segunda-feira, 21 de outubro de 2013

Restrito

Hoje  o Democratas se restringe basicamente a 04 lideranças nacionais, como o senador José Agripino, prefeito Antônio Carlos Magalhães Neto, deputado federal Ronaldo Caiado e o vereador César Maia. 

Greve de fome

Domingos Dutra( ex-PT) é um deputado atuante e que se notabilizou por seu comportamento radical frente às alianças pragmáticas de seus ex-partido, chegando inclusive a fazer greve de fome na Câmara dos Deputados. 

Surpresa

O que mais me surpreendeu nessas mudanças partidária foi a inscrição do deputado Domingos Dutra no partido do solidariedade, comandado pelo pelego Paulo Pereira da Silva. 

Falta de rigor

Para se ter uma idéia como a criação de novos partidos na sua maioria não vem acompanhado de uma rigorosa seleção. 45%( quarenta e cinco por cento) dos congressistas que se filiaram no PROS e SOLIDARIEDADE são investigados pelo Supremo Tribunal Federal. 

Prural

Agora, apesar de não ser adepto do Democratas, penso que a inflexão do DEM é ruim para a democracia brasileira, afinal, o movimento de oposição é importante e evita que se queira adotar no país uma ditadura de partido único. Vivemos em um país plural. 

Erro

Não se deve olvidar que José Agripino errou quando não oxigenou o Democratas, na medida em que não atraiu pessoas situadas mais ao centro e não avançou no ideário partidário. 

Estremecimento

Aliás, a saída do deputado Betinho Rosado do partido estremeceu de vez as relações de Zé Agripino com o casal Carlos Augusto e Rosalba. 

Dificuldade

Até aqui no Rio Grande, Estado onde o Democratas tem a única governadora, o partido tem dificuldades de reeleger o deputado Felipe Maia, o que fez o senador José Agripino dizer que faria qualquer negócio para reelegê-lo, colocando a reeleição de Rosalba Ciarlini em segundo plano. 

Cooptação II

Muitos desses filiados estão se inscrevendo no PROS e mais recentemente no PSD, partidos que tendem a estar com a presidente Dilma ano que vem. 

Cooptação II

È evidente que a criação de novos partidos está sendo fomentada pelo governo federal e muitos filiados daquele partido(DEM) estão sendo cooptados a aderir às novas siglas.  

Profecia

Parece que a profecia do ex-presidente Lula de extirpra o DEM está se consumando de forma indireta pelo governo.