segunda-feira, 4 de fevereiro de 2013

Desmoronamento

Aliás, o sistema partidário no país começou a desmoronar quando o Partido dos Trabalhadores aderiu ao fisiologismo e as velhas práticas viciadas e tão bem  combatidas por ele, cuja consequência foi o envolvimento de membros seus  em atos de corrupção.

Antagonismo

Isso é muito nítido quando você observa a linha do PMDB no Rio Grande do Norte e em Brasília, posições altamente antagônicas e que contam com o aval de figuras do PT como a deputada Fátima Bezerra, cujo desejo de ser senadora faz com que compactue com posturas  outrora inimagináveis.

Toma-lá-dá-cá

O PMDB, partido de notável importância na redemocratização do país e de figuras extraordinárias como Ulysse Guimarães, Severo Gomes, Marcos Freire, Tancredo Neves, Teotônio Vilela e outros igualmente notáveis, se apresenta hoje como um partido de federações, sem uma constância ideológica, vale dizer, o partido se comporta em seus estados de acordo com as conveniências, cuja maior bandeira é o do fisiologismo e/ou verdadeiro toma-lá-dá-cá, troca de favores, clientelismo

Sonegação

O certo é que com os vícios de comportamento adotados, o parlamento brasileiro sonegou aos brasileiros seus anseios de moralidade política, sobretudo após a eleição de Renan Calheiros para a presidência do senado. 

Estranho II

Esse tipo de convergência entre partidos de identidade distinta soa estranho e não é salutar à democracia. Mais parece arrumadinho. Como dizia Nelson Rodrigues: "toda unanimidade é burra". 

Estranho

O que mais me impressiona nas eleições para as presidências do senado e da câmara é o alinhamento de siglas como PT, DEM, PPS e PSDB. Muito estranho.