sábado, 8 de outubro de 2011

Fogo amigo

Terminado o prazo de filiações para 2012, percebe-se nitidamente que a prefeita Maristela tem vários fogos amigos dentro de seu grupo. Todo cuidado é pouco.

A volta dos que não foram X

Agora, seu desempenho parlamentar é sofrível,a ponto de patrocinar recentemente a festa do pão e circo, expondo ridicularmente a população à situação vexatória de comer bolos em via pública. Esse não é o verdadeiro papel do legislativo. È sempre assim: o vereador tem se sobressaído politicamente mais por ações espetaculosas e menos por contribuir para o bom debate na Câmara Municipal.

A volta dos que não foram IX

Aliás, o vereador tem sobrevivido politicamente pelas maquiagens que tem feito na câmara municipal, pois do ponto de vista de legislador e fiscalizador seu desempenho é sofrível. Vejo muita gente fazer loas ao que ele fez ao site da Câmara, ao oportunizar que as sessões sejam transmitidas ao vivo. Ora, são apenas ações que já vêm sendo feitas em todo o âmbito do Poder Legislativo e que obrigatoriamente tem que ser cumpridas. O vereador - sejamos justos- apenas teve o mérito de implementá-las.

A volta dos que não foram VIII

A carreira politica do vereador é de uma tibieza sem precedentes. Até parece que não tem luz própria, pois tem titubeado nas palavras, não consegue ser consistente naquilo que diz, vale dizer, sua trajetória política é nebulosa, inconfiável, reticente, vide o episódio da eleição da presidência da câmara, de modo que esse seu mais novo comportamento não me surpreende.

A volta dos que não foram VII

Aliás, nesse ínterim, dizem que o vereador conspirava contra a candidatura da prefeita e tentava viabilizar uma outra candidatura. Resumindo: também como num passe de mágica, a quebra de compromisso da prefeita foi esquecida e para o vereador ela passou a ser a solução de todos os nossos problemas. Aliás, a curta carreira politica do vereador tem sido sempre assim.

A volta dos que não foram VI

Ocorre que, ultimamente o vereador andava borocochó com a prefeita e dando sinais de insatisfações, alegando falta de compromissos, de forma a conjecturar sua saída do PMDB com expoentes da oposição.

A volta dos que não foram V

Vamos ao vereador Dárcio: até então eu entendia seu alinhamento à prefeita Maristela, nada mais natural.

A volta dos que não foram IV

Não acredito que em menos de 01 mês a prefeita de Upanema tenha transformado seu modo de administrar, de maneira tal a convencer o vereador de que ela é a solução para os nossos problemas. O senhor vai ter que explicar esse processo precoce de metamorfose.

A volta dos que não foram III

Apesar do apreço que tenho ao vereador, penso que o mesmo está sem discurso, pois não consigo enxergar como num passe de mágica o vereador vá dizer aos seus eleitores que Maristela foi a maior prefeita de Upanema.

A volta dos que não foram II

O vereador Nenen do Cabano até 01 mês atrás era um crítico fervoroso da administração da prefeita Maristela, além de ardoroso defensor da candidatura oposicionista, talvez a voz mais veemente no discurso oposicionista.

A volta dos que não foram

Inexplicáveis as permanências dos vereadores Dárcio Régio e Nenen do Cabano no grupo que oferece suporte à prefeita de Upanema, especialmente desse último.

Consequências XV

Quanto ao PSD, já nasce forte em Upanema. As filiações dos vereadores Anísio Júnior e Gineton Costa, além de ex-vereadores, dão uma mostra de que esse partido deverá ser ouvido nas composições com vistas ao processo sucessório de 2012.

Consequências XIV

Com isso, acabaram também as preocupações reinantes no grupo de Luiz Jairo de que Jorge de última hora seria candidato, abrindo um grande leque de possibilidade de apoiamento ao engenheiro agrônomo.

Consequências XIII

Outra coisa que ficou definida é que Jorge e Céliton ao se desvincularem do PMDB e em não se filiando no prazo oportuno a nenhum partido politico, acabaram com as especulações de que um dos dois seria candidato em 2012, uma vez que a legislação eleitoral já não mais permite.

Consequências XII

O certo é que Luiz Jairo saiu fortemente fortalecido do processo e tende a consolidar sua condição de único candidato oposicionista, provavelmente com o apoio de Jorge e Céliton Luiz, assim como da maioria avassaladora das lideranças que os acompanham. Digo mais: seria muito difícil Jorge convencer essas pessoas a recuarem e apoiar eventualmente uma remotíssima candidatura de Manezinho pelo PMDB.

Consequências XI

Manezinho além de expor sua falta de solidariedade aos seus primos, ao não os acompanhar na desfiliação do PMDB, perdeu uma ótima oportunidade de ser o companheiro da chapa oposicionista ou quiçá ser a cabeça, pois ainda faltam 08 meses para a definição das candidaturas, haja vista que em política não existe o impossível.

Consequências X

Aliás, mesmo que remotamente Manezinho se viabilize como candidato, muito dificilmente ele terá o apoio das pessoas já comprometidas com o projeto oposicionista e que fazem parte do grupo de apoio ao ex-prefeito Jorge Luiz, o qual, a despeito de ter saído do PMDB, liberou seus amigos para tomarem o destino que lhes convier.

Consequências IX

Mas, a conduta de Manezinho eu compreendo. Ele trabalha com a hipótese de que a prefeita se desgaste mais ainda e possa ser o candidato ungido pelo partido. Observe que como a prefeita está ladeada de pessoas que de forma transversa torcem que a mesma se inviabiliza politicamente.

Consequências VIII

E aí Manezinho terá que conviver com o ex-prefeito Valério Augusto, pessoa já escalada para bater duramente no ex-prefeito Jorge Luiz, de maneira que será difícil a coabitação do vice prefeito. Aliás, a própria prefeita ja demonstrou com seua atos que seu maior adversário é Jorge Luiz,de maneira que não se concebe a permanência de Manoel Carlos nesse palanque. No entanto, isso não será dificuldade para ele, uma vez que tem se postado como uma pessoa que não deve gratidão aos seus primos.

Consequências VII

Com efeito, ao não sair do PMDB, talvez ainda pensando em conspirar contra a candidatura de nossa alcaide, Manezinho com sua ansiedade poderá ter comprometido seriamente sua carreira politica, pois é evidente que a prefeita tem que alargar seu arco de alianças com os demais partidos e poderá expurgá-lo da chapa majoritária, até porque não confia no mesmo, a despeito de ser primo de Jorge e Céliton, muito embora aquele não tenha tido nenhuma solidariedade para com os seus primos.

Consequências VI

Passado referido prazo, é evidente que com a saída de Jorge e Céliton do PMDB, a prefeita já não alimenta mais nenhuma chance de que os mesmos viessem a apoiá-la em 2012, de forma que a mesma agora está livre para incrementar seu arco de alianças e entrada de Valério no PMDB tem algo de simbologia nisso.

Consequências V

Ora, é evidente que antes de se encerrar o prazo de filiações, a prefeita habilmente alimentou essa idéia, objetivando pelo menos neutralizar os irmãos Luiz. Vários sinais foram dados, como a entronização do vice prefeito no comando da prefeitura, como se fosse um gesto de apreço e gratidão.

Consequências IV

Especula-se que a prefeita poderia ceder o lugar para o vice prefeito na cabeça de chapa, fato este remotíssimo.

Consequências III

Isso além de significar um esfacelamento da sigla local, significa que ambos não deverão estar no palanque peemedebista em 2012, configurando-se a ruptura da parceria vitoriosa de 2008, já que é evidente que a prefeita será candidatíssima à reeleição.

Consequências II

Inicialmente a coisa mais momentosa foram as desfiliações do ex-prefeito Jorge Luiz, Céliton Luiz e demais familiares do Partido do Movimento Democrático Brasileiro(PMDB).

Consequências

O fim do prazo de filiação para quem deseja se candidatar no pleito de 2012 revelou em Upanema fatos que podem definir muita coisa.