segunda-feira, 13 de julho de 2009

Dr. Dorian

Nesse processo desgastante, queria cometer uma justiça: Dr. Dorian Carlos Freire tem tido uma conduta bastante equilibrada. Na qualidade de presidente do PMDB, Dorian tem agido como um magistrado, no afã quem sabe de juntar os pedaços. Ele age como um verdadeiro líder, um homem que tem o controle de sua família em suas mãos. Talvez tenhamos que trilhar caminhos diferentes na política, mais fica a admiração pela conduta de equilíbrio e ponderação, agindo como se fosse um bombeiro. Tenho certeza de que poderemos harmonicamente viver em palanques opostos, mais sempre com um sentimento de admiração e de consaguinidade que haveremos sempre de ter. Aliás, Dorian, minha mãe hoje é matriculada no PMDB por obra única e exclusiva de seu pai, hoje de saudosa memória. Vamos ao ringue da politica, mais não poderemos nos descurar da boa convivência e do liame da consaguinidade que nos vincula.

Divisor de águas

Gostaria de aqui nesse espaço estabelecer um divisor de águas: O debate das idéias mesmo que divergente é salutar. Porém, quando a coisa descamba para o lado pessoal não é producente. Nossos poucos leitores não merecem isso. Então, não vou ficar aqui nesse espaço que se predispõe a ser produtivo refutando leviandades e coisas infundadas, até porque não é de meu feitio. Nunca foi do meu feitio baixar o nível. Continuarei a criticar pontualmente quando for necessário e elogiarei quando merecer. Esse espaço é democrático e oferece até a prefeita para que faça o bom combate. Só não darei azo a quem pretender enxovalhar a moral de pessoas que nada têm a ver com esse processo, até porque ele tem sido agonizante e que fere indiretamente pessoas de ambos os lados. Como já disse, a prefeita tem familiares a quem eu tenho a maior consideração e apreço, de ambos os lados. Portanto, nada de baixar o nível.

Ingratidão

Num é preciso ser inteligente a ponto de se descobrir quem foi verdadeiramente o principal condutor da vitória da unidade popular em 2008. A própria oposição reconhece Jorge como a principal liderança municipal. Por isso que eu acho uma insensatez algumas pessoas da situação imolarem o ex-prefeito. Além de ser uma insensatez, é uma ingratidão sem limites.

Desagravo

Gostaria de dizer ao professor Erivan Silva que estou extremamente sensibilizado com seu desagravo. Que bom saber que pessoas do seu naipe e conduta tenham entendido meu verdadeiro objetivo

Polêmica II

Só espero que isso não sirva para arranjar intrigas pessoais, pois críticas ao administrador público não poderão ser transportadas para inimizade pessoal, eu que sempre fui adepto da cordialidade.

Polêmica

Não pretendo mais polemizar, pois acho que já disse o que penso a respeito da atual administração municipal, pensando até que isso poderia ter um efeito pedagógico e que essa gestão pudesse avançar.Não é o que estamos vendo, infelizmente, pois os seguidores da prefeita insistem em fomentar a animosidade e a discórdia. Isso não é bom! Espero que eles tomem juízo e respeitem as posições antagônicas.

Que pena!

È uma pena que existam comentários desairosos até contra o ex-prefeito, logo ele que foi o principal condutor da campanha vitoriosa de 2009. Repito:não acredito que a prefeita, a despeito de não aprovar sua administração, venha compactuar com esse verdadeiro festival de baixaria. È de se lamentar que seguidores da prefeita municipal, a despeito de pretenderem ajudá-la, colocam o grupo vitorioso de 2008 numa crise politica imprevisível. Nesses momentos, é preciso saber dosar.

Desabafo II

Nunca imaginaria que as considerações partidas de um cidadão comum e eleitor da prefeita fossem descambar num festival de baixaria e de impropérios. Imaginaria que essas críticas fossem ter um efeito pedagógico. No entanto, as reações foram despropositais e que estão tendo um efeito contrário. Isso não é bom para a democracia. Digo honestamente aos partidários do discurso rasteiro que suas táticas são inconsequentes e que acarretará numa crise muito maior e de consequências imprevisíveis. Nesse momento, o bom sendo determina equilíbrio e ponderação, pois o ataque gratuito é perigoso. Não atinjam gratuitamente a quem os ajudou. O regime democrático não nasceu para perenizar as relações politicas, pois ele pressupõe a convivência dos contrários. Não sou obrigado a eternamente viver sob o jugo de um determinado governo. Vocês que tão bem souberam fazer oposição, respeitem também àqueles que não mais comungam com seus ideias. Isso fará bem a democracia.Efetivamente vocês não estão sabendo usar a tática certa.Repito: as posições extremas e de intolerância são marcas que todos nós deveremos deixar para trás. Elas não não condizem com a modernidade.

Desabafo

É uma pena que num regime democrático algumas pessoas que se dizem instruídas tomem posições extremas ao não aceitar críticas. Estava olhando os comentários postados nesse modesto espaço, quando pude observar que um cidadão e/ou cidadãos estão postando comentários desaforados e que atingem à dignidade das pessoas, talvez numa retaliação as considerações feitas aqui e que todos os amigos leiores sabem. Essas pessoas reclamam pelo fato de que não os publico. Quando se é uma crítica elegante e que construa não teimo em publicar. No entanto, esses comentários são pejorativos e partidos de pessoas inconsequentes, as quais, a despeito de na sua maioria terem formação acadêmica, não honra com sua honraria universitária. È evidente que eu suponho quem sejam essas pessoas. É uma pena, afinal, são pessoas relativamente próximas e que eu pensava que eram dignas de minha consideração. Agora, é preciso ter calma e cautela, pois nós somos mortais e como tais passíveis de erros. È preciso que elas saibam que também têm defeitos, aliás, defeitos inconsertáveis e que podem atingir em cheio suas honorabilidades . Ora, eu conheço vários defeitos de muitas pessoas, os quais não gostaria nunca de divulgá-los e nem pretendo, pois eles são extremamente comprometedores. Em nenhum momento em minhas declarações ataquei a honra pessoal da prefeita, seja como mãe, esposa ou enfermeira, pelo contrário, comentam que é uma grande filha, de maneira que também não vou aceitar que minha honra e de minha família sejam enxovalhadas. Reprovo a atuação da prefeita, acho que sua administração não é profícua, sem no entanto, me imiscuir em momento algum em sua honorabilidade pessoal,que, aliás, nada a desabona. Não quero crer que a prefeita compactue com isso. Não acredito. Agora, vou lamentar muito se eventualmente setores de minha família estiverem presentes. Eu jamais imaginaria que fossem capazes disso. Espero que não!Não pratiquem o jogo sujo. Se vocês pensam que com essa tática estão ajudando, estão enganados.O jogo sujo, a intolerância e as inconsequencias podem ter um efeito contrário, isto não tenham dúvidas. Tenho vários defeitos, porém, não procuro consertá-los às expensas de quem quer que seja. Seria bom essas pessoas refletirem e medir as consequencias de suas inconsequências.