segunda-feira, 17 de setembro de 2007

16 de setembro

Saudades que tenho de epocas antigas em que o aniversário da cidade era comemorado com muita pompa. Era regada com banda de música e uma festa social que recobravam nossa vontade de ser eternamente upanemense. Ontem aniversário da cidade, tivemos um dia madorrento e sem nenhuma simbologia da redenção de Upanema. È preciso revitalizar essa festa. Com a palavra meus amigos blogueiros.

Muriçocas

Dou um bolo e até quem sabe um voto para quem conseguir pelo menos diminuir a incidência de mosquitos( muriçocas) nas imediações dos conjuntos habitacionais no bairro Pêgas. Além de incomodar bastante, serve de hospedaria para todo tipo de doença. É preciso que as autoridades constituídas se debrucem nessa problemática, tomando pelo menos medidas paliativas, tais como manutençaõ de fossas de pessoas pobres que se encontram deterioradas e impingindo severas multas àqueles que têm condições de fazer regularmente manutenções nas referidas, como também prover o desmatamento de matos florestais que teimam em nascer naquela comuna, ocasionando lamas, poças de água, logo, sujeira. Mais na frente, a longo prazo poderia se descobrir o foco de resistência das muriçocas, a fim de debelá-lo, bem como um exaustivo trabalho de esgotamento sanitário. Afinal, sonhar é preciso.

De Odontologia

Está em fase de acabamento um novo consultório odontológico em Upanema. O mesmo está sendo instalado na rua Manoel Bezerra. Pela competência de Dr. Ricardo Alexandre, tenho certeza de que nossos munícipes estarão bem servidos de serviços odontológicos. Sucesso primo Doutor nessa sua nova empreitada.

BR- 110

O verador Josiel Gondim- leitor voraz que é- deve saber que os únicos deputados que não assentiram com o remanejamento dos recursos da BR 110 foram os deputados mossoroenses Betinho Rosado e Sandra Rosado, razão pela qual mereceram as votações obtidas constantementes em pleitos estaduais. Aliás, corre a boca aberta que os referidos parlamentares articulam nos bastidores uma aliança no pleito municipal de Mossoró ano que vem com as bençãos da governadora. È ver para crer.
O governo federal não abre mão da aprovação da CPMF. Sabedor das dificuldades que irá encontrar para aprovar o projeto, o governo promete até como compensação desonerar impostos, ou seja, diminuir a carga tributária, porém, não abre mão da alíquota de 0,38% daquele tributo. A preocupação do governo é mais acentuada no senado, existindo previsões que a CPMF poderá até passar, no entanto, com alterações. Realmente a extinção do imposto no momento poderia causar grandes rombos no cofre público. Agora, tem que haver um meio termo que garanta sua redução gradual até sua extinção, o que poderá ser possível se houver uma reforma tributária ampla, aliada a reforma adminsitrativa e previdenciária. O problema é que o governo não pretender compartilhar partes dos recursos da famigerada CPMF com os Estado e Municípios, o que faz ser alvo ainda mais de barganhas, o que é deplorável.

Viagem ao planalto

A caravana de lideranças politicas locais capitaneada pelo Prefeito Jorge Luiz promoverá uma verdadeira romaria nos Ministérios e com parlamentares no congresso a fim de arregimentar recursos que impulsionem o desenvolvimento local, especialmente para tratar da intricada obra de asfaltamento da BR 110. Esperamos que com essa iniciativa possam ser desfeitas as especulações maldosas que surgiram acerca dos supostos desvios de recursos da referida obra. Essa obra tem que ser tratada como uma coisa inegociável. Temos que pressionar.

Justiça local

È impressionante o carisma e a empatia da nossa Juíza de Direito de Upanema, Doutora Giulianna da Silveira. Realmente é uma simpatia em pessoa, reconhecidos até por jurisdicionados que eventualmente necessitaram da tutela jurisdicional. Ademais, ela consegue aliá-los com muita competência e desenvoltura no julgamento de processos. È preciso ressaltar que processos que remontam ao final da década de 90 foram julgados, praticamente existindo pauta zero em nosso Município. Realmente Upanema está de parabéns por ter uma juíza que além de competente, consegue angariar a simpatia de seus munícipes.

Renan Calheiros

O segundo processo a que se submeterá o senador Renan Calheiros por quebra de decoro parlamentar,na qual é acusado de beneficiar a empresa skincariol em dispensa de dívidas junto ao INSS, ao passo que aquela teria ajudado um irmão seu em grilagem de terras tende a ser arquivado a pedido do relator senador João Pedro por falta de provas. Apesar da insistência do senador alagoano em se manter na presidência da casa, é preciso muita cautela na análise desse processos, devendo sempre serem respeitados o princípio da ampa defesa, bem como se efetivamente existe provas a embasar uma eventual cassação de seu mandato.
E o vasco num tem jeito, sempre não conseguindo vencer o flamengo quando precisa, ao empatar em um a um. O Atlético do Paraná venceu o palmeiras por dois a um, o cruzeiro o atlético no clássico por quatro a três, no grenal deu grêmio por um a zero, o figueirense venceu o juventude por quatro a um, o náutico venceu o goiás por três a zero em Goiânia, o sport venceu o paraná por três a um e o botafogo venceu o corínthians em São Paulo por um a zero. O G-4 tem o São Paulo, cruzeiro, santos e botafogo, sendo que o meu flusão se encontra em oitavo. Na zona se encontram o Paraná, Náutico, Juventude e America de Natal em último.