmara em sua mudança partidária, portanto, não tendo relação nenhuma com minhas análises, feita de forma bastante respeitosa.
De Mágoa II
Agora, quando entrei na blogosfera, assumi um compromisso de pautar meus artigos com a mais inteira franqueza, livre das amarras fisiólógicas, sem no entanto arranhar a imagem pessoal de qualquer pessoa, como insinuou um nobre vereador.
De Mágoa
Repito à exaustão que não tenho absolutamente nada contra dois vereadores de nossa cidade, os quais têm se queixado a terceiros acerca de comentários meus nesse blog. Pelo contrário, tenho até uma relaçao amistosa com os mesmos, especialmente com o presidente da Câmara, a quem considero uma pessoa afável e de diálogo.
Senado Federal
Apesar do licenciamento do Senador não se revestir de um processo inteiramente ético, pois decorreu por mais uma pressão do governo do que um ato deliberado de Renan calheiros, certamente desanuviará o ambiente naquela casa, quando se espera que porjetos importantes voltem a pauta do país, como a aprovação da CPMF, Reforma Politica, Tributária, bem como o projeto que disciplina o voto aberto em votações de cassações. Esperemos.
Assinatura básica II
Esquecem aqueles Ministros que a Lei do Consumidor prevê que ele não está obrigado a pagar aquilo que não usa, além do que o serviço de telefonia é uma atividade de risco para o empresário, não podendo o usuário ser responsabilizado por uma má prestação de serviço. Infelizmente o lobby economico das grandes empresas tem levado a operadores do direito a tomar decisões mais econômicas do que jurídica. Aguardemos a continuaçao do dito julgamento para quiçá se acabe com essa famigerada taxa.
Assinatura básica
Tramita no Superior Tribunal de Justiça um recurso interposto pela Brasil Telecom na qual pretende ver legítima a cobrança da assinatura básica de telefonia fixa,ou seja, aquela famigerada taxa que somos obrigados a pagar mesmo sem usar a telefonia. Esse recurso prové de uma decisão do egrégio Tribunal de Justiça do Rio Grande do Sul que a considerou ilegal. Infelizmente o STJ através de dois ministros já se manifestaram pela legalidade da cobrança. Os minsitros alegam que a desobrigação de pagamento está prevsita em lei e contratualmente, além do que poderá comprometer a prestação do serviço por parte das telefonias.
Para refletir
" O poder é transitório, enquanto a honra é poder permanente que não me sacrifico em nome do nada" ( Senador Renan Calheiros), quando de seu discurso ao licenciar-se da presidência do senado. Bastante sintomático e esclarecedor pra muita gente.
quinta-feira, 11 de outubro de 2007
Genaro e Cledinaldo
Muito boa a notícia postada no blog do Anax acerca da situação de nossos conterrâneos Cledinaldo e Genaro no ABC de Natal. Esperamos que o time da frasqueira sirva de trampolim para os jogadores galgarem sucesso no futebol brasileiro, quiçá em meu fluminense. Mande sempre notícias dos mesmos meu caro Anax.
Renan licencia-se
O Senador Renan Calheiros licenciou-se agora há pouco da presidência do Senado Federal por inicialmente 45 dias, tempo que o governo pretende aprovar a CPMF no senado. Em troca, a base do governo faria sua defesa em seus processos de cassação. Como prevê o regimento, o senador Tião Viana do PT do Acre assume pela interinidade durante esse tempo.
Prof Xavier
Obrigado ao Professor Xavier pelas palavras de incentivo. O seu incentivo meu professor me estimula a continuar nesse caminho difícil e penoso, uma vez que a gente às vezes consegue contrariar interesses, mesmo que seja de forma isenta. Um abraço.
Renan Calherios
O Senador Renan Calheiros poderá ainda agora à noite licenciar-se da Presidência do Senado, segundo informou o Senador Romero Jucá, líder do governo naquela casa. O governo avalia que a permanência do senador na presidência poderá comprometer a aprovação da CPMF no senado. O Presidente está se convencendo de que sua permanência poderá resultar em sua cassação.
Efeito pedagógico
Se a Justiça entender que assistiu razões aos acusados de renunciarem as vagas do partido, uma coisa fique claro que ela terá um efeito pedagógico, pois certamente as pessoas que gostam de migrar de partido em partido irão pensar agora duas vezes em fazê-lo. Repita-se, talves seus procedimentos sejam mais fidelizados, vale dizer, suas condutas sejam mais transparentes, pois o momento exige, não cabendo mais a dubiedade da postura de alguns politicos, pois o povo já não mais aceita isso.
Ilações
No entanto, é preciso realçar que essas análise são meras conjecturas que poderiam ser levadas no caso concreto, pois sequer ainda existe pedido do PSB nesse sentido, respeitada a ampla defesa aos acusados.
De Presidência da Cãmara
Existe a dúvida de algumas pessoas que pensam que em caso de declaraçao de vacância do cargo de presidente da câmara se quem assumia era o vereador Aguinaldo. Existe no caso extinçao do mandato e não licenciamento, quando então seria realizada novas eleições, segundo o regramento do regimento.
Descartada
È preciso sinalizar a alguns algozes da vereadora Maria José Bezerra que a mesma não nutre pretensão alguma em disputar o cargo novamente de Presidente da Câmara Municipal, se eventualmente confirmada a cassação do vereador Nonato Garcia. Agora, dizem que o vereador Valério Augusto articula com os pretensos futuros veradores se confirmadas as cassaçoes, sua candidatura a Presidente. Dizem que ele alimenta a possibilidade de Luiz Jairo pedir a cassação dos edis.
De mandato
O Funcionário Público Federal Carlos Lopes sinalizou que não abre mão incondicionalmente de assumir sua vaga na Cãmara Municipal, para isso, avalizou que irá se possível as instâncias partidárias maiores para discutir um eventaul direito às vagas retiradas do PSB.
quarta-feira, 10 de outubro de 2007
Central de boatos VI
Na verdade, a discussão dos referidos mandatos vai ser travada por proposição do diretório municipal, pois há quem diga que a pressão é grande por parte dos correligionários de Luiz Jairo no sentido de reaver as vagas, o resto é conversa pra boi dormitar. Dizem que a assessoria jurídica do PSB só está aguardando a regulamentação do procedimento por parte do TSE para acionar a justiça. Desde já, digo que duas coisas o TSE vai levar em conta, quais sejam: o ônus, ou seja, a obrigação de provar que foi vítima de perseguição politica ou de mudança programática é a do mandatário, bem como a justiça levará em conta se o partido em que o mandatário se filiou tem algum vínculo programático com o ideário do antigo partido. Portanto, a discussão das vagas em Upanema será travada pelo PSB local e não por correligionários dos vereadores que fizeram a mutação partidária. O resto é pura maldade.
Central de boatos V
Agora, uma fonte bem postada me disse que um cidadão interessado na vaga assegurou que vai junto ao diretório estadual e com a autoridade de quem votou em eleições passadas em uma das deputadas pedir que a executiva estadual interfira na questão numa eventual omissão do diretório municipal.
Central de boatos IV
È bom que esse alimentador de boato, no qual faz da mentira seu hobby predileto para enganar a massa que ele considera ignara, deixe de plantar mentiras, porque afinal se assim pretendesse teria como a vereadora interferir nessa questão. No entanto, elevada de espírito público, não atentaria jamais contra a unidade de seu sistema politico, muito embora exista gente que module o contrário. O povo já não é mais besta e já não mais aceita subtefúrgios.
Central de boatos III
Na verdade, as deputadas fazem parte dos diretórios nacional e estaduais, portanto, têm plena legitimidade e autoridade de eventualmente postular as vagas do partido. Sucede que, instada pelas deputadas a respeito da situação de Upanema, a vereadora de chofre pediu de forma encarecida que não interferisse na questão de Upanema, pois estavam em jogo os mandatos de correligionários seus e que poderia refletir negativamente na campanha próxima. Ademais, a vereadora afirmou que seria incapaz de atingir o vereador Otávio, a quem considera um politico honrado e cumpridor da palavra.
Central de boatos II
A vereadora, como sempre tem pautado em sua trajetória politica, rebateu de forma veemente a maldosa especulação plantada por um alimentador de boatos e fruticas - veleiro nisso-, dizendo-se igualmente surpresa e que não faz sentido essa afirmativa de quem colheu verde pra plantar maduro.
Central de boatos
O vereador Otávio Bezerra ligou para a vereadora Maria José Bezerra se dizendo surpresa de que um sujeito andava espalhando em Upanema de que a mesma teria contactado as Deputadas Sandra e Larissa Rosado para que as mesmas fizessem gestão junto aos diretórios Federal e Estaduias no sentido de reaver as vagas em tese renunciadas pelo vereador e mais dois colegas.
Silva Júnior
O nosso amigo Silva Júnior instou a vereadora Maria José Bezerra a cobrar da secretária Larissa Rosado alguns projetos para a redenção da barregem Umari, pelo fato de serem correligionárias. Valeu a sugestão amigo, é assim que se faz politica, sugerindo construtivamente. Com a palavra a vereadora.
Para refletir
" Guardar ressentimento é tomar veneno e esperar que a outra pessoa morra"( Willian Shakspeare).
Intrigante
Deu no blog de Carlos Santos:uma intrigante entrevista de um cidadão conhecido por Wanderley na FM Costa Branca de Areia Branca coloca o Prefeito Beguinho em situação incômoda, pois aquele cidadão disse que passou dois anos com um benefício previdenciário, mesmo estando sadio, avalizado pelo prefeito médico. Dizem que Areia Branca éconhecida pelo alto número de concessões de benefícios previdenciários. È intrigante.
Cassação
Penso que não tem o menor cabimento o pensamento de algumas pessoas que acham que quem assume o mandato numa eventual vacância de cargo seria o primeiro suplente da coligação. O STF foi claro em dizer que o mandato é do partido. Aliás, há quem entenda que a coligação só é feita para as eleições, se acabando após o embate. Na verdade, o fim das coligações proporcionais é questão de dias, de forma que pensamento diferente seria um contrasenso. Aguardemos.
Desaparecimento
Profundamente consternado com o desaparecimento de minha tia Fransquinha, irmã de meu saudoso pai, ocorrido em Mossoró. A minha tia desejo que Deus a acolha ao lado dos justos, justa que ela foi nessa terra. Para quem não sabe, minha tia Fransquinha era mãe de nosso amigo Pedrinho Eletromóveis.
Base aliada
Era geral ontem a grita no senado pedindo ao senador Renan Calheiros a saída da presidência do senado. O apelo contagiou até a base aliada do governo, nas pessoas dos senadores Aloísio Mercadante e Ideli Salavatti, esta antes ardorosa defensora do senador. A situação do sendaor é insustentável, sendo irreversível sua cassação. O governo precisa se desgarrar do mesmo, sob pena de inviabilizar a aprovação da CPMF no senado.
Mônica Veloso
As bancas do Congresso Nacional esvaziaram-se logo com as vendagens da revista playboy que tinha como estrela a jornalista Mônica Veloso. A corrida foi grande dos deputados e senadores para clicarem a jornalista, até a senadora Ideli parou pra ver a jornalista. É lamentável que a jornalista ao denunciar irregularudades de um senador faça de trampolim para se enriquecer, o que torna sua denúncia um tanto desacreditada, dái talvez a absolviçao do senador.
Reforma Politica
Concordo com o amigo Jander quando diz que a recente decisão do Supremo não resolve a problemática dos partidos politicos no Brasil. Realmente não temos partidos sólidos no país, daí a necessidade de se fazer uma reforma politica urgente. No entanto, a decisão do Supremo é um alerta ao congresso para se pensar nessa situação.
terça-feira, 9 de outubro de 2007
Filhos de Caindinha
Me responda meu amigo Anaximandro Eudson: quem danado são os filhos de Caindinha? E o pior e´que eles estão fulos da vida com o comportamento de um politico em Upanema.
De repúdio
Reparem os senhores que algumas atitudes tomadas por politicos locais estão sendo repudiadas na seção comentários de meu blog, muito embora elas não estejam devidamente identificadas. Portanto, não estou solitário em meu pensamento.
Mandato
É preciso realçar que o mandato poderá se reclamado pela executiva estadual de qualquer partido, na omissão da executiva municipal, podendo haver eventualmente intervenção no diretório.
Pensamento VI
Repare o vereador que quando externei minha opinião acerca de sua atitude, fi-lo com o mais alto respeito, sempre cunhando adjetivos como competência e inteligência, não agredindo sua honorabilidade pessoal, como o mesmo insinuou. Apesar da franqueza dura, externei minhas idéias com realidade, sinceridade e, sobretudo, amizade, daquelas que por sua lealdade corrói, de forma que não alimento nenhum sentimento mesquinho em relação a Vossa Excelência.
Pensamento V
Quanto ao fato de meu amigo " politico de plantão" dizer que sente que tenho uma mágoa do vereador Josiel talvez por perda de espaço politico, é preciso dizer primeiramente que não sinto nenhum vazio politico, até porque não exerço cargo eletivo. Como disse, o meu sentimento não é necessariamente o da vereadora Maria José, que aliás continua a desempenhar normalmente seu mandato com muito afinco e com o reconhecimento da maioria da população, no qual tenho certeza que meu amigo se encontra no meio destes que reconhece, disto ninguém pode olvidar. Repito, não sinto nenhuma mágoa do vereador Josiel, apenas desejo sinceramente que o mesmo exerça seu mandato com a pujança dos seus 533 votos.
Pensamento IV
Saiba o nobre parlamentar que sinto uma grande estima pelo mesmo, só discordando de sua trajetória politica que tem se mostrado titubeante. O senhor tem plena capacidade de poder revolucionar a nossa politica, pois tem muito a oferecer, faltando somente se impor como tal. Para não se alegar qualquer ódio, é preciso ressaltar que tenho testemunhado projetos de sua autoria referentes à educação que podem muito bem ser aproveitados pela administração municipal.
Pensamento III
O que eu quis dizer foi apenas de que lamento como uma pessoa de tão alta inteligência, um profissional de tão alto gabarito não tenha sabido pautar seu mandato livre das influências, pois é um cidadão que não depende de qualquer politico para sobreviver, tendo construído sua carreira profissional livre das amarras fusiológicas e sem cabide de emprego. Talvez por reconhecer no vereador competência e até movido por um sentimento familiar( ele é meu parente) expus com veemência meu pensamento, acreditando que o mesmo tem toda capacidade de se reeguer politicamente. È só querer.
Pensamento II
Quanto a opinião formada acerca da desenvoltura do vereador Josiel esta se deu na amior franqueza possível, livre de qualquer rancor ou ódio daquele parlamentar, até porque tenho uma grande estima por seus pais, sendo Dona Leni minha eterna professora, na qual também contribuiu para meus passos agora trilhados.
Pensamento
Gostaria de realçar a meus amigos que nos acompanham diariamente que as opiniões aqui externadas não refletem em nenhum momento o pensamento eventual da vereadora Maria José. Apenas procuro fazer uma leitura do que eu penso das coisas que envolvem nossa politica.
segunda-feira, 8 de outubro de 2007
Arrendador
A afirmação do prefeito de Assu Ronaldo Soares de que mesmo o deputado Robson Faria não se filiando ao PP dará as cartas do partido me enoja e reforça a idéia de que é preciso uma reforma politica já. È inadmissível que um cidadão que tenha um comando de um partido tenha o comando indireto de outro. Que degradação moral da politica brasileira. Praticamente está se arrendando o partido ao deputado. Que saudades do deputado Nélio Dias.
De cristianismo
E o nosso amigo Joaquim Rocha é o mais novo líder cristão em nossa cidade. Que bom que muita gente nessa fase escassa de valores cristãs tenha se convertido ao cristianismo. E haja cristãos.
Passo em falso
Dizem que qualquer passo em falso dado pelos vereadores que mudaram de partido terá a resposta rápida de suas lideranças, pois estão em jogo seus mandatos. È lamentável que pessoas de grande expressão eleitoral se tornem refén duplamente pela falta de consistência política.
Perguntar não ofende
Será que a presidência do PSB local irá pedir de volta os mandatos dos três vereadores desertores? esta é uma pergunta que não deixa calar a comunidade nativa.
Reféns
As condutas tomadas inadvertidamente pelos vereadores Nonato Garcia e Josiel Gondim os colocam como reféns das grandes lideranças politicas locais, da oposição e situação, disto ninguém pode olvidar.
Josiel II
Na verdade, o nobre parlmentar deveria ter auscultado seus cunhados e a igreja Assembléia de Deus no que concerne ao seu destino politico, até como forma de sobreviver nesse mar revolto que é a politica e não viver escudado por Nonato que sempre vinculou o ideário daquele aos seus interesses pessoais, muito embora tenha também sido engolido pelo sistema politico que representa. È profundamente lamentável que o professor com sua inteligência e disposição de ajudar a Upanema tenha comprometido seu futuro politico por não ter luz própria, sendo engolido pela arte da política matreira.
Josiel Gondim
Quanto ao vereador Josiel Gondim, este na minha visão foi infeliz em sua decisão, pois sabidamente o mesmo foi eleito com uma grande ajuda de seus cunhados, que a despeito de ser uma numerosa família, ainda detém um forte capital financeiro. No entanto, com a decisão do edil, seus cunhados ficaram desobrigados de apoiar sua reeleição, que ficou completamente comprometida. Na verdade, uma vez expus ao vereador que o mesmo apesar de ser uma pessoa instruída, não tinha luz própria, sempre guiado pelos passos do astuto vereador Nonato Garcia, o qual manobrou astutamente para tê-lo como liderado. Agora, a caça virou contra o caçador.
Manobra arriscada VII
Há de se lamentar a atitude dos vereadores, pois foram legitimamente eleitos pelo povo e com votações consagradoras, principalmente o vereador Nonato Garcia que a cada eleição vem demonstrando sua força eleitoral e que tinha tudo para ser um elemento novo na eleição que sae avizinha. No entanto, Mal assessorado, continuou até o final num partido em que sabidamente não lhe daria apoio. Deveria ter os vereadores sabedores dessa situação, terem definidos há muito tempo seus rumos politicos, pois suas condutas feitas de forma extemporânea podem causar-lhes os mandatos, o que representará um claro prejuízo para a população, pois estão desempenhando com honradez seus mandatos. Realmente os vereadores foram engolidos pelas lideranças locais, os quais maquinaram com régua e compasso o descrédito daqueles.
Manobra arriscada VI
Há quem diga que houve uma manobra para que os vereadores ficassem reféns de um certo grupo politico na cidade, pois nitidamente eles urdiam a gestação de uma terceira via na cidade. Agora, eles são reféns de ambas as lideranças políticas no município.
Manobra arriscada V
É até exequível uma eventual alegação dos vereadores que não teriam as vagas no oposicionismo local. No entanto, eles migraram para um outro partido de forma espontânea e na calada da noite, sem sofrer qualquer tipo de represália por parte do PSB local, vale dizer, eles renunciaram de forma clara à representação do partido na câmara municipal, feita na calada da noite e no último dia do prazo estatuído pela Justiça. Ademais, os vereadores Nonato Garcia e Josiel Gondim aderiram a um partido que não guarda nenhum nexo com o PSB e muito menos com a coligação que os elegeu na eleição passada, o que nos leva concluir que essas mudanças efetivamente não ocorreram por princípios programáticos e sim somente para abrigar seus interesses.
Manobra arriscada IV
No entanto, conversando com uma pessoa de trânsito no PSB local, essa me afirmou que não existe essa alegativa de mudança programática do partido, pois os vereadores desertores já na campanha estadual não votaram na governadora e poderia perfeitamente já pedir sua desfiliação daquele partido, pois tinham conhecimento prévio de que o mesmo não iria se aliar ao governismo municipal. Adiantou que os mesmos continuaram no partido como poder de barganha e até negociavam uma eventual participação numa chapa oposicionista, através do presidente Nonato Garcia, de forma que não se pode cogitar de mudança programática do PSB e muito menos de perseguição politica.
Manobra arriscada III
Os vereadores terão que provar que houve mudança programática do PSB ou se eles foram perseguidos pela atual presidência, pois a priori a presunção é de que eles têm culpa pela mutação partidária, ainda mais que a conduta deles foi espontânea e deliberada, ou seja, não partiu do Partido Socialista Brasileiro que em nenhum momento aventou de expulsá-los do partido, supõe-se então que os mesmos renunciaram aos seua mandatos. Quanto à orientação programática, esta inexiste, pois o PSB é um partido a nível estadual marcadamente de oposição ao governo municipal, de sorte que é natural que nessas eleições não o se alie àquele sistema. Vejo que o único caminho dos veradores seria supostamente o fato de que não encontrariam legenda no aprisco oposicionista municipal para seus projetos de reeleição.
Manobra arriscada II
No caso de Upanema, existem casos a serem esclarecidos. Primeiramente os vereadores Nonato Garcia e Josiel Gondim migraram no último dia para um partido nanico e que se apresenta como abrigo de pessoas que marcadamente tiveram seus desejos contrariados pelo STF, vale dizer, o PSC é um partido pequeno e que claramente aluga sua legenda a pessoas descontentes, ou seja, é uma legenda de aluguel e que não guarda nenhuma semelhança com o PSB. Em relação a Otávio, penso que sua situação seja diferente, pois migrou para o PMDB, partido coligado a nível nacional com o PSB e que formou aliança a nível municipal na eleição passada, muito embora não se justifique sua mudança na calada da noite. Portanto, serão defesas distintas. Eu duvido que os neo- cristãos tenham conhecimento da ideologia do Partido Socialista Cristão tão repentinamente.
Exceções II
Está para ser expedido pelo TSE instruções de como se pautará os processos que tratam de suposta infidelidade partidária. Há quem diga que essa corte eleitoral irá pautar essas regras em dois princípios: A presunção de culpa e o partido pelo qual migrou o parlamentar, ou seja, ele levará em conta de que presume-se que o parlamentar tem culpa pela saída do partido, cabendo a ele provar que houve mudança programática do partido ao qual era filiado, ou seja, o ônus de prova cabe ao parlamentar, ou se houve perseguição politica daquela agremiação partidária. Noutra ponta, vai perquirir se o partido pelo qual o parlamentar aderiu guarda princípios com seu antigo partido.
Exceções
Vale dizer que o Supremo Tribunal Federal decidiu que o mandato pertence aos partidos e não ao eleito, podendo ser declarado vago seu cargo se o mesmo sair do partido sem uma causa legítima, deixando para a Justiça Eleitoral a avaliação de suposta infidelidade, com a ampla defesa estendida aos acusados. O Supremo decidiu que o acusado poderá alegar mudança programática do partido ou perseguição politica. Essa decisão deixou muito ao subjetivismo do Juiz pela imprecisão de suas definições, ou seja, não explicitou precisamente no caso concreto que contéúdos seriam esses.
Manobra arriscada
Não sei se orientado por alguém, o certo é que os vereadores Otávio Bezerra, Josiel Gondim e Nonato Garcia fizeram uma manobra arriscadíssima em sair do PSB na calada da noite e no prazo final dado pela Justiça, nada obstante existir uma disposição da Justiça em conceder legitmidade plena aos partidos politicos, conforme decisão da Colenda Corte de Justiça de nosso país.
Gineton
Resta saber se o engenheiro agrônomo foi diplomado pela Justiça Eleitoral e se existe uma disposição da presidência do PSB em pedir de volta os mandatos dos três vereadores, visto que há um entendimento de que só o partido é que tem titularidade jurídica de pedir o mandato de volta. Como o suplente Gineton Costa saiu do PSB, renunciou a essa condição, portanto, não tendo nenhuma chance de galgar a condição aludida.
Carlos Lopes, Vereador?
E o Servidor Público Federal Engenheiro Agrônomo Carlos Lopes poderá assumir um mandato na Câmara Municipal de Upanema, na qualidade de suplente da coligação unidade popular em Upanema. A decisão do Supremo Tribunal Federal que julgou o mandato ser do partido e não do eleito, poderá forçosamente resultar na declaração de vacância dos cargos dos vereadores Nonato Garcia, Otávio Bezerra e Josiel Gondim.
FLA X FLU
E o Fluminense confirmou a condiçao de melhor time do Rio de janeiro ao desbancar o Flamengo por dois tentos a zero, com gols de Somália e Thiago Neves. Fou um resultado considerado injusto, pois o fluminense desperdiçou chances claras de ampliar o marcador. Nossas condolências aos amigos Lannuvio, Jander, Dr. João Carlos, Luiz Jairo, Céliton Luiz, Anaximandro, Naelson e companhia.
Vale a pena reviver aquela marcha carnavalesca " recordar é viver":" Recordar é viver, Assis acabou com vocês".
Vale a pena reviver aquela marcha carnavalesca " recordar é viver":" Recordar é viver, Assis acabou com vocês".
domingo, 7 de outubro de 2007
FLAXFLU
Somente agora perto do FlaxFlu que o meu PC resolveu ser ajeitado. Amanhã voltarei normalmente e repercutirei a questão da fidelidade partidária em Upanema.
quarta-feira, 3 de outubro de 2007
Fidelidade partidária
Já existe em gestação na Câmara dos Deputados um plano calhorda de anistiar àqueles que eventualmente perderem o mandato por decisão do STF em relação à fidelidade partidária. A desculpa é que o legislativo não poderá se submeter aos caprichos do Judiciário, sob pena de comprometer o princípio da independência dos poderes. Na verdade, isso é um plano arquitetado pelo consórcio governista que teme perder sólida maioria com a cassação dos mandatos de deputados mudadores. O governo espera pelo menos que o Supremo diga que a fidelidade só valerá para as próximas eleições.
De confronto II
O Prefeito Jorge Luiz verdadeiramente precisa saber com quem pode contar no seu grupo politico, pois enquanto o mesmo privilegia determinado setor que tá mais pra tucano, minimiza a importãncia de seus verdadeiros amigos, dispostos sempre a ajudar. Há quem diga que esses amigos estão perdendo a paciência, lêia-se: a lua de mel está se esvaindo. Para o bom entendedor... é um recado duro e direto dessas pessoas.
De confronto
Dizem que os vereadores Nonato Garcia, Josiel Gondim e Adelcina Bezerra estão doidos pra formar uma terceira via em confronto com o governismo, nada obstante a flertarem tanto com a situação como com a oposição. Aguardemos. Há quem diga que o desencanto deles com a administração municipal é flagrante.
Maria José Bezerra
A vereadora Maria José precisa se conscientizar de que tem luz própria e que não poderá se curvar as TPMS de alguns chefetes politicos. Ela precisa saber que tem considerável parcela da população upanemense que a admira por seu trabalho ético , honesto e sem barganhar cargos públicos, dona de uma inestimável folha de serviços prestados a seus munícipes. È preciso vereadora que a senhora não se dobre a politicos de ocasião e que passam quatro anos mamando das tetas públicas, nada obstante a maquinar na surdina contar o governo municipal. A senhora precisa esclarecer ao Sr. Prefeito quem são seus verdadeiros amigos e se ele efetivamente a deseja no seu grupo, sob pena de ser engolida.
BR 110
È preciso diferenciar as palavras desvios e remanejamentos. Os meios de comunicação da Deputada Sandra Rosado alertaram que estaria havendo um grupo tencionando fazer o remanejamento do aporte de recursos da BR 110 para a 226 no seridó. Eles falaram em remanejamento e não em desvios de recursos. Ora, querer minimizar a participação da deputada Sandra Rosado na tão falada concretização de nossa estrada é, no mínimo, pretender justificar sem sucesso a omissão de algumas autoridades quando o alerta foi feito pela parlamentar. O meio usado pela deputada foi de crucial importância para a volta do" status quo ante" e o resto é conversa pra boi dormitar.
Imbróglio
Quando eu falei aqui recentemente de que um funcionário de alto coturno da Cãmara Municipal disse que a vereadora Maria José Bezerra estava sendo alvo de queimação naquela casa legislativa, não estava blefando. Na última sessão ordinária, conforme noticiado no blog de meu amigo Anax, o Sr. Presidente da Câmara cassou a palavra da parlamentar. Tá na hora da veradora se insurgir contra esses estados de coisas e questionar algumas atitudes tomadas pela presidência da casa.
Januário
Quando eu falei que Manoel Januário seria um bom nome para compor a chapa da situação o fiz com objetividade, senão vejamos: Ele sendo candidato a vice - prefeito se não conquistasse o apoio de seu irmão Luiz Cândido Bezerra Filho, pelo menos neutralizaria-o. Vale dizer, ele é cunhado de Luiz Jairo e é o maior patrocinador de sua campanha a prefeito. Ademais, poderia trazer muito bem Maria Zuleide, Ferrari, Sidney e também deixaria Edson Bezerra numa situação difícil. Ademais, ele é presidente da recente comissão provisória do DEM , os quais têm em sua composição Valério Augusto e Rita Tavares, portanto, com possibilidades de também virem a somar. Este é o meu pensamento.
União II
Aliás, a idéia do amigo Carlos Lopes em por em questão a união de toda a classe politica, já reflete no meio politico, existindo comentários de que existe uma chapa em gestação com Dorian Carlos Freire e Luiz Jairo Bezerra de Mendonça, contando com as bençãos da governadora Vilma e do Deputado Henrique Eduardo Alves.
União
Por falar em Dr. João Carlos, dizem que seu pai tem um trunfo na manga para as próximas eleições. Falo de que o mesmo teria dois nomes, um da situação e outro da oposição, sobre os quais pesaria a responsabilidade de unir todas as facções politicas de nossa cidade. E ele garante que une. Dê nomes aos bois amigo Carlos Lopes. Enquanto isso todos façamos as apostas.
Dr. João Carlos
Gostaria de agradecer penhoradamente ao Dr. João Carlos a lembrança da carteira. Procurei como doido a mesma, pois tenho bastante estima por ela, meu amigo Doutor. Agradeço também pelas referências elogiosas, oriundas certamente de sua generosidade, pois não as mereço tanto.
" Politico de Plantão"
A propósito: o danado do "politico de plantão" não seria nosso amigo Afonso Maniçoba?
Politica V
È preciso realçar que nós de formação acadêmica poderemos de servir de balizamento para o que o povo realmente deseja para o nosso Município. È preciso filtrar essas demandas da população, para então podermos refletir junto aos candidatos, que necessariamente não precisam ser os que já estão postos no tabuleiro politico, pois pela formação que temos não se pode permitir que nos sejam enfiados " goela a baixo". È preciso formularmos próximo ano a realização de debates públicos.
Politica IV
O que mais me incomoda é que temos tantas demandas a resolver, porém, a omissão das pessoas que se dizem candidatas a prefeito de nosso município em relação a essas demandas é imperdoável, não sei se por incompetência ou descaso mesmo. O pior é que elas se acham donas dos partidos e da vontade do povo. Vamos nos unir meus jovens e vamos fundar uma espécie de ONG no sentido de debater com esses pretensos candidatos as demandas mais prementes de nosso município, cobrando literalmente as promessas assumidas por escrito durante a campanha.
Politica III
È importante que tenhamos o desabrochar de pessoas como esses jovens idealistas e que discutem a politica plural de nossa cidade. Vamos debater e reinvindicar. Nós precisamos mais agudizar a mente de nossos politicos. Temos a palavra e o desejo como álibis para tal. Mãos à obra.
Politica II
A par disso, é deslumbrante a participação do jovem upanemense no discutir de idéias para o nosso desenvolvimento, feitas por pessoa desprendidas e sem nenhum comprometimento com algum feudo eleitoral, a exemplo dos nossos amigos Doutores Jander Freire , Ricardo Alexandre, e João Carlos, além do nosso amigo "politico de plantão", que realmente mexeram na ferida ao abordar com clareza- refletindo uma opinião nossa- acerca da problemática do caixa eletrônico do Banco do Brasil.
Politica
Como disse o Deputado Ciro Gomes o mal do Nordeste, bem como do país, é a despiritualização do jovem na politica, ou seja, é a negação desse segmento da sociedade à politica, porque a partir do momento em que esse conceito deturpado que o jovem tem da politica possibilita a que os aproveitadores dela se perpetuem. E aí, como consequência disso, temos a corrupção como senda para a politica partidária.
segunda-feira, 1 de outubro de 2007
Caixa Eletrônico
Foi mais um angustiante final de semana para quem necessitou dos préstimos do Caixa Eletrônico do Banco do Brasil instalado nas imediaçoes do Fórum local. Mais uma vez a falta de dinheiro e até mesmo defeito naquele aparelho para tirar um simples extrato afugentaram a população. Vale salientar que desde sua instalação, o referido caixa tem sido alvo de críticas por parte da população. As autoridades têm que ultimar providências no sentido de resolver essa situação anômala. Está havendo inegavelmente um descaso da gerência do Banco para com a nossa população, cabendo ao Prefeito Municipal tomar providências contra esse desmando, quiçá como represália retirando os recursos do Município para uma outra conta ou até mesmo para outra instituição bancária.
Assinar:
Postagens (Atom)