quinta-feira, 24 de junho de 2010

Ingerência política

O manejo equivocado e político-partidário de verbas públicas tem ocasionado situações dramáticas como ocorreram em Alagoas e Pernambuco. Enquanto esses Estados pouco ou não receberam verbas públicas para prevenção desses dessas calamidades naturais, o Estado da Bahia recebeu 57% 40,1 milhões) para prevenir esses desastres.Não por coincidência, o ministro da épca era Geddel Vieira Lima, candidato ao governo daquele Estado. Essa ingerência política compromete a vida de milhares de pessoas.

PP

O prefeito Ivan Júnior de Assu assumiu o comando do PP no Rio Grande do Norte em substituição a Benes Leocádio que se bandeou para o lado de Iberê. Ivan me parece ser um jovem de pés no chão, bastante articulado e coerente com seus compromissos.

Abuso II

È lógico que o método da escuta é um componente importante na investigação,vale dizer, é um instrumento eficientíssmo no combate ao crime organizado, mas, ela tem que ser assentada em posturas criteriosas. È evidente que existe advogados que exorbitam de sua imunidade profissional, ou seja, são verdadeiros bandidos. Ocorre que, é uma pequena minoria que usa as prerrogativas profissionais para viverem de atividades ilícitas.

Abuso

Para esconder sua incompetência no que se refere à segurança pública, os governos usam de sórdidos métodos consistentes em tolher direitos fundamentais para dar uma resposta à sociedade. Agora, o governo instalou equipamentos de aúdios e gravações nas peniteciárias para proporcionar a escuta de conversas entre presos e advogados, muito embora o Código de Processo Penal garanta o sigilo dessas conversas.

Fragilidade

A busca de um vice no frigir dos ovos por Iberê e Serra denota muita fragilidade politica, ou seja, passa a sensação para o eleitorado de inviabilidade eleitoral.

Bate ou não bate II

Mesmo voando em berço esplêndido nas pesquisas, o governo Lula ainda tem alguns senões contestados pela população, especialmente nas áreas de educação e segurança. A estagnação de Marina da Silva é outro motivo de preocupação dos tucanos.

Bate ou não bate

Eis o dilema do PSDB: bate ou não bate no presidente Lula. Na verdade, Lula é o candidato de fato do governo à presidência da república.È certo que Serra não deverá polarizar entre Lula e FHC, porém, precisa achar meios de detectar erros nesse governo.

Hipocrisia III

As aparições do presidente Lula em programas eleitorais fazendo a apologia escancarada de Dilma Rousseff evidencia a fragilidade de sobreditas leis. È o presidente pregando a desobidiência civil. Resultado: a ministra mesmo sendo um poste, reúne plenas condições de ganhar a peleja eleitoral ainda no primeiro turno. Simples.

Hipocrisia II

Acho que essas leis deveriam ser riscadas do nosso ordenamento jurídico, dada sua inaplicabilidade. As punições são ínfimas e incentivam os pré-candidatos a transgredi-las.

Hipocrisia

A relação custo-benefício de quem transgride as regras eleitorais pré-eleições compensa, dada a tibieza de referidas leis.

Arapongagem

Notícias dão conta de um esquema de arapongagem na receita federal de modo a quebrar o sigilo fiscal clandestinamente de pessoas que destoam das opiniões de altas figuras da república. Esse modo de aparelhamento do Estado pelo PT é o que me preocupa.

Difícil

Penso que dificilmente o TSE ampliará o raio de coligações diferentes, de modo que a opção de Iberê ficará restrita aos já aliados, ou seja, marcahará com a chapa puro sangue ou cederá a vaga de vice ao PT.

Despreparo

Um guarda municipal foi assassinado ontem em Natal após uma discussão. Eu tenho dito que não há um preparo adequado dos guardas municipais, pois não possuem nenhuma estrutura para desempenhar a contento o seu trabalho. Além disso, extrapolam em sua funções e são sempre suscetíveis a fatos lamentáveis como o que ocorreu ontem em Natal.

Sem frescura

O vereador sem frescura, Chico da Prefeitura, poderá ser uma grande surpresa nas eleições para deputado estadual, ainda mais que em Mossoró hoje existe um grande vácuo daquelas pessoas que não querem votar em Larissa e Leonardo Nogueira. Anotem.

Exagero

Efetivamente o marketing da senadora Rosalba Ciarlini exagerou na dose ao descaracterizar quase por completo a pessoa da mesma. Parece mais um personagem de ficção. A rosa não precisa disso.

Nilo Santos

Lamento profundamente a morte abrupta do jornalista Nilo Santos. Nilo era um dos maiores expoentes do jornalismo potiguar, tendo se dedicado à profissão com muito afinco e ética. Sempre que estava em Mossoró, fazia questão de acompanhar o programa cenário político que o mesmo ancorava na TCM. O Rio Grande do Norte e em especial Mossoró perde um homem de alta expressividade e que tinha ligações com todos os seus segmentos social. Lamentável.

Suplência

O empresário Rútilo Coelho(PDT) será escolhido primeiro suplente de senador do jornalista Sávio Hackradt(PC do B). O advogado Tomaz Neto fo literalmente escanteado.

Pesquisas

A pesquisa do ibope divulgada ontem constatou que a ministra Dilma Rousseff já está 5% à frente de José Serra. Além disso, mostrou que Serra tem um alto índice de rejeição. Dependendo de sua performance, só Marina Silva pode levar o prélio para o segundo turno, evidentemente se conseguir alcançar o patamar de mais de 10% do eleitorado. Acredito que a senadora acreana seja o divisor de águas nesse primeiro turno das eleições presidenciais.

Vanúzia Fonseca

Gostaria hoje de felicitar a professora Vanúzia Fonseca(vanuzinha) pela passagem de seu aniversário. Aniversariar não significa necessariamente envelhecer, porém, consolidação do regogizo pessoal e profissional. Assim é Vanúzia, com o passar do tempo, observamos com muita felicidade sua estabilização pessoal e profissional, construída através de sua forte personalidade. Parabéns!