sábado, 1 de novembro de 2014

Pedagógico IV

Aí fica um alerta para os políticos que querem se fortalecer desprezando antigos correligionários, fazendo uma equivocada política de dividir para somar. Precisa combinar com o povo.

Pedagógico III

As urnas de 26 de outubro deixaram um recado bem atual de que esse modo de fazer política faliu, na medida em que o eleitor enfaticamente baniu  os acordos e os conchavos, onde o seu voto é colocado como moeda de troca.

Pedagógico II

Contudo, há algo mais emblemático. Após as eleições, disse aqui neste espaço que a vitória de Robinson Faria teria um caráter pedagógico. Pois bem. Antes  de mais nada, quem mais perdeu nesta campanha foi a política quadrada, de negociatas  em gabinetes e principalmente, de desrespeito ao eleitor.

Pedagógico

È sabido que vários políticos saíram desprestigiados nas eleições estaduais e que terão que repensar a forma de fazer política.

Discórdia

Infelizmente  houve por parte de algumas pessoas em Upanema  a antecipação das eleições municipais de 2016, quando, desrespeitosamente, pessoas que estavam no mesmo palanque insuflaram a discórdia.

Estratagema III

O que se vê de acólitos do prefeito é que o grupo de Luiz Jairo literalmente acabou com o PMDB de Upanema.

Estratagema II

Os líderes do PMDB também erraram na medida em que poderiam ter saídos fortalecidos se tivessem tomado atitudes que são óbvias. Tiveram a grande oportunidade de zerar o jogo e viabilizar o PMDB enquanto partido local.

Estratagema

Aliás, algumas pessoas que acompanharam o prefeito Luiz Jairo nessas eleições cometeram um erro crasso na noite do primeiro turno ao gritarem palavras de ordem e colocar músicas de Luiz Jairo e Juninho, o 22, desprezando grande parte das pessoas do PMDB que votaram maciçamente em Henrique. Entendo que a música a ser entoada era o do candidato. Repito: acho que esses erros não foram patrocinados pelo prefeito.

Óbvio III

Mais atrás, víamos  eleitores que votaram em Manezinho, inclusive lideranças do PT municipal, diversamente do que ocorria lá na frente, a maioria impiedosa de pessoas que votaram em Luiz Jairo e que estavam na vitória de Robinson, inclusive o vice prefeito e o vereador Gineton.

Òbvio II

Em conversa com o amigo Amadeu Júnior, o mesmo conseguiu vislumbrar uma constatação relevante, qual seja, a de que a maioria do povo que estava na vitória de Robinson Faria era composta maciçamente de eleitores que votaram no prefeito Luiz Jairo, os quais estão sendo agora achincalhados por acólitos do mesmo, num claro erro de estratagema, o qual não acredito que tenha a chancela do alcaide municipal.

Óbvio

Daí vocês tirem sua conclusões. O candidato Manezinho teve mais de 4000 votos na campanha de prefeito, exatamente a mesma votação de Henrique nestas eleições.

Mico II

Aliás, esse mico se estendeu a praticamente todas as cidades do RN, o que obviamente talvez se explique a derrota acachapante de Henrique, que tentou unir óleo com água.

Mico

Portanto, há uma certa dose de injustiça de partidários do prefeito ao dizer que o PMDB de Upanema não tenha votado em Henrique, tanto votou que Henrique ao vir à Upanema teve dois palanques, talvez o maior mico da campanha.

È fato II

Contudo, é fato também que Henrique teve o apoio do PMDB, com Manezinho, Dorian, Antônio Targino, Valério Augusto, Canindé Rocha e teve os votos de fiéis partidários como Maria e Chico Gama.

É fato

È fato que o prefeito Luiz Jairo trabalhou com afinco no apoio à candidatura de Henrique Alves, como também foi coerente ao não patrocinar o chamado pula pula no segundo turno.