segunda-feira, 8 de outubro de 2007

Arrendador

A afirmação do prefeito de Assu Ronaldo Soares de que mesmo o deputado Robson Faria não se filiando ao PP dará as cartas do partido me enoja e reforça a idéia de que é preciso uma reforma politica já. È inadmissível que um cidadão que tenha um comando de um partido tenha o comando indireto de outro. Que degradação moral da politica brasileira. Praticamente está se arrendando o partido ao deputado. Que saudades do deputado Nélio Dias.

De cristianismo

E o nosso amigo Joaquim Rocha é o mais novo líder cristão em nossa cidade. Que bom que muita gente nessa fase escassa de valores cristãs tenha se convertido ao cristianismo. E haja cristãos.

Passo em falso

Dizem que qualquer passo em falso dado pelos vereadores que mudaram de partido terá a resposta rápida de suas lideranças, pois estão em jogo seus mandatos. È lamentável que pessoas de grande expressão eleitoral se tornem refén duplamente pela falta de consistência política.

Perguntar não ofende

Será que a presidência do PSB local irá pedir de volta os mandatos dos três vereadores desertores? esta é uma pergunta que não deixa calar a comunidade nativa.

Reféns

As condutas tomadas inadvertidamente pelos vereadores Nonato Garcia e Josiel Gondim os colocam como reféns das grandes lideranças politicas locais, da oposição e situação, disto ninguém pode olvidar.

Josiel II

Na verdade, o nobre parlmentar deveria ter auscultado seus cunhados e a igreja Assembléia de Deus no que concerne ao seu destino politico, até como forma de sobreviver nesse mar revolto que é a politica e não viver escudado por Nonato que sempre vinculou o ideário daquele aos seus interesses pessoais, muito embora tenha também sido engolido pelo sistema politico que representa. È profundamente lamentável que o professor com sua inteligência e disposição de ajudar a Upanema tenha comprometido seu futuro politico por não ter luz própria, sendo engolido pela arte da política matreira.

Josiel Gondim

Quanto ao vereador Josiel Gondim, este na minha visão foi infeliz em sua decisão, pois sabidamente o mesmo foi eleito com uma grande ajuda de seus cunhados, que a despeito de ser uma numerosa família, ainda detém um forte capital financeiro. No entanto, com a decisão do edil, seus cunhados ficaram desobrigados de apoiar sua reeleição, que ficou completamente comprometida. Na verdade, uma vez expus ao vereador que o mesmo apesar de ser uma pessoa instruída, não tinha luz própria, sempre guiado pelos passos do astuto vereador Nonato Garcia, o qual manobrou astutamente para tê-lo como liderado. Agora, a caça virou contra o caçador.

Manobra arriscada VII

Há de se lamentar a atitude dos vereadores, pois foram legitimamente eleitos pelo povo e com votações consagradoras, principalmente o vereador Nonato Garcia que a cada eleição vem demonstrando sua força eleitoral e que tinha tudo para ser um elemento novo na eleição que sae avizinha. No entanto, Mal assessorado, continuou até o final num partido em que sabidamente não lhe daria apoio. Deveria ter os vereadores sabedores dessa situação, terem definidos há muito tempo seus rumos politicos, pois suas condutas feitas de forma extemporânea podem causar-lhes os mandatos, o que representará um claro prejuízo para a população, pois estão desempenhando com honradez seus mandatos. Realmente os vereadores foram engolidos pelas lideranças locais, os quais maquinaram com régua e compasso o descrédito daqueles.

Manobra arriscada VI

Há quem diga que houve uma manobra para que os vereadores ficassem reféns de um certo grupo politico na cidade, pois nitidamente eles urdiam a gestação de uma terceira via na cidade. Agora, eles são reféns de ambas as lideranças políticas no município.

Manobra arriscada V

É até exequível uma eventual alegação dos vereadores que não teriam as vagas no oposicionismo local. No entanto, eles migraram para um outro partido de forma espontânea e na calada da noite, sem sofrer qualquer tipo de represália por parte do PSB local, vale dizer, eles renunciaram de forma clara à representação do partido na câmara municipal, feita na calada da noite e no último dia do prazo estatuído pela Justiça. Ademais, os vereadores Nonato Garcia e Josiel Gondim aderiram a um partido que não guarda nenhum nexo com o PSB e muito menos com a coligação que os elegeu na eleição passada, o que nos leva concluir que essas mudanças efetivamente não ocorreram por princípios programáticos e sim somente para abrigar seus interesses.

Manobra arriscada IV

No entanto, conversando com uma pessoa de trânsito no PSB local, essa me afirmou que não existe essa alegativa de mudança programática do partido, pois os vereadores desertores já na campanha estadual não votaram na governadora e poderia perfeitamente já pedir sua desfiliação daquele partido, pois tinham conhecimento prévio de que o mesmo não iria se aliar ao governismo municipal. Adiantou que os mesmos continuaram no partido como poder de barganha e até negociavam uma eventual participação numa chapa oposicionista, através do presidente Nonato Garcia, de forma que não se pode cogitar de mudança programática do PSB e muito menos de perseguição politica.

Manobra arriscada III

Os vereadores terão que provar que houve mudança programática do PSB ou se eles foram perseguidos pela atual presidência, pois a priori a presunção é de que eles têm culpa pela mutação partidária, ainda mais que a conduta deles foi espontânea e deliberada, ou seja, não partiu do Partido Socialista Brasileiro que em nenhum momento aventou de expulsá-los do partido, supõe-se então que os mesmos renunciaram aos seua mandatos. Quanto à orientação programática, esta inexiste, pois o PSB é um partido a nível estadual marcadamente de oposição ao governo municipal, de sorte que é natural que nessas eleições não o se alie àquele sistema. Vejo que o único caminho dos veradores seria supostamente o fato de que não encontrariam legenda no aprisco oposicionista municipal para seus projetos de reeleição.

Manobra arriscada II

No caso de Upanema, existem casos a serem esclarecidos. Primeiramente os vereadores Nonato Garcia e Josiel Gondim migraram no último dia para um partido nanico e que se apresenta como abrigo de pessoas que marcadamente tiveram seus desejos contrariados pelo STF, vale dizer, o PSC é um partido pequeno e que claramente aluga sua legenda a pessoas descontentes, ou seja, é uma legenda de aluguel e que não guarda nenhuma semelhança com o PSB. Em relação a Otávio, penso que sua situação seja diferente, pois migrou para o PMDB, partido coligado a nível nacional com o PSB e que formou aliança a nível municipal na eleição passada, muito embora não se justifique sua mudança na calada da noite. Portanto, serão defesas distintas. Eu duvido que os neo- cristãos tenham conhecimento da ideologia do Partido Socialista Cristão tão repentinamente.

Exceções II

Está para ser expedido pelo TSE instruções de como se pautará os processos que tratam de suposta infidelidade partidária. Há quem diga que essa corte eleitoral irá pautar essas regras em dois princípios: A presunção de culpa e o partido pelo qual migrou o parlamentar, ou seja, ele levará em conta de que presume-se que o parlamentar tem culpa pela saída do partido, cabendo a ele provar que houve mudança programática do partido ao qual era filiado, ou seja, o ônus de prova cabe ao parlamentar, ou se houve perseguição politica daquela agremiação partidária. Noutra ponta, vai perquirir se o partido pelo qual o parlamentar aderiu guarda princípios com seu antigo partido.

Exceções

Vale dizer que o Supremo Tribunal Federal decidiu que o mandato pertence aos partidos e não ao eleito, podendo ser declarado vago seu cargo se o mesmo sair do partido sem uma causa legítima, deixando para a Justiça Eleitoral a avaliação de suposta infidelidade, com a ampla defesa estendida aos acusados. O Supremo decidiu que o acusado poderá alegar mudança programática do partido ou perseguição politica. Essa decisão deixou muito ao subjetivismo do Juiz pela imprecisão de suas definições, ou seja, não explicitou precisamente no caso concreto que contéúdos seriam esses.

Manobra arriscada

Não sei se orientado por alguém, o certo é que os vereadores Otávio Bezerra, Josiel Gondim e Nonato Garcia fizeram uma manobra arriscadíssima em sair do PSB na calada da noite e no prazo final dado pela Justiça, nada obstante existir uma disposição da Justiça em conceder legitmidade plena aos partidos politicos, conforme decisão da Colenda Corte de Justiça de nosso país.

Gineton

Resta saber se o engenheiro agrônomo foi diplomado pela Justiça Eleitoral e se existe uma disposição da presidência do PSB em pedir de volta os mandatos dos três vereadores, visto que há um entendimento de que só o partido é que tem titularidade jurídica de pedir o mandato de volta. Como o suplente Gineton Costa saiu do PSB, renunciou a essa condição, portanto, não tendo nenhuma chance de galgar a condição aludida.

Carlos Lopes, Vereador?

E o Servidor Público Federal Engenheiro Agrônomo Carlos Lopes poderá assumir um mandato na Câmara Municipal de Upanema, na qualidade de suplente da coligação unidade popular em Upanema. A decisão do Supremo Tribunal Federal que julgou o mandato ser do partido e não do eleito, poderá forçosamente resultar na declaração de vacância dos cargos dos vereadores Nonato Garcia, Otávio Bezerra e Josiel Gondim.

FLA X FLU

E o Fluminense confirmou a condiçao de melhor time do Rio de janeiro ao desbancar o Flamengo por dois tentos a zero, com gols de Somália e Thiago Neves. Fou um resultado considerado injusto, pois o fluminense desperdiçou chances claras de ampliar o marcador. Nossas condolências aos amigos Lannuvio, Jander, Dr. João Carlos, Luiz Jairo, Céliton Luiz, Anaximandro, Naelson e companhia.

Vale a pena reviver aquela marcha carnavalesca " recordar é viver":" Recordar é viver, Assis acabou com vocês".