sexta-feira, 21 de setembro de 2007

Saúde pública

A Assembléia dos deputados do Rio Grande do Norte aprovou em caráter de urgência a contratação provisória de servidores de níveis superior e médio a fim de suprir deficiências na Secretaria Estadual de Sáude, graças a uma emenda do deputado Cláudio Porpino. O prazo fixado em lei é de 09 meses, prazo pedido pelo governo para realizar o concurso. Esperamos que essa medida paliativa não sirva para o governo colocar apaniguados em seus quadros, tudo em detrimento da saúde publica que hoje se encontra em estado de coma.

BLOG DO SILVA JÚNIOR

Muito interessante a abertura do blog do professor Silva Júnior ao retratar através de slides prédios históricos de Upanema. Além de ser sugestivo, retrata fielmente os primórdios de nossa sociedade. Parabéns. Muito do bom mesmo.

Série B

Terminou agora as duas partidas que sequenciaram a rodada semanal da série B do campeonato brasileiro. No canindé a Portuguesa de Desportos decepcionou seu torcedor ao empatar em zero a zero com o São Caetano. Na outra partida, o Remo de Belém ficou cada vez mais próximo do rebaixamento ao ser derrotado por 3x1 pelo time do Gama, em jogo disputado no Distrito Federal, com dois gols de Val Baiano, que agora se junta a Fábio Oliveira do próprio Remo, ambos sendo os artilheiros até o momento da competição. O Remo é o penúltimo colocado da competição com 22 pontos ganhos, ao passo que oGama é o oitavo lugar com 37 pontos ganhos. A lusa do canindé é a quinta com 41 pontos, ao cabo que o time de São Caetano é o décimo quarto com 33 pontos ganhos.

Renan Calheiros prejudica Upanema

A definição da matéria acima pode parecer estranho, porém, é verdade. O senador Renan Calheiros definitivamente anda dificultando as coisas por Brasília. O problema é que ele trava a votação do aumento do FPM, o Fundo de Participaçao dos Municípios de 22,5 % para 23,5%. A questão é que ele reluta em convocar uma sessão mista do Congresso Nacional, ou seja, reunião de deputados e senadores, uma vez que nosso parlamento é bicameral. Ele teme também as investidas dos deputados federais a exemplo dos senadores. Pelo menos LICENCIA Renan, nossa Upanema precisa desse aumento. Com a palavra o prefeito Jorge Luiz.

De Júlio César

Esse comentário anterior é de autoria do nosso amigo Júlio César, Diretor da Rádio FM Liberdade, refletindo a opinião nossa exposta aqui e repercutida por nosso Amigo Silva Júnior acerca do 16 de setembro. Tá dado o recado amigo. Sempre ao inteiro dispor.

16 de setembro

" Primeiramente amigo, meus parabéns pelo blog. Com certeza serei um leitor assíduo. Concordo quando dizem que faltou desfile cívico nas ruas da cidade, uma programação cultural, é verdade; mais não podemos esquecer que quem deve fazer uma programação pra esse dia tão festivo não é o Prefeito, e sim as secretarias e as escolas. E aí sim, procurar o Prefeito pra alguma ajuda financeira, no entanto, será que fizeram alguma programação e procuraram o Prefeito? e outra coisa que devemos também lembrar é que Upanema hoje tem uma banda de música adquirida no mandato de Jorge, e o objetivo dessa banda foi justamente pra um dia como o 16 de setembro não ser preciso trazer banda da polícia de Mossoró. Como disse Antônio Bezerra na FM: O melhor presente pra Upanema é hoje ser administrada por uma pessoa responsável como Jorge Luiz, e o melhor presente foram essas obras durante esses sete anos. Pra completar o raciocínio de Antônio Bezerra, só precisa que quem trabalha pra ele seja também mais responsável, que com certeza um dia como o 16 de setembro não passará em branco. Como também disse Uberlande na reunião do Projeto Dom Eldér na Câmara Municipal: Desejo boas vindas a todas as caravanas que aqui chegaram e dizer que Upanema é uma cidade pacata e hospitaleira e dizer a quem conhece Upanema pela primeira vez: que bom que vieram conhecer depois de Jorge, porque tem uma Upanema antes de Jorge e outra depois de Jorge, e que bom que vieram conhecer depois de Jorge(assim disse Uberlande no microfone). Pra finalizar, parabéns Upanema pelos seus 54 anos e por hoje ter um Prefeito que durante esses últimos sete anos fez com que hoje possamos dizer cheio de orgulho que somos upanemenses."
19 de Setembro de 2007 09:49

De amigo Silva Júnior

Gostaria de agradecer penhoradamente ao amigo professor Silva Júnior pelas deferências feitas a minha pessoa em seu blog. Saiba amigo, que sou fã de carteirinha de seu blog, sempre procurando me espelhar em seus comentários, os quais sempre esclarecedores, haja vista que diariamente curto aquele espaço.

De Ronaldo Garcia

Uma fonte bem próxima ao servidor público Ronaldo Garcia me assegurou que o mesmo era candidato a vereador, com ou sem a benção de seu irmão Nonato Garcia, presidente da Câmara Municipal. È ver para crer. Não se deve olvidar que o mesmo é um forte candidato, pois certamente deverá contar com o apoio irrestrito de seu sogro Artemízio Carvalho, bem como de seu concunhado João Nunes, pessoas bem relacionadas em nossa sociedade, vide a expressova votação que foi dada a Kátia Carvalho, filha e esposa dos mesmos, na eleição do Conselho Tutelar Municipal.

De Céliton Luiz

É incrível a empatia do empresário Céliton Luiz com a sociedade upanemense. Realmente por onde o homem passa é ovacionado. Lembre-se que aqui não se trata de puxasaquismo, apenas uma constatação visual

Fidelidade partidária

O Supremo Tribunal Federal deverá julgar a questão referente a fidelidade partidária somente no dia 03 de outubro. Já se encontra naquela colenda corte, parecer de lavra do Procurador Antônio Fernando de Sousa na qual preliminarmente pede pelo indeferimento da ação, ou seja, pela não cassação daqueles que mudaram de partido. Caso contrário, que no mérito seja considerada a decisão do TSE somente a partir da próxima legislatura. Em entrevista a um matutino do Estado, o senador José Agripino Maias asseverou que seis integrantes do Supremo estariam propensos a votar favoravelmente a decisão externada pelo órgão eleitoral, o que faria com que os atuais detentores de mandato que mudaram de partido tenha suas vagas rcelamadas pelo partido que elegeu.

Pertinente

Muito pertinente a preocupação externada no blog do anax pelo vereador Manoel Bezerra de Maria. Além da existência de constantes roubos naquela estrada, acentue-se a demanda de animais que atravessam a pista de rolamento, deixando à mercê os transeuntes, vitimando recentemente uma jovem que foi acidentada próximo a serra. È um assunto que merece a atenção das autoridades constituídas.

Seção procuram-se respostas

E duas perguntas não me deixam calar: quem matou Taís e quem será o candidato do prefeito Jorge Luiz em Upanema

Luiz Almir

O deputado Luiz Almir já é não é mais o mesmo. É perceptível o isolamento do mesmo quando se fala em candidatura a prefeito do Natal. Realmente o deputado está pagando por seus destemperos, aliado a uma grande dose de fisiologismo. È latente sua rejeição nos dois maiores sistemas politicos do Rio Grande do Norte.

Fernando Bezerra

A manutenção do mandato da senadora Rosalba Ciarlini além de representar respeito a vontade democrática, sinalizou efetivamente que Fernando Bezerra é um politico em decadência, pois sua investida contra o mandato da rosa teve a reprovação da opinião pública. O desgaste que o mesmo se submeteu, poderá ser medido pela grande recpção popular a que foi acometida a senadora logo depois de sua absolvição. É aguardar pra crer.

Eleições municipais VI

Algo me diz que o prefeito Jorge Luiz tem uma carta na manga com vistas as disputas das eleições municipais que se avizinham. È impressionante o silêncio tumular do alcaide municipal. Conhecendo-o como eu conheço, ele guarda alguma surpresa para o prefalado pleito, onde não se deve olvidar que fará de tudo para manter seu bloco unido.

Eleições municipais V

Em conversa que tive com a vereadora, bem como com seu filho, indaguei-os acerca da veracidade dessa notícia. Inicialmente ambos foram surpreendidos com a informação, dizendo-se alheios a tal comentário. No entanto, me asseguraram que estão muito satisfeitos no sistema político que estão, não descartando qualquer diálogo com quem quer que seja, em face do dinamismo na politica. Ademais, garantiram que qualquer articulação politica feita pelos mesmos não seria feita à revelia do prefeito Jorge Luiz, de quem são liderados. Realmente qualquer mudança mais remota que seja da vereadora Maria José será asentada em discussão de idéias e sem traições, pois a fidelidade da vereadora já ficou cristalinamente provada em outras eleições, não passando pela sua cabeça qualquer traição ao seu grupo politico.

Eleições municipais IV

Uma fonte bem postada de um grupo politico local me assegurou que esse agrupamento estaria fazendo gestões junto ao grupo liderado pela vereadora Maria José Bezerra- via deputada Sandra Rosado- para que a mesma ou seu filho Anísio Júnior formasse chapa com o candidato dessa facção.

Eleições municipais III

Já o grupo oposicionista padece de opções, haja vista que somente se fala na candidatura mais uma vez do engenheiro agrônomo Luiz Jairo. Apesar de ser um candidato forte, a oposição necessitaria de mais gente disposta a fim de que tivesse musculatura uma eventual candidatura oposicionista. O vereador Valério Augusto poderia se contrapor a essa candidatura, no entanto, evidencia-se que o mesmo já não mais tem aquela disposição de luta, de forma que o engenheiro continua como estrela solitária daquele sistema politico. A oposição precisa se revitalizar, pois desta forma dificilmente arrebatará a hegemonia do grupo do prefeito Jorge Luiz.

De eleições municipais II

O governismo local encontra-se em situação bastante privilegiada em relação ao pleito que se avizinha. Realmente a facção governista dispõe de grandes nomes para a disputa pela prefeitura local. Além dos nomes já propalados de Dorian Carlos Freire e Manoel Carlos, existem nomes postos no tabuleiro e que estarão à disposição do grupo, como os vereadores Nonato Garcia, Otávio Bezerra e Maria José Bezerra, além do professor Manoel Lino Bezerra. Apesar de no momento existir impeditivo legal, o nome de empresário Céliton Luiz é sempre citado, sendo o candidato que certamente uniria todas essas lideranças já citadas e que se poderia apresentar como uma candidatura imbatível.

Pleito municipal.

Segundo o nosso amigo Anaximandro Eudson, existem dois vereadores locais que não irão disputar a reeleição no pleito vindouro, dita por uma fonte bem postada. A fonte pode até ser resguardada amigo, porém seria bom que se conhecesse quem seriam os dois edis que não concorrerão no pleito que se avizinha.

Série C

E o Bahia venceu o time do Rio branco do Acre por dois tentos a um na fonte nova e é o líder isolado de seu grupo, com um jogo a mas que o ABC. Agora, o time baiano tem 07 pontos, ao cabo que o time de Natal vem em segundo com três em segundo lugar, repita-se com uma partida a menos.

A propósito.

A ingratidão é um sentimento que me corrói por dentro. È duro você lutar por uma coisa e não ser reconhecido.

CPMF II

Quando for para o senado o jogo zera. Lá, a maioria do governo é frágil, razão pela qual terá que parir um porco espinho para aprová-la na íntegra. Realmente o governo necessita desse imposto para fazer face aos rombos moviodos por negociata. O governo topa tudo por dinheiro.
Realmente a aprovação da CPMF custará muito caro ao governo federal. Já foram gastos na aprovação quase que 85 milhões de reais, em liberação de emendas parlamentares, afora a promessa de renegociação da dívida rural orçada em 70 milhões de reais e a malfadada distribuição de cargos. E olhe que sua tramitação ainda está no começo, pois faltam ainda a votação em segundo turno e a votação de dez emendas propostas pela oposiçao.

De absurdo

No Estado de São Paulo em um concurso público, seu edital previa que o concorrente tivesse pelo menos 2o dentes na boca. Isto além de ser ridículo, representa uma afronta aos princípios da igualdade, impessoalidade e dignidade da pessoa humana. Perfeitamente poderia alguém alegar inconstitucionalidade no referido procedimento adminsitrativo, anulando a partir de seu nascedouro o referido concurso.
Realmente o deputado Henrique Eduardo Alves precisa urgentemente de uma aproximação maior com as bases, pois a gritaria é geral, uma vez que há uma insatisfação quase que generalizada com o deputado devido ao seu distanciamento. Realmente. O deputado tem que largar mais as questões nacionais de seu partido em favor da unidade estadual, sob pena do partido definhar ainda mais e os sonhos construídos por seu pai serem desfeitos. È notória a preocupação do deputado com o preenchimento de cargos pelo seu partido em nível federal, esquecendo que aqui existe uma filial que necessita se revitalizar. Deputado: venha aguar mais seu canteiro de votos. Sua grande formação politica deve-se ao Estado do Rio Grande do Norte.

PMDB I

Há uma preocupação com os constantes movimentos de pessoas ligadas historicamente ao PMDB velho de guerra. Falo da deserção de lideranças exponenciais do quadro do partido a nível estadual. Recentemente tivemos a perda do prefeito de Apodi José Pinheiro, figura de grande tradição no partido dos bacuraus. Agora, a perda iminente de Zeca Pantaleão, prefeito por várias vezes de Carnaúba dos Dantas e também historicamente ligado ao PMDB velho de guerra e que teve nas eleições de deputado estadual cerca de mais de 3.000 votos, o que credita-se essas perdas ao descaso com que o deputado Henrique Eduardo Alves- presidente do diretórioe estadual - os trata.

BR 110

Realmente louvável a iniciativa do prefeito Jorge Luiz ao liderar um movimento até a capital do país a fim de não perecer a irreversibilidade da obra de asfaltamento da nossa estrada, após o imbróglio que existiu no desvio de recursos para uma outra obra. Isso denota cabalmente que o alcaide municipal não foi o culpado pelos referidos desvios. De forma inteligente o prefeito conseguiu levar a maioria dos veradores locais, bem como quase toda a bancada federal no encontro com o Ministro Alfredo Nascimento. De parábéns o prefeito e os senhores vereadores, conclamando também os dois vereadores ausentes na reunião para se associarem nessa empreitada que se apresenta como a redenção de nossa cidade, deixando pelo menos momentaneamente as brigas paroquiais de lado. É o que penso.