segunda-feira, 11 de janeiro de 2010

O cidadão "Tostão"

O ex-jogador Tostão mesmo sendo beneficiário do projeto que o governo federal editou para premiar todos os campeões do mundo no valor ao todo de R$ 44 milhões de reais, publicou um artigo contrário a tal iniciativa. Vale a pena transcrever:

" Na semana passada, ao chegar de férias, soube, sem ainda saber detalhes, que o governo federal vai premiar, com um pouco mais de R$ 400 mil, cada um dos campeões do mundo, pelo Brasil, em todas as Copas.
Não há razão para isso. Podem tirar meu nome da lista, mesmo sabendo que preciso trabalhar durante anos para ganhar essa quantia.
O governo não pode distribuir dinheiro público. Se fosse assim, os campeões de outros esportes teriam o mesmo direito. E os atletas que não foram campeões do mundo, mas que lutaram da mesma forma? Além disso, todos os campeões foram premiados pelos títulos. Após a Copa de 1970, recebemos um bom dinheiro, de acordo com os valores de referência da época..
O que precisa ser feito pelo governo, CBF e clubes por onde atuaram esses atletas é ajudar os que passam por grandes dificuldades, além de criar e aprimorar leis de proteção aos jogadores e suas famílias, como pensões e aposentadorias.
É necessário ainda preparar os atletas em atividade para o futuro, para terem condições técnicas e emocionais de exercer outras atividades.
A vida é curta, e a dos atletas, mais ainda.
Alguns vão lembrar e criticar que recebi, junto com os campeões de 1970, um carro Fusca da prefeitura de São Paulo. Na época, o prefeito era Paulo Maluf. Se tivesse a consciência que tenho hoje, não aceitaria.
Tinha 23 anos, estava eufórico e achava que era uma grande homenagem.
Ainda bem que a justiça obrigou o prefeito a devolver aos cofres públicos, com o próprio dinheiro, o valor para a compra dos carros.
Não foi o único erro que cometi na vida. Sou apenas um cidadão que tenta ser justo e correto. É minha obrigação.”
Tostão

Discriminação II

Não abrigo a menor dúvida de que certamente o taxariam de preconceituoso. Essa questão do racismo em muita das vezes é discutida com muito sensacionalismo. No entanto, é real que ainda existem muito racismo, especialmente das gerações de faixa etária maior.

Discriminação

No Mossoró West Shopping um cidadão usava uma camisa com os dizeres 100% negro, 100% feliz. Tio Colorau em seu blog indaga quais seriam as consequências se um branco procedesse como tal.

Secretariado II

Fala-se também que o deputado Henrique Eduardo Alves é quem indicará o secretário de saúde no governo de Iberê.

Secretariado

Fala-se a céu aberto que o desembargador Cristóvam Praxedes será o Secretário de Segurança Pública e Defesa Social no governo de Iberâ Ferreira de Souza.

Suplência III

Enquanto isso, João Faustino tende novamente a ser o primeiro suplente de Garibaldi Alves Filho.

Suplência II

Confirmada essa notícia, trata-se de uma grande indicação, pois alem de ter uma grande atuação como deputado estadual, Paulo Davim daria um ar mais progressista à chapa do democrata, pois sabemos que o deputado é egresso do Partido dos Trabalhadores(PT) e tem uma atuação exemplar em seus dois mandatos.

Suplência

Especula-se que o PV indicou o excelente parlamentar Paulo Davim para ser o primeiro suplente do senador José Agripino.

Jenildo de Capitão?

Gostaria de ter uma confirmação de uma noticia bastante auspiciosa para mim: em uma das minhas postagens apareceu uma de Jenildo, na qual ele se identifica como um colega meu de colégio e de futebol, inclusive desejando maior sorte para o fluminense em 2010. Salvo engano, é meu amigo Jenildo de Capitão. Estaria muito honrado se confirmada essa minha perpesctiva.