segunda-feira, 29 de outubro de 2012

Derrota

Apesar da vitória pessoal em São Paulo, o ex-presidente Lula foi derrotado também de forma pessoal em Manaus com a vitória de Artur Virgílio, a quem Lula prometera expurgar da politica.

Perda de espaços

As vitórias do PSOL em Macapá e do PTC em São Luiz apontam que o ex-presidente José Sarney está perdendo espaços na politica brasileira. Vamos aguardar.

Sintomático

Uma frase atribuída a Tancredo Neves, porém dita por Magalhãe Pinto nunca esteve tão em voga como agora nas eleições de Eduardo Paes e Gustavo Fruet: “A política é como nuvem. Cada hora está de um jeito”. Sintomático.

Mutante

Realmente a politica é bastante mutante, pois hoje Paes e Fruet são aliados do PT, inclusive, Fruet era o mote que precisava o PT de viabilizar a candidatura da Ministra Gleisi Hoffmann ao governo do Paraná.

Ferrenha

Ora, Paes e Fruet atuaram em 2005 na CPI dos Correios e de maneira ferrenha investigaram o governo Lula, o qual inclusive foi ameaçado de sofrer processo de impeachement.

Mensalão

As vitórias de Gustavo Fruet em Curitiba e Eduardo Paes, ambos com o apoio do PT, têm uma significação muito forte.

Cidadelas

Aracaju e Mossoró também podem ser consideradas cidadelas do DEM e as vitórias de seus candidatos - além da Bahia - levaram o senador José Agripino a descartar qualquer tipo de fusão com outro partido.

Redenção

Aliás, a Bahia pode ter sido a redenção do Democratas(DEM), porque elegeu Antônio Carlos Magalhãe Neto em Salvador e José Ronaldo  em Feira de Santana, duas cidades importantes.

Carlismo

A vitória de ACM Neto em Salvador teria sido a volta do carlismo revigorado na Bahia?

Simbologia II

Diadema -  até então reduto do petismo - foi a primeira cidade paulista a eleger nos idos de 1980 um candidato petista, daí considerar que a derrota naquela cidade foi bastante doída para o partido.

Simbologia

A derrota do PT em Diadema tem uma simbologia muito forte.

Desequilíbrio

Não se deve olvidar que a vitória do PT em São Paulo atenuou a perda do partido em importantes capitais do Brasil, como Fortaleza e Recife, redutos do petismo. A situação teria se complicado se não houvesse vitória na capital paulista.  São Paulo foi o fator de desequilíbrio.

Postes

Aliás, Lula eletrificou dois postes que praticamente expurgarm José Serra da politica: Dilma e Haddad.

Fiador II

Lula foi persistente a tal ponto de comprar uma briga com expoentes do PT paulista. Ele foi o principal articulador para qeu Marta Suplicy assumisse o Ministério da Cultura e aderisse de vez ao palanque de Haddad.

Fiador

O ex-presidente Lula é o maior fiador da vitória de Fernando Haddad em São Paulo.

Arrogante

Serra arrotou arrogância ontem ao não reconhecer que sua carreira política tinha chegado ao fim.

Derrocada

A derrota de José Serra representa literalmente sua derrocada politica, especialmente em cargos executivos, decorrente de sua arrogância e de sua ansiedade em pretender ser presidente da república.

Paradoxal

Pode até ser paradoxal, porém, a derrota de José Serra em São Paulo foi importante para o senador Aécio Neves, na medida em que ele vê suas chances de se viabilizar como o candidato do PSDB à presidência da república aumentarem de forma substancial.

Liderança

Resta saber se a prefeita Luizianne Lins assume o papel de principal opositora à família gomes no Ceará, pois apesar da derrota de seu candidato, Luizianne se consolidou como uma liderança, especialmente na cidade de Fortaleza.

Poderio

A vitória de Roberto Claudio em Fortaleza reforça o poderio político  do clã gomes no Ceará, comandado pelo ex-ministro Ciro Gomes e o governador Cid Gomes.