sexta-feira, 28 de outubro de 2011

Luta II

O reconhecimento por parte do STF da legitimidade do piso salarial não se estende a todo o país, vale dizer, apenas o órgão constitucional declarou que a lei é legal, cabendo as entidades representativas buscarem esses direitos na instância adequada. O crivo da instância constitucional vocês já possuem. A justiça tem que ser provocada. Mãos à obra!

Luta

O município alega como principal óbice à implantação do piso, o fato de que já está no limite prudencial. Ora, então porque os professores não vão à justiça estadual em busca do cumprimento do piso salarial - já validado pelo STF - e assim cai por terra o principal argumento do governo, pois é sabido que o cumprimento de decisões judiciais por parte do gestor não o penaliza perante a Lei de Responsabilidade Fiscal.

Protesto II

Josiel Gondim mandou bem quando disse que são notórias as dificuldades a serem enfrentadas pelo Município para a implantação do piso. Ocorre que, é visível a incapacidade de diálogo do executivo, gerando para ambas as partes um conforto desnecessário.

Protesto

Um grupo de professores de Upanema hoje foi a RPC conclamar a população para comparecer a um ato de protesto segunda-feira em repúdio à não implantação do piso salarial dos professores.

Concordo

Para não dizer que só falei de espinhos, concordo com Anaximandro quando o mesmo afirma que a política é dinâmica e que está sempre suscetível a mudanças. Isso é fato!

Exame II

O exame de ordem é um divisor de água que pretende selecionar os melhores profissionais no mercado, de forma a evitar a inserção de maus profissionais. È um prêmio a quem estuda.

Exame

Já o STF julgou constitucional o exame de ordem da OAB, espécie de filtro para os profissionais que objetivam advogar ou praticar atividades congêneres.

Intolerância zero

Apesar da polêmica gerada especialmente na comunidade religiosa, penso que o STJ agiu na vanguarda dos acontecimentos, pois a união homoafetiva é uma realidade sob a qual não podemos mascarar. A intolerância e o preconceito devem ser banidos da sociedade organizada, apesar de respeitar as opiniões em contrário.

Casamento II

Logicamente que essa decisão não é vinculante, não estando obrigado os juízes a seguirem essa linha externada pelo STJ. No entanto, abrirá um grande precedente e poderá ser futuramente uma questão sumulada.

Casamento

O Superior Tribunal de Justiça valdidou o casamento gay, de forma que a partir de agora em tese, as pessoas do mesmo sexo podem contrair matrimônio.

Franciscana

E olhe que João Carlos tem isenção para falar. È um profissional da maior estatura e não necessita de fiador para se estabelecer na vida. Como tenho dito: João Carlos descende de uma família honesta e que nunca usou a politica como trampolim para subir na vida. Pelo contrário, Antônio e Zé Lopes ao saírem da prefeitura, sairam de mãos limpas. Pobreza franciscana na verdadeira acepção da palavra, de modo que é o reconhecimento dessas pessoas que nos move a continuar na luta.

Paraquedas

È como o amigo disse: não devo dar crédito a pessoas pequenas. O que vale é o reconhecimento da maioria da população, pois se não somos os melhores, também não somos os piores. Não somos recalcados a ponto de não reconhecer os valores das pessoas, diferentemente de uma pequena súsia que faz da inveja seu norte de vida. Não vivemos de paraquedas. Ao trabalho, isso sim!

Grato

Gostaria de agradecer penhoradamente ao meu amigo João Carlos Lopes Bezerra pela solidariedade prestada à minha família.