sexta-feira, 3 de julho de 2009

Apoio

Concordo plenamente com Antônio Bezerra quando diz que aprovar um terceiro mandato para Lula seria estuprar a Constituição Federal.

È só Sarney?

È de se reconhecer que as irregularidades encontradas no senado já remontam a alguns tempos atrás, não sendo de Sarney a culpa exclusiva pelos demandos na mais alta casa parlamentar do país. Muitos senadores se benefeciaram de expedientes ilegais. Sarney tem um grande serviço prestado à nação, qual seja o de ser o condutor da transição democrática, o qual conduziu sem alarde. No entanto, toda essa pressão se justifica porque ele encarna a nódoa do patrimonialismo, homem de favores e que sempre misturou o público do privado, além de ser ainda o grande oligarca do século 20 que ainda sobrevive na política.

Jurista

Infelizmente nessa semana morreu o jurista Goffredo Telles Júnior. Incito os amigos a lerem "Carta aos Brasileiros" feita em 1977, ano em que vivíamos sob um forte regime ditatorial. Em um de seus últimos discursos, o jurista dizia aos advogados da necessidade de não se render à tentação da corrupção. Fará muita falta. A referida carta foi talvez o documento mais importante para a consolidação do regime democrático.

Nulidades

As pessoas que aparentemente antes de chegar ao poder mantinham uma postura simples e humilde e após conquistá-lo passam por um verdadeiro processo de metamoforse, na verdade nunca as tiveram-na. Na verdade, as usou indebitamente para se locupletar politicamente e passar a legitimar a prepotência e a arrogância. São pessoas sem nenhum valor, verdadeiras nulidades absolutas.

Professor Erivan

Devo dizer ao amigo professor Erivan que realmente fomos obrigados a sair do convívio cotidiano de nossa cidade e disso temos que ter saudade do povo amigo e simples, jamais de uma pequena súsia de politicos que fazem de nossos poderes constituídos uma sucursal de suas casas e de seus familiares.

Para refletir III

A esses administradore(a)s devo dizer que o poder é efêmero, ou seja, é transitório, ao cabo que as amizades são longevas. A embriaguez é passageira e a lucidez tende a ser longeva. Pensem nisso!

Para refletir II

Na verdade, não se deve culpar seus prepostos e apaniguados, pois eles consentem pela necessidade. Se deve culpar àqueles ou àquelas que inebriadas pelo poder, cometem barbeiragens sob um moralismo e lei falsos.

Para refletir

È incrível como algumas administrações usam os rigores da lei para perseguir até aliados, muito embora em casos que a própria lei permite. No entanto, para acobertar seus apaniguados de casa, faz todo o tipo de promiscuidade ética, evidentemente às expensas do erário público.

Ética deletéria

È verdade que o governo Lula trouxe significativos avanços nas áreas econômica e sociais. No entanto, não se deve olvidar que o desarranjo ético depõe contra a sua história.

Fiador II

Na verdade, o Presdiente Lula vê no PMDB o maior aliado para garantir a governabilidade e de oferecer um palanque para a ministra Dilma Roussef, pouco se lichando para os demandos no senado. O PT formalizará apoio a Sarney terça-feira. Saber que o presidente Lula um dia chamou o morixaba maranhense de ladrão.

Fiador

Definitivamente o presidente Lula é o maior fiador da permanência de José Sarney no senado.

Cautela

O PMDB aposta no senador Garibaldi Filho para assumir o mandato tampão em caso de renúncia de Sarney. Acho que o senador potiguar evitará um desgaste muito grande se não aceitar tal incumbência, pois será alvo de muita pressão e de cobrança até do "fogo amigo", até porque existem setores que até tentam o incluir em desvios de condutas acerca dos atos secretos do senado. È preciso ter cautela e ver quais seriam as consequências de assumir nesse momento tal posto, pois uma decisão sua pode determinar sua reeleição ou não.

Refém II

Aliás, manchetes hoje dão conta de que o PMDB ameaça deixar o governo se Sarney sair do senado. È que o senador exerce uma influência ainda muito grande no PMDB. Hoje se publica mais uma acusação ao senador amapaense: a de que o mesmo escondeu da Justiça Eleitoral uma mansão em Brasília avaliada em 04 milhões de reais. Essa denúncia pode significar a defenestração do senador do cargo de presidente do senado. Anotem.

Refém

Efetivamente a defesa intransigente do presidente Lula em relação ao presidente Sarney é o temor que tem de perder o PMDB, seja em relação a a provar seus projetos de governo, seja em relação à candidatura de Dilma Roussef. O governo do PT é refém do PMDB fisiológico, ou seja, daquela parcela de políticos que sempre foi governo, nada obstante reconhecer que o referido partido conta com quadros de grande consciência política, muito embora seja minoria.