sexta-feira, 4 de novembro de 2011

Culto à Marleide

Um ano de saudades:

Definitivamente a vida de nossa família não é a mesma.

Há exato 01(um) ano, perdemos uma pessoa dócil, de fácil comunicação e com um dom exemplar de conciliar.

Maria Marleide de Oliveira possuía esses atributos, cujo legado devíamos nos apropriar.

A vida de Marleide sempre foi pautada no conciliar, razão pela qual possuía uma enorme capacidade de aglutinação, de agregar vaores. Cooptava como ninguém.

No seu velório, ocorreu uma coisa comovente que só veio a tonificar sua vocação sedutora: um rapaz chorava copiosamente na calçada de Marluza e dizia que apesar de ter conhecido Marleide acerca de 02 meses no Carão II, não poderia deixar de render sua última homenagem a uma pessoa que o tratou como gente como se de casa fosse.

Assim foi Marleide: cativante, sedutora, equilibrada, hospitaleira e refratária as fofocas e intrigas. Magnífica anfitriã; era capaz de seduzir com sua bonança todos aqueles que a visitavam.

È evidente que as coisas no Sítio Carão em Upanema estão mornas, pois há um sentimento de orfandade estampado não só em seus familiares, mas, na maioria das pessoas de Upanema, de forma que aquele local mais parece um lugar reflexivo, sem aquela pujança de outrora.

Não faço dessa missiva um simples gesto de retórica; aqui não se trata de postura hipócrita como muita gente faz. Não! Ela é permeada de um sentimento autêntico e de verdadeiro reconhecimento à postura de uma mulher que sempre soube se comportar como mãe, esposa, filha, tia, prima e, especialmente, como amiga.

Não posso mensurar - de tão intensa -a dor de seus filhos, ela é incomensurável, pois Marleide sempre estendeu sua mão amiga a proteger seus pupilos das inquietudes da vida. Seus sobrinhos a reverenciavam com continência e seus amigos a admiravam por sua hospitalidade.

Parece que Marleide não morreu, pois a tristeza que nos abateu deu lugar a um sentimento triunfante de que ela está em um bom lugar, de que ela não merecia passar pelas tribulações que estamos passando e que haveremos de passar .

Penso que nossa família deve fazer uma espécie de mea culpa, haja vista que devíamos aproveitar à exaustão o legado que Marleide deixou: uma vida simples, porém, pautada no amor ao próximo, sem animosidade e sem rancor.

A intolerância, a futrica e a arrogância eram adjetivos estranhos à pessoa de Marleide. Tinha defeitos inatos a todo ser humano, porém eram ofuscados pela sua leveza de espírito - ingênuo às vezes-, típico das pessoas de bem.

Até parece que Marleide está entre nós, quão grande é a sua espiritualidade; quão grande era a sua vontade de servir, de forma que ela flutua entre os pecadores à espera de uma mão amiga, a espera de que os seus tenham uma vida digna e que a paz reine num ambiente tão bem regado por ela.
Quantas saudades de sua ceia, das farras homéricas e despropositadas e porque não dizer de sua maneira ingênua de trocar o nome das pessoas.

Resisto peremptoriamente a ir de forma constante à Nova Parnamirim, Carão I e II, pois são locais emblemáticos e que sintetizam o caráter reto, ingênuo e apaziguador de Marleide. Procuro não cultuar esse sentimento de perda, pois está ainda vivo aqueles sentimentos de beneficência e de filantropia, tão próprios de Marleide.

Marleide por entre a raiva e o amor se garantia, pois tinha paciência de pescador e memória de elefante. Sua família viveu sempre sob sua dependência, de forma que não passa um dia que um dos seus não lembre uma frase, um trejeito ou algo dela. Tenho certeza absoluta que nos momentos felizes e tristes, seus filhos e esposo mentalizam seu jeito conciliador e ponderado.

Dizem que existem pessoαs que entram em nossas vidas e não mudam nada, nem na sua própria, mas, há outrαs que entram e mudam tudo e uma delαs foi você Marleide! mesmo com a distância você sempre será minhα marleidinha - , nossa eternα marleidinha. Te amamos!

Termino dizendo que a saudade é imorredoura, ela sempre deixará um vácuo impreenchível e uma tristeza indelével, porém, sua presença na terra há de servir como referência àqueles que aqui ficaram, especialmente de seus filhos. Que eles saibam ter desprendimento para expurgar de seus corações a ira, o ódio e o desapreço, pois os valores morais e espirituais que sua mãe agregou na terra talvez tenham sido o diferencial de suas condutas e hão de balizá-los para todo o sempre, amem!

Glasdton de Oliveira Bezerra( sobrinho).

Reciprocidade III

Reparem que uma projeção feita indica que estamos na 84 posição no ranking do IDH, ìndice de desenvolvimento humano, razão pela qual deverá a nossa presidente se ater preferencialmente aos problemas de nosso país.

Reciprocidade II

Apesar do cenário alentador, pois é inusitado o Brasil oferecer ajuda ao FMI, espera-se que o governo federal se volte também para os grandes gargalos do povo brasileiro, quais sejam, sáude, segurança e educação, haja vista que esse boom econômico de nosso país não tem sido suficiente para atender as nossas demandas mais urgentes.

Reciprocidade

A presidente Dilma Rousseff disse que o Brasil está disposto a auxiliar o Fundo Monetário Internacional(FMI) no combate à crise econômica européia.

Aterrador

Definitivamente a bandidagem resolveu atingir em cheio as autoridades constituídas. Dessa feita, a vítima foi o deputado federal Eliene Lima(MT) que foi baleado durante um assalto. Cenário aterrador e preocupante.

Abertura II

Outras medidas serão tomadas até o final de ano, de forma que o regime cubano tenha um abertura gradual.

Abertura

DEpois de cinco décadas, os cubanos finalmente vão poder comprar ou vender casas e propriedades privadas. Essa medida precede de uma outra em outubro que permitiu que o cidadão possa comprar ou negociar veículos.

Reflexão

"Não basta sonhar, você tem que realizar. Não basta falar, você tem que agir. Não basta querer, você tem que merecer"( anônimo).

Homenagem II

Hoje será a missa de sétimo dia, onde espera-se a presença do senador José Agripino, amigo figadal do ex-prefeito. Expedito era uma pessoa bastante carismática e recebeu bastante homenagens de todas as matizes políticas do município de Areia Branca.

Homenagem

Um grande número de pessoas compareceu ao velório do ex-prefeito Expedito Leonêz, aqui da cidade de Areia Branca. A governadora Rosalba Ciarlini compareceu ao evento.

Natalício

Gostaria de parabenizar minha cunhada Leidiane Brito, assim como, a professora Clécia Carvalho, que vem a ser filha do saudoso Roseno, aniversariantes do dia. Desejo firmemente prosperidade e sucesso a ambas.

Previdência II

Além de objetivar atnuar os prejuízos que teve, a ação do INSS tem inovidavelmente um caráter pedagógico, qual seja, o de difundir na cabeça do motorista os males de sua imprudência.

Previdência

E o governo federal ajuizou a primeira ação contra uma pessoa causadora de um acidente de trânsito, cuja família da vítima foi ressarcida pelo INSS.

Constitucional

O STF julgou constitucional a fixação do salário mínimo por decreto. Ação intentada por PSDB, DEM e PPS, intencionava declarar ilegal referida medida.

Esperança

Vinha de Upanema na quarta-feira e avistei em sentido contrário um carro pertencente ao DNIT. Será que foram tratar sobre questões ligadas à BR 110? aguardemos.