segunda-feira, 12 de dezembro de 2011

Politização

O resultado do plebiscito do Pará retrata o alto grau de politização de um povo. A aprovação da divisão daquele estado significaria a vitória da farra com o dinheiro público.

Ocaso IV

Com efeito, o que se observa hoje é que o movimento está desnaturado, com os seus principais líderes preocupados tão-somente em receber polpudas verbas do governo federal, escudados através de órgãos de fachada, como associações e cooperativas. O MST perdeu seu glamour.

Ocaso III

O nº de assentados por ironia do destino diminuiu substancialmente a partir do governo do presidente Lula, pois é sabido que um naco do Partido dos Trabalhadores nasceu juntamente com a causa dos sem-terra.

Ocaso II

Hoje o que se vê são assentados comparecerem ao seu lote somente aos sábados, domingos e feriados.

Ocaso

O avanço da economia e os programas de distribuição de renda têm levado o MST ao ocaso, entidade criada com o objetivo precípuo de comandar a reforma agrária no país.

Separatistas

Esse episódio serviu pelo menos para a necessidade de se rediscutir o pacto federativo, pois é descomunal o privilégio de alguns estados brasileiros em detrimento de outros. Talvez esse episódio do Pará sirva para desaguar em outros movimentos separatistas no país. Aliás, não se admite mais que a União fique com um grande pedaço do bolo tributário.

Não II!

Se criados, esses estados já nasceriam com grandes déficits e a conta seria paga pelos contribuintes.

Não!

Felizmente o povo disse não no plebiscito que questionava a criação de Tapajós e Carajás no Estado do Pará.