quinta-feira, 7 de março de 2013

Romantismo

Os movimentos de Chávez tinham muito de romantismo, afinal, não se via uma política vigorosa de enfrentamento dos Estados Unidos em relação à politica venezuelana, sem embargo de dizer que os dois países mantinham grandes contratos comerciais atraves do petróleo.

Líder IX

Não se deve olvidar que a morte de Chávez poderá ser um divisor de águas na revolução socialista em curso na américa, muito embora considerar que os discursos inflamados de Chávez eram arroubos e representava uma ode à Simon Bolívar, daí o adjetivo bolivariana.

Líder VIII

O certo é que nos 14 anos do governo Chávez a linha de pobreza no país reduziu consideravelmente, em contraponto ao crescimento da dívida, justamente por gastos públicos exorbitantes oa bel prazer de Chávez que tinha o controle do parlamento venezuelano, sobretudo na sua politica financista de países solidários ao seu projeto ao combate à  politica neoliberal e de intervenção dos Estados Unidos. 

Líder VII

O certo é que Chávez deixou um país altamente dividido entre ricos e pobres, de forma que não se sabe se Nicolás Maduro( vice presidente) terá o vigor necessário para que não aja um recrusdecimento de uma guerra civil.

Líder VI

Chávez financiava projetos na Bolívia, Argentina e Equador, países que certamente sofreram um duro golpe, pois seus governantes tinham nele um instrumento valiosíssimo de perpetuação de poder e de redução da influência dos Estados Unidos na região.

Líder V

Aliás, os lampejos de Chávez contra os Estados Unidos nunca passaram de retórica sem ações concretas, pois era preciso manter aquele discurso xiita para poder manter a revolução bolivariana.

Líder IV

Contraditório, apesar de defender a soberania dos povos, Chávez se aliou a regimes tirânicos como da Líbia e do Irã, unidos num objetivo comum de combater os Estados Unidos, tido como inimigo número 01, apesar de depender deles para comprar seu petróleo.

Líder III

Apesar das dificuldades econômicas impostas à Venezuela através da  expropriação de  empresas e imóveis privados, Chávez ofertou  programas do governo que possibilitaram aos pobres acesso a alimentos baratos, atendimento de saúde gratuito e entraves foram derrubados para o ensino superior.

Líder II

È evidente que a revolução bolivariana colocada em jogo por Chávez sucumbirá se não tiver alguem capaz de encarnar  o fôlego popular de Chávez, figura que se notabilizou por bater de frente com o imperialismo ianque. 

Líder

Chávez foi um líder de massas que conseguiu galvanizar para si um forte apelo popular daqueles venezuelanos que antes e sentiam excluídos do processo de democrático. Grande agitador de massas. 

Consequências

Efetivamente que a morte de Hugo Chávez trará algumas consequências além do simbolismo pela seu radicalismo em relação ao império americano.