sexta-feira, 29 de janeiro de 2010

Correto

Concordo plenamente com o professor Josiel quando o mesmo alerta que nós deveremos cobrar nas eleições que se avizinha não um milheiro de tijolo ou outra bagana qualquer, is to é, devemos cobrar e exigir ações positivas em favor da BR 110, do Banco do Brasil e outras questões que incrementem o desenvolvimento do nosso povo.

Cartórios

Através de uma liminar, o ministro César Peluso(STF) determinou a reintegração de vários notários dos cartórios do Maranhão por entender que o CNJ não possui prerrogativa de cassar uma decisão judicial. O Tribunal de Justiça do Maranhão através de decisão judicial garantiu a permanência dos referidos notários.

Deselegância

Ouvi de quem estava na audiência pública da BR que o deputado federal Betinho Rosado ao se referir o engenheiro Luiz Jairo, o fez deselegantemente ao saudá-lo como o candidato que foi derrotado pela prefeita Maristela. Se foi verdade, o deputado foi muito infeliz, haja vista que magoou uma liderança de mais de três mil votos em Upanema.

Amigos IV

È por isso que eu digo que a campanha estadual vai ser acirrada em face de que Iberê conta com a estrutura do Estado, além de ser um exímio aeticulador.

Amigos III

O prefeito de Passa e Fica e presidente do PP no Estado, Pedro Lisboa( Pepeu) afirmou que não seguirá a escolha de Robinson Faria de apoiar Rosalba Ciarlini. Vale registrar que o referido prefeito era um liderado e amigo incondicional de Robinson, vindo com uma desculpa vazia de que seu compromisso era o de apoiar Robinson se o mesmo fosse o candidato.

Amigos II

Ora, em rompendo com o governo, Robinson certamente perderá a quota de cargos de sua indicação o que tornará seu grupo mais vulnerável aos afagos do governo.

Amigos

Certamente o deputado Robinson Faria vai agora saber quem são seus verdadeiros amigos, ou seja, é chegada a hora da onça beber água.

quarta-feira, 27 de janeiro de 2010

Elogios

A governadora Vilma de Faria fez pessoalmente elogios à iniciativa do vereador Anísio Júnior acerca da audiência pública da BR 110.

Sintético

Instado por repórteres na audiência pública da BR 110 se desejava o apoio do ex-prefeito Jorge Luiz à sua candidatura ao senado, o senador José Agripino foi sintético: e quem não deseja?

Deselegância

Não repercutiu muito bem no seio oposicionista local a deselegância do deputado federal Betinho Rosado com o líder Luiz Jairo. Esse fato pode ter precipitado os rumores de que o mesmo não venha a apoiar o projeto de reeleição daquele.

Aguerrida

È preciso fazer justiça: a deputada Sandra Rosado tem sido muito aguerrida para tentar viabilizar a construção da tão sonhada BR 110. Aliás, mesmo nunca tendo apoiado a deputada e muito provavelmente não apoiará, o ex-prefeito Jorge Luiz deu um depoimento que atesta a veracidade da minha assertiva.

Improvável II

Aliás, acho acertadíssima a posição de Luiz Jairo acaso se confirme o apoio a João Maia. João Maia é um homem de muito trânsito em Brasília e tem se mostrado bastante fiel a suas bases, especialmente na alocação de recursos e de obras para os respectivos municípios, além do que apoiará a candidatura de Iberê ao governo do estado, de maneira que não poderá se falar de incoerência do líder oposicionista.

Improvável

Entendo ser pouco provável que a vereadora Adelcina Bezerra venha a apoiar a candidatura de João Maia se o extensionista Luiz Jairo - maior expoente da oposição - vier a apoiar a candidatura do deputado platinado à reeleição.

Propina IV

Aliás, perguntar não ofende: em que área de atividade em nosso país não existe corrupção?

Propina III

Trata-se de um incidente pequeno em relação aos grandes crimes de colarinho branco e que pode ser consequencia da impunidade em nosso país, pois o simples cidadão acha que se os grandes não são punidos eles também não os são. Ele deve ser punido de forma extremada para servir de "exemplo".

Propina II

Diversamente do que aconteceu no Distrito Federal, o "amareliho" deverá ser punido rigorosa e sumariamente, quiçá com a demissão.

Propina

Um "amarelinho" de Mossoró foi pego flagrantemente recebendo propinas no trânsito de Mossoró.

Segundo voto

O senador Garibaldi Filho ao colar publicamente na candidatura de Rosalba vê suas chances de receber o segundo voto do grupo de Vilma diminuirem, daí porque a necessidade de comprometimento por parte do DEM em respeito a fidelidade do senador.

Vice

O meu amigo e companheiro de trabalho Jander Freire sinaliza que não votará em Dilma Rouseff se o candidato a vice for o deputado Henrique Eduardo Alves. Segundo ele, o deputado em 40 anos de vida pública nada trouxe de importante para o nosso Estado. Tá dado o recado.

terça-feira, 26 de janeiro de 2010

"Tertius"

O veto a Michel Temer poderá levar o deputado Henrique Eduardo Alves a ser o "tertius", isto é, o nome de consenso a ser levado pelo PMDB para compor a chapa presidencial governista.

Impactante

O jornalista Roberto Guedes noticia que estão para ser desvendado os verdadeiros motivos que fizeram com que setores do estamento de nossa segurança tivessem verdadeiramente metralhado o ex-prefeito de Grossos, Dehon Caenga, realçando que fontes andam dizendo que o resultado final será impactante para a nossa política. Aguardemos!

Carnaval

Eu entendo que os upanemenses poderão fazer um carnaval movimentado apoiando nossas bandas locais. Vamos acreditar na força de nossos artistas de Upanema. Eles podem fazer a diferença. Vamos apoiar o nosso carnaval.

Almoço

O empresário Céliton Luiz compareceu ao almoço na casa de veraneio da deputada federal Sandra Rosado em Tibau, numa clara demonstração de solidariedade ao vereador Anísio Júnior.

Reconhecimento

O ex-prefeito Jorge Luiz enfatizou publicamente a importância da deputada Sandra Rosado na luta incessante pela busca de recursos para a construção de nossa BR. Sandra foi quem evitou que fossem remanejados os recursos já empenhados para outra obra.

Parabéns

Gostaria de parabenizar Luiz Jairo Bezerra de Mendonça, líder maior da oposição, uma vez que teve espírito democrático ao participar juntamente com seus contendores na audiência que visa alavancar a construção de nossa BR.

Negação III

È por isso que acho difícil que a representante maior de nossa municipalidade avalize a candidatura oficial a governador do estado, uma vez que há um vácuo imenso nas ações do governo estadual que poderiam ser executadas em Upanema. Elementar.

Negação II

Nesse caso, há uma verdadeira afronta ao princípio da impessoalidade insculpido em nossa Constituição Federal, o qual veda que se privilegie uns em detrimento de outros.

Negação

O governo do estado está promovendo vários carnavais em nosso Estado e no entanto se nega peremptoriamente a ajudar o nosso tradicional carnaval, apenas por mero capricho politico.

Ausências IV

De se lamentar também as ausências injustificáveis de representante do governo do estado, bem como do vice-governador Iberê Ferreira de Sousa, nada obstante os convites formulados e protocolados. Lamentável!

Ausências III

Acho que a presença de Ruth Ciarlini na audiência sobre a BR deveu-se mais ao fato de valorizar a presença de sua irmã governadorável e não representando o Município de Mossoró.

quarta-feira, 20 de janeiro de 2010

Ausências II

È de se lamentar a ausência injustificada de qualquer representante da prefeitura municipal de Mossoró, pois Mossoró é o desembarque natural de todas as pessoas que se deslocam de nossa BR de cidades vizinhas, especialmente no transporte de riquezas para aquele municípío

Ausências

O deputado federal Rogério Marinho enviou telegrama justificando sua ausência em face de que sua filha tinha sofrido um acidente automobilístico, deixando transparecer que também abraçava nossa luta de construção da BR. Não se têm notícias do porquê das ausências dos deputados Fábio Faria, Felipe Maia e Henrique Eduardo Alves.

BR 110 XII

Portanto, louvo aqui a iniciativa do vereador Anísio Júnior que conseguiu arregimentar parcela pujante de nossa classe politica e que certamente trouxe dividendos,conclamando a toda a população a se engajar nessa luta e não esmorecer, fazendo dessa audiência um instrumento de luta e de pressão para a concretização de nosso sonho. Acho que a adoção do voto nulo ou em branco enfraquece a democracia e alimenta o "status quo", pois existem outros instrumentos de cidadania e deconsolidação de nossos anseios.

BR 110 XI

A senadora Rosalba Ciarlini declarou que gostaria que a BR fosse construída ainda no seu mandato de senadora, porém, seria construída de qualquer maneira. que a senadora quis dizer que sairá num eventual governo seu com a estadualização da estrada?

BR 110 X

Acho também que deveremos fazer uma "mea culpa", pois nossa passividade e conformismo têm prejudicado a consecução de nossos anseios. Deveria ter sido feito - por ocasião da presença de nossos representantes - protestos criativos e ordeiros que expusessem claramente que nosso foco é a construção de nossa estrada e que cada mandato de nossos representantes tem que se pautar na concretização desse sonho,não se admitindo mais promessas vãs.

BR 110 IX

Realmente foi um evento bastante concorrido, nada obstante as promessas, as quais não poderão tirar o brilho da iniciativa, devendo ser aproveitado para buscarmos incessantemente os cumprimentos de ditas promessas.O desânimo não poderá ser a nossa tônica, pois as cobranças e as pressões deverão ditar nosso comportamento a partir de agora, devendo usar referida audiência pública como um divisor de águas. Paciência tem limite.

BR 110 VIII

O senador José Agripino e Ruth Ciarlini disseram ao vereador Anísio Júnior que a audiência pública foi um dos maiores eventos politicos já realizados no interior do Rio Grande do Norte. Ora, se foi tão relevante assim, mais um instrumento que dispomos para pressionar nossos representantes.

BR 110 VII

Ora, 90 milhões de reais são insignificantes e que consomem apenas 05% de todo o orçamento potiguar para obras do PAC, sem embargo de dizer que a obra será redentora para a nossa região,motivos mais que suficientes para convencer a minstra candidata.

BR 110 VI

Também acho que a deputada Fátima Bezerra colaborou muito com o debate ao propor que seja feito um relatório do que aconteceu na reunião e que seja formado um comitê de acompanhamento da construção do projeto e que seja aprazada uma audiência com a ministra Dilma para que a obra seja incluída no PAC. Devermos adotas as propostas da deputada urgentemente.

BR 110 V

Ademais, o deputado João Maia, escudado na grande amizade que nutre com o ministro dos transportes, afirmou em alto e bom som que não faltava dinheiro para a obra e o que faltava apenas era vontade política. Ora, devemos aproveitar o que disse o parlamentar e cobrar ação politica de nossos representantes. Considero o deputado João Maia um homem muito operoso e ele poderá ser uma grande ponte entre nossa sociedade e o ministério dos transportes, conclamando a vereadora Adelcina, do partido do deputado, a entrar nessa luta e despender esforços para que João Maia adote esta causa.

BR 110 IV

Obviamente que é uma notícia alvissareira,na medida em que procedimentos de entraves muito burocráticos já foram cumpridos, até porque devemos dar crédito a um homem estritamente técnico e sem pretensões políticas.

BR 110 III

Ora, podemos aproveitar vários momentos daquele encontro,como a palavra do superintendente do DNIT que falou que a portaria já foi assinada, que as licenças ambientais já foram aprovadas e que a obra falta tão-somente ser licitada, que custará aos cofres públicos da União apenas R$ 90 milhões de reais.

BR 110 II

No entanto, entendo que nós deveríamos vislumbrar naquele evento uma oportunidade ímpar de a partir de agora pressionarmos no sentido de que aquelas promessas não sejam vãs.

BR 110

È certo que os discursos dos nossos representantes federais foram pontuados por uma certa dose de populismo, renovando seus desejos aparentados de construção de nossa BR.

terça-feira, 19 de janeiro de 2010

Zilda Arnns

è bastante válido reporduzir artigo de Frei Betto acerca da benemérita e cidadã do mundo, Zilda Arnns, abatida em pleno trabalho para diminuir a pobreza. Ei-lo:


Zilda Arns, a mãe do Brasil

PODE-SE REPETIR que ninguém é insubstituível, mas a dra. Zilda Arns, vítima do terremoto que arruinou o Haiti, era, sim, uma pessoa imprescindível.

Nela mostrava-se imperceptível a distância entre intenções e ações. Formada em medicina e movida por profundo espírito evangélico-era irmã do cardeal dom Paulo Evaristo Arns, arcebispo emérito de São Paulo-, fundou a Pastoral da Criança, alarmada com o alto índice de mortalidade infantil no Brasil.

Em iniciativas de voluntariado podem-se mapear dois tipos de pessoas: as que, primeiro, agem, põem o bloco na rua e depois buscam os recursos, e as que se enredam no cipoal das fontes financiadoras e jamais passam da utopia à topia.

Zilda Arns arregaçou as mangas e, inspirada na pedagogia de Paulo Freire, encontrou, primeiro, recursos humanos capazes de mobilizar milhares de pessoas em prol da drástica redução da mortalidade infantil: mães e pais das crianças de 0 a seis anos atendidas pela pastoral transformados em agentes multiplicadores.

Ela, sim, fez o milagre da multiplicação dos pães, ou seja, da vida. Aonde chega a Pastoral da Criança, o índice de mortalidade infantil cai, no primeiro ano, no mínimo 20%.

Seu método de atenção às gestantes pobres e às crianças desnutridas tornou-se paradigma mundial, adotado hoje em vários países da América Latina e da África. Por essa razão, ela estava no Haiti, onde pagou com a morte sua dedicação em salvar vidas.
Trabalhamos juntos no Fome Zero.

No lançamento do programa, em 2003, ela discordou de exigir dos beneficiários comprovantes de gastos em alimentos, de modo a garantir que o dinheiro não se destinasse a outras compras. Oded Grajew e eu a apoiamos: ressaltamos que apresentar comprovantes não era relevante, valia como forma de verificar resultados. Haveria que confiar na palavra dos beneficiários.

Em março de 2004, no momento em que o governo trocava o Fome Zero pelo Bolsa Família, ela me convocou a Curitiba, sede da Pastoral da Criança. Em reunião com José Tubino, da FAO, e dom Aloysio Penna, arcebispo de Botucatu (SP), que representava a CNBB, debatemos as mudanças na área social do governo. Expus as tensões internas na área social, sobretudo a decisão de acabar com os comitês gestores, pelos quais a sociedade civil atuava na gestão pública.

Zilda Arns temia que o Bolsa Família priorizasse a mera transferência de renda, submetendo-se à orientação que propõe tratar a pobreza com políticas compensatórias, sem tocar nas estruturas que promovem e asseguram a desigualdade social.
Acreditava que as políticas sociais do governo só teriam êxito consolidado se combinassem políticas de transferência de renda e mudanças estruturantes, ações emergenciais e educativas, como qualificação profissional.

Dias após a reunião, ela publicou, neste espaço da Folha, o artigo "Fôlego para o Fome Zero", no qual frisava que a política social "não deve estar sujeita à política econômica. É hora de mudar esse paradigma. É a política econômica que deve estar sujeita ao combate à fome e à miséria".

E alertava: "Erradicar os comitês gestores seria um grave erro, por destruir uma capilaridade popular que fortalece o empoderamento da sociedade civil; (...) por reforçar o poder de prefeitos e vereadores que nem sempre primam pela ética e pela lisura no trato com os recursos públicos. O governo não deve temer a parceria da sociedade civil, representada pelos comitês gestores".

O apelo da mãe da Pastoral da Criança não foi ouvido. Os comitês gestores foram erradicados e, assim, a participação da sociedade civil nas políticas sociais do governo. Apesar de tudo, o ministro Patrus Ananias logrou aprimorar o Bolsa Família e o índice de redução da miséria absoluta no país, conforme dados recentes do Ipea. Falta encontrar a porta de saída aos beneficiários, de modo a produzirem a própria renda.

Zilda Arns nos deixa, de herança, o exemplo de que é possível mudar o perfil de uma sociedade com ações comunitárias, voluntárias, da sociedade civil, ainda que o poder público e a iniciativa privada permaneçam indiferentes ou adotem simulacros de responsabilidade social.

Se milhares de jovens e adultos brasileiros sobreviveram às condições de pobreza em que nasceram, devem isso em especial à dra. Zilda Arns, que merece, sem exagero, o titulo perene de mãe da pátria.

*****
CARLOS ALBERTO LIBÂNIO CHRISTO, o Frei Betto, 65, frade dominicano, é assessor de movimentos sociais e escritor, autor de "A Mosca Azul - Reflexão sobre o Poder" (Rocco), entre outros livros. Foi assessor especial da Presidência da República (2003-2004).

Postado por Glasdton de Oliveira Bezerra

Dia especial

O dia 18 de dezembro(ontem) se apresenta para mim como muito especial. Ontem fez 23 anos de minha aprovação no vestibular de direito, enquanto Maria Clara(sobrinha) completava seu primeiro ano de existência. São sentimenos que se eternizarão em minha mente.

Extremismo II

Zé Agripino deverá fazer uma campanha de tal forma a não desagradar eleitores de Vima e de Garibaldi. Elementar.

Extremismo

Devido ao extremismo politico existente entre Vilma e Garibaldi e por consequência entre seus eleitores, algo me diz que o senador José Agripino será o mais beneficiado na questão do segundo voto.

Concordo II

Concordo plenamente com nosso amigo e insolúvel Mané Bola quando afirma que é uma chatice aquele trio elétrico rondando a cidade e um pequeno público correndo atrás e já bastante fadigado, o que torna a festa momesca no período da noite esvaziada. Acho que aquele rito convencional de se ficar estacionado num determinado lugar e tirando o pé do chão torna o evento mais atrativo e ainda entrelaça mais os foliões.

Concordo

Concordo inteiramente com o radialista Antônio Bezerra acerca de suas deferências dobre o blog Upanema news, de autoria do professor Silva Júnior. Silva em seu conceituado blog agrega qualidades várias, como a inteligência da análise, a perspicácia na busca da notícia, a crítica construtiva, a imparcialidade e a concessão do princípio do contraditório, este elementar num sistema de comunicação democrático, além de uma verdadeira revolução em seu formato. São essas qualidades que o colocam como um dos blogs mais lidos em nossa região. Avante amigo!

Estranho II

È evidente que quando se usa bem a atividade politica o reconhecimento será bem vindo. Todo politico deseja ser reconhecido pelo seu trabalho. Não vamos usar de sentimentos mesquinhos para ofuscar o trabalho de nossos representantes. Que coisa!

Estranho

È estranho que algumas pessoas reclamem da letargia de nossos representantes, na medida em que quando eles se mobilizam, essas mesmas pessoas reputam-nos de oportunistas.

Momento valioso

Talvez Upanema hoje testemunhe a maior arregimentação de politicos do Estado jamais vista. Momento extraordinário para que pressionemos nossos representantes a tomarem medidas efetivamente concretas que nos levem à concretização de nosso maior sonho, qual seja, a tão sonhada construção de nossa BR.

segunda-feira, 18 de janeiro de 2010

Transferência de votos II

Com a derrota de Frei, a direita chilena volta ao poder depois de meio século. Fala-se que o eleitorado de Pinera é declaradamente a favor das ações do ditador Augusto Pinochet. Esperamos que o novo presidente não fique na contramão da história.

Transferência de votos

Mesmo com quase 80% de popularidade, a presidente do Chile,Michele Bachelet,não conseguiu eleger o ex-presidente Eduardo Frei naquele país, derrotado que foi por Sebastián Pinera. Isso demonstra o quão é complicado transferir votos. Além de se beneficiar da popularidade de seu apoiador, o candidato também deverá possuir carisma.

Lei morta

O Ministro Gilmar Mendes do STF suspendeu liminarmente a Lei paulista que proibia as empresas de telecomunicações de telefonia fixa a cobrarem a assintura básica mensal. Efetivamente essa lei já nasce morta em seu nascedouro em face de que cabe privativamente à União legislar sobre telefonia, por força do disposot no inciso IV, artigo 22 da Constituição Federal.

Haiti II

Difícil também conceber o porquê do fim trágico de dona Zilda Arnns, uma mulher que só viveu praticando atos de benemerência e que na hora trágica de seu falecimento discutia ações concretas de como atenuar a pobreza hedionda do povo do Haiti. Sinceramente não consigo encontrar explicações.

Haiti

È difícil compreender a tragédia do Haiti que vitimou mais de cem mil pessoas, deixando aquele país praticamente destruído










.

Audiência pública IX

Por fim,conclamo a toda a sociedade organizada de Upanema a exigir ações concretas de nossos representantes políticos, isto é, o que cada um fará de forma efetiva para a concretização do sonho, sob pena de não merecer o voto de nosso povo, de maneira que não se deve olvidar da importância da audiência pública a ser realizada na terça-feira em Upanema.

Audiência pública VIII

Concordo inteiramente com o Dr. Ricardo Alexandre quando o mesmo insta a sociedade civil a praticar pacificamente gestões que sensibilizem nossos politicos, de forma que possamos extrair dessa audiência pública instrumentos que concretamente viabilizem a edificação de tão sonhada obra.

Audiência pública VII

Sinceramente entendo que algumas pequenas críticas direcionadas ao vereador foram movidas pelo radicalismo excerbado de algumas pessoas ou até pelo sentimento mesquinho de revanchismo pessoal que não contribuem em nada para a consecução de politicas públicas para o nosso município, pois, repita-se à exaustão, o movimento encetado pelo vereador envolve todas as matizes da sociedade, naõ procurando em nenhum momento atrair par si a paternidade do movimento apartidário ou até mesmo da construção da obra.

Audiência pública VI

Ora, teremos uma oportunidade ímpar de pressionar nossos politicos em pleno ano eletivo, quando na oportunidade eles terão obrigação de dizer o que fez e o que fará para que o asfaltamento de nossa estrada ainda venha a ser concretizado no ano de 2010, de maneira que construção daobra torne-se irreversível.

Audiência pública V

È verdade que estamos cheios de promessas e que as audiências públicas na maioria das vezes não trazem consequências plausíveis. Sucede que, a iniciativa do vereador é extremamente válida e que poderá ter consequência se toda a população participar e elaborar sugestões para que mais uma vez não fiquemos vítimas das promessas vãs.

Audiência pública IV

O vereador concedeu entrevista até no programa "observador politico" da TV Mossoró, esclarecendo que o mesmo em todos os seus pronunciamentos fazia questão de realçar que esta era uma luta não somente sua, porém, de todos seus colegas vereadores e de toda a classe política de Upanema, demonstrando o caráter suprapartidário do evento.

Audiência pública III

Semana passada, o vereador Anísio Júnior percorreu praticamente todos os órgãos de comunicação em Mossoró instando a classe politica a comparecer à referida audiência e exigiu da mesma critérios objetivos e definidos para a viabilização desse sonho.

Audiência pública II

Sou testemunha ocular da maratona do vereador upanemense pelas cidades da região no convite a autoridades municipais para participarem de forma maciça a fim de pressionar nossos representantes para que os mesmos de uma vez por todas expliquem o que estão fazendo para viabilizar essa grande conquista.

Audiência pública

O vereador Anísio Júnior arregimenta todo o povo de nossa região para estar presente à audiênci pública de terça-feira sobre o asfaltamento da BR 110 que liga Mossoró a Campo Grande.

Lannuvio

O nosso amigo Lannuvio informa que já consignou duas reclamações na TIM acerca de sua prestação de serviço. O mesmo conclama os vereadores e a senhora prefeita a irem a Natal e mostrar a indignação da sociedade upanemense. Tá dado o recado e concordo integralmente com o seu pleito. São de cidadania como a sua que nos faz crer que um dia haveremos de ser uma sociedade desenvolvida.

Jenildo

È com muita satisfação que obtive a confirmação de que realmente a pessoa que se identificou no blog como Jenildo é filho do saudoso Capitão. È gratificante saber que, após tanto tempo, nosso amigo Jenildo se encontra gozando de saúde e paz e que tenha se estabelecido profissional e espiritualmente em São Paulo. Tá na hora do amigo nos visitar, pois tenho certeza que nós upanemenses o acolheremos com muito orgulho. Esperarei contato. O meu telefone é 9932-0448. Um grande abraço.

segunda-feira, 11 de janeiro de 2010

O cidadão "Tostão"

O ex-jogador Tostão mesmo sendo beneficiário do projeto que o governo federal editou para premiar todos os campeões do mundo no valor ao todo de R$ 44 milhões de reais, publicou um artigo contrário a tal iniciativa. Vale a pena transcrever:

" Na semana passada, ao chegar de férias, soube, sem ainda saber detalhes, que o governo federal vai premiar, com um pouco mais de R$ 400 mil, cada um dos campeões do mundo, pelo Brasil, em todas as Copas.
Não há razão para isso. Podem tirar meu nome da lista, mesmo sabendo que preciso trabalhar durante anos para ganhar essa quantia.
O governo não pode distribuir dinheiro público. Se fosse assim, os campeões de outros esportes teriam o mesmo direito. E os atletas que não foram campeões do mundo, mas que lutaram da mesma forma? Além disso, todos os campeões foram premiados pelos títulos. Após a Copa de 1970, recebemos um bom dinheiro, de acordo com os valores de referência da época..
O que precisa ser feito pelo governo, CBF e clubes por onde atuaram esses atletas é ajudar os que passam por grandes dificuldades, além de criar e aprimorar leis de proteção aos jogadores e suas famílias, como pensões e aposentadorias.
É necessário ainda preparar os atletas em atividade para o futuro, para terem condições técnicas e emocionais de exercer outras atividades.
A vida é curta, e a dos atletas, mais ainda.
Alguns vão lembrar e criticar que recebi, junto com os campeões de 1970, um carro Fusca da prefeitura de São Paulo. Na época, o prefeito era Paulo Maluf. Se tivesse a consciência que tenho hoje, não aceitaria.
Tinha 23 anos, estava eufórico e achava que era uma grande homenagem.
Ainda bem que a justiça obrigou o prefeito a devolver aos cofres públicos, com o próprio dinheiro, o valor para a compra dos carros.
Não foi o único erro que cometi na vida. Sou apenas um cidadão que tenta ser justo e correto. É minha obrigação.”
Tostão

Discriminação II

Não abrigo a menor dúvida de que certamente o taxariam de preconceituoso. Essa questão do racismo em muita das vezes é discutida com muito sensacionalismo. No entanto, é real que ainda existem muito racismo, especialmente das gerações de faixa etária maior.

Discriminação

No Mossoró West Shopping um cidadão usava uma camisa com os dizeres 100% negro, 100% feliz. Tio Colorau em seu blog indaga quais seriam as consequências se um branco procedesse como tal.

Secretariado II

Fala-se também que o deputado Henrique Eduardo Alves é quem indicará o secretário de saúde no governo de Iberê.

Secretariado

Fala-se a céu aberto que o desembargador Cristóvam Praxedes será o Secretário de Segurança Pública e Defesa Social no governo de Iberâ Ferreira de Souza.

Suplência III

Enquanto isso, João Faustino tende novamente a ser o primeiro suplente de Garibaldi Alves Filho.

Suplência II

Confirmada essa notícia, trata-se de uma grande indicação, pois alem de ter uma grande atuação como deputado estadual, Paulo Davim daria um ar mais progressista à chapa do democrata, pois sabemos que o deputado é egresso do Partido dos Trabalhadores(PT) e tem uma atuação exemplar em seus dois mandatos.

Suplência

Especula-se que o PV indicou o excelente parlamentar Paulo Davim para ser o primeiro suplente do senador José Agripino.

Jenildo de Capitão?

Gostaria de ter uma confirmação de uma noticia bastante auspiciosa para mim: em uma das minhas postagens apareceu uma de Jenildo, na qual ele se identifica como um colega meu de colégio e de futebol, inclusive desejando maior sorte para o fluminense em 2010. Salvo engano, é meu amigo Jenildo de Capitão. Estaria muito honrado se confirmada essa minha perpesctiva.

sábado, 9 de janeiro de 2010

Exemplo II

O prefeito visitou pessoalmente as imediações do referido reservatório e instou todos a colaborarem, inclusive as grandes empresas instaladas naquelas imediações. Exemlo a ser seguido por todos os gestores públicos.

Exemplo

O prefeito de Ipanguassu, Leonardo da Silva Oliveira(PT), determinou pessoalmente a limpeza no Rio Pataxó a fim de que se evite os problemas causados pelas enchentes.

Injustificável II

A prefeita além de ter sua imagem de administradora deteriorada, pode também ser acusada de não assumir seus compromissos politicos. Ela corre o risco de ser considerada uma liderança politica meteórica.

Injustificável

Tá certo que a politica é mutante, ainda mais no Brasil. Ocorre que, é injustificável a dúvida que a prefeita Micarla de Souza alimenta no seu eleitorado ao provocar expectativa de quem apoiará para o governo estadual.

Novo time II

A estratégia passa pela dobradinha entre o reitor Mílton Marques e o secretário do gabinete civil Wagner Gutemberg, sendo o primeiro candidato à deputação estadual, ao cabo que o segundo seria federal.

Novo time

Walter Fonseca em sua coluna diária declara que estão sendo armadas nos alpêndres de Tibau estratégias de escalação de um novo time da governadora Vilma em Mossoró.

Apoio II

Fala-se que o deputado João Maia seria o herdeiro dos cargos da quota pertencentes a Robinson. Aliás, Robinson Faria ao não aceitar indicar um novo diretor para o DRE, sinaliza com um rompimento iminente com o grupo da governadora.

Apoio

O deputado federal Rogério Marinho assegurou que a decisão de Robinson Faria de apoiamento à candidatura de Rosalba sairá depois do carnaval. Ele disse que é prego batido e ponta virada.

Adutora II

Dizem que o deputado deseja tão-somente transparência na tramitação da matéria, pois não deseja dar um cheque em branco em época de campanha eleitoral.

Adutora

Circulam informações de que o fato do deputado José Dias tentar obstruir a votação do projeto que supostamente asseguram recursos para a construção de uma adutora através da barragem de Santa Cruz não significa que o parlamentar esteja contra o projeto que beneficia Mossoró. O nó górdio da questão é que o governo assegura que 80% dos recursos foram incorporados pelo Plano de Aceleração do Crescimento (PAC), poré, o governo estadual não consegue provar tal assertiva.

Barragens

È louvável a proposta de construção de uma adutora que venha a mitigar a sede das populações de Mossoró região, pois a barragem de Santa Cruz no momento só tem serventia para exibir o espetáculo de sua sangria para os curiosos. Esperamos também que as águas de nossa barragem tenham também uma outra destinação, vale dizer, que elas sejam reaproveitadas em benefício de nossa região e nao tão-somente para deleite dos turistas.

Decreto

O Decreto do presidente Lula que lançou o 3º plano nacional dos direitos humanos gerou bastante divergências entre seus ministros. O presidente tem que ter a sensibilidade para que não crie animosidade entre os militares, o que nesse momento seria desastroso para nossa incipiente democracia.

Real II

Aliás, recordo muito bem quando a atual mandatária estadual prometeu que procederia a um adicional do bolsa- famíla com recursos próprios, talvez o seu maior álibi para ganhar a campanha. Infelizmente a promessa foi vã e nao se materializou.

Real

Realmente concordo com Antonio Bezerra acerca da letargia do governo estadual no que concerne às ações prometidas para Upanema.

Grato II

Retribuo com a mesma intensidade os votos de um grande ano novo para meu amigo e primo Antonio Onildo. Valeu!

Grato I

Gostaria de agradecer penhoradamente ao meu amigo professor e futuro bacharel em direito Silva Júnior pelas gentilezas hospedadas em seu blog: a uma, as deferências feitas a minha pessoa; a duas, por dar publicidade a história de vida relatada por minha querida mãe. Um grande abraço.

terça-feira, 5 de janeiro de 2010

Garantias IV

Na verdade, Robinson quer é visibilidade para 2014, coisa que na maioria das vezes o cargo de vice não proporciona.

Garantias III

Restariam três alternativas: Fábio seria vice de Rosalba e Robinson alongaria seu mandato de presidente da Assembléia; ter a garantia da vitória e de que será o candidato a ser apoiado em 2014 ou deslocar Betinho Rosado para estadual com a promessa de fazê-lo prefeito de Mossoró em 2012.Nessa última, difícil é convencer o deputado mossoroense.

Garantias II

Como é domínio público, Fábio Faria teve facilidade de eleição por ter herdado as bases de Iberê Ferreira, o qual lançará candidato se Robinson não ficar com ele. Receioso disso, Robinson quer garantias da oposição.

Garantias

No momento o maior empecilho com que faz que o deputado Robinson Faria não anuncie seu rompimento com o grupo da governadora, é a reeleição de su filho Fábio Faria. Robinson deseja que a oposição lhe dê garantias de reeleição de seu pupilo.

Reação

O caso de Angra dos Reis pode ser considerado uma reação da natureza às agressões que lhe têm proporcionado o homem. A questão ecológica deve ser prioritariamente discutida sob pena de voltarmos a testemunhar casos como essa tragédia, tragando várias vidas humanas.

Candidaturas

Mesmo antes das eleiçõe estaduais, já falam em dois nomes que despontam como fortes candidatos à prefeitura de Apodi: tratam-se do ex-prefeito José Pinheiro e de Célio Martins, este último com fortes ligações familiares na cidade de Upanema.

O filme II

Aspectos como a perseverança de Dona Lindu( mãe de Lula) ao sair do nordeste para sustentar com muito sacrifício seus filhos, bem como a luta árdua e espinhosa de Lula para redemocratizar o país, são passagens obrigatórias naquele filme e que demonstram a qualidade da produção, nada obstante considerar que seu lançamento no momento tem uma pitada de oportunismo, haja vista que estamos num ano eleitoral e também pela alta injeção de recursos públicos nessa empreitada. No entanto, a qualidade do filme é estupenda e retrata a saga de um dos maiores homens públicos do mundo.

O filme

Certamente que o filme "Lula o filho do Brasil" tem nuances bastante interessantes e que emociona, pois sabemos as dificuldades que nosso presidente encontrou ao longo de sua vida. Uma bela trajetória de vida.

Violência

O ano-novo já contabilizou um saldo de dez mortes em Mossoró e região. Infeizmente 2010 tende também a ser muito violento, o que nos faz rogar a Deus que proteja aos nossos. Enquanto isso, o Estado demonstra impotência para atenuar a subtração de diversas vidas. A vida ficou banalizada.

Piso nacional dos professores

O Ministério da Educação disse ter convicção de que os Estados e Municípios podem suportar o novo valor do piso nacional dos professores, orçado em R$ 1.024, 67, (um mil e vinte e quatro reais e sessenta e sete centavos). Ele se embasa no fato de que 1 bilhão de reais irão ser repassados através do transporte e da merenda escolar, bem como os recursos de transferência do FUNDEB aumentarão para 07 bilhões de reais, correspondendo a 02 bilhões de reais. Por fim, disse que há uma previsão de arrecadação do produto interno bruto(PIB) esse ano em torno de 5%(cinco por cento. Com a palavra os governadores e dos gestores públicos municipais.

Ineficiência estatal II

Essa letargia do Estado cria uma sensação de impunidade na sociedade e a leva a defender a pena de morte, o porte de arma e até a matança indiscriminada de bandidos como forma de inibir o crime organizado. È a realidade dura e crua!

Ineficiência estatal

Cresce o lobbye de formadores de opinião pública que defendem que o cidadão de bem possua arma em casa ou no ambiente de trabalho em face da ineficiência do aparelho estatal.

Tributos III

Ora, o descrédito é grande por parte do contribuinte em relação à aplicação devida de seus impostos, de modo que o mesmo deve ser incentivado a honrar seus compromissos, numa relação bastante sadia entre governantes e governados.

Tributos II

O contribuinte deverá ser estimulado pelo Poder Público a pagar em dia seus impostos, através de uma politica de oferta de prêmios. Isso produz uma auto-estima e incentiva o pagamento do crédito, produzindo uma relação altamente positiva e transparente entre poder público e contribuinte, resultando em politcas públicas em favor da sociedade.

Fanfarra pública III

Aliás, pra se ter uma noção de que como a nossa juventude é aculturada, basta observar qual o nível de música em finais de semana que nossos jovens promovem em seus automóveis com seus altos decíbeis. São músicas de gosto altamente duvidoso e que chega a pertubar o sossego alheio. Isso obviamente interessa ao "status quo", ou seja, a promoção de pão e circo para a massa ignara.

Fanfarra pública II

O mais grave é que esses shows não contribuem em nada para a ascensão cultural do povo, haja vista que o nível das bandas é de uma pobreza sem limites, contribuindo para a nossa incivilização com composições de estilo imoral e de sugestão pornográfica.

Fanfarra pública

È recorrente a realização de shows em Municípios com verbas do Ministério do Turismo.È uma prática que além de promover os politicos e hipnotizar a população, na maioria das vezes tem havido superfaturamento e desvios dos recursos, sem embargo de dizer que às vezes sequer são realizados, vale dizer, são fantasmas.

Ditadura

O ex- deputado Erasmo Dias morreu ontem em São Paulo. Erasmo foi o fundador da ARENA e foi acusado de liderar uma invasão violenta à PUC de São Paulo em 1977. Se caracterizava pelos vários discurso e ações contra o comunismo. Era uma pessoa extremamente conservadora.

segunda-feira, 4 de janeiro de 2010

Tributos

Uma das formas que as prefeituras deveriam investir é na cobrança de impostos de sua competência, de modo que não fique dependente tanto dos entes públicos estaduais e municipais. Essa omissão, além de provocar a aludida dependência, poderá levar à responsabilização civil e penal do gestor público. O cidadão civilizado poderá pagar seu imposto de forma tranquila, desde obviamente que o tributo não seja extorsivo e que os lucros sejam aplicados devidamente e sem desvios.

Improvável ?

Improvável há poucos dias, fala-se em Jucurutu em uma possível reconciliação entre o deputado Nelter Queirós e o ex-prefeito Dr. Luciano Lopes devido a o rompimento iminente entre o primeiro e seu irmão, prefeito Júnior Queirós, que apoiará a senadora Rosalba Ciarlini ao governo do estado, ao cabo que o parlamentar votará em Iberê Ferreira.

Inconcebível II

Realmente no Brasil o valor da vida humana é medido pelo fator econômico, suscetível aos bons humores dos médicos carniceiros. È preciso criar mecanismos que inibam a venalidade desses profissionais.

Inconcebível

Há quinze dias que um paciente de 84 anos em estado grave não consegue uma transferência para a UTI do Walfredo Gurgel. Ele foi vítima de um AVC hemorrágico e se encontra num dos leitos da enfermaria daquela hospital.

Para refletir

"Não nascemos para ter paz. Isso não é atributo dos humanos. Os homens nasceram pra guerra"( Zeca Baleiro).

Ineficiente II

Além do mais, tratam-se de interesses difusos e coletivos de toda sociedade que podem ser defendidos pela via da Ação Civil Pública que poderá ser intentada não só pelo Ministério Público, como também pelo Município. Portanto, existem dois caminhos a ser seguidos e que sociedade como um todo deve persegui-los.Chega de tanto descaso!.

Ineficiente

Realmente as prestações de serviços ofertadas pela telefonia TIM e pelo Banco do Brasil S/A têm deixado a desejar em Upanema. Tratam-se de empresas que para militarem no município necessitam de uma autorização do poder público local.

Conferência II

Enquanto isso, estamos na iminência da Amazônia virar um deserto e estados como Ceará e Pernambuco ficarem imersos pela gula econômica dos homens que só visam somente o lucro pelo lucro. Lamentável.

Conferência

A conferência de Compenhague deixou a todos nós frustrados tanto foi a falta de comprometimento das autoridades governamentais na redução de emissão de gases, especialmente dos maiores poluidores, China e Estados Unidos.

Miguel Mossoró II

São essas propostas que tornam o pleito eleitoral desqualificado risível. Miguel Mossoró precisa saber que sua condição de fenômeno passou e que o povo não está disposto a sancionar sua estripulias. O povo quer um debate sério.

Miguel Mossoró

O folclórico Miguel Mossoró anuncia sua candidatura ao governo estadual. Tem como meta a construção de um ponte ligando Natal a Fernando de Noronha por debaixo do mar.

Prefeitos II

Essa avalanche de prefeitos em busca da candidatura oficial, retrata o poderio da máquina governista numa campanha eleitoral, especialmente se o candidato é seu atual inquilino da administração pública.

Prefeitos

Apenas 09 prefeitos da região seridó podem apoiar a senadora Rosalba Ciarlini em sua caminhada rumo ao governo do estado. Mesmo assim, a senadora ainda se encontra na frente nas pesquisas naquela região.

Hediondo

A venda de decisões ou sentenças judiciais é o ato mais vil e abjeto que um magistrado pode assentir. Deveria ser crime hediondo.

Concurso II

Sinceramente desde que me entendo de gente não testemunhei o patrocínio de qualquer concurso público no parlamento estadual.

Concurso

Alguém tem notícias acerca de algum concurso público oferecido pela Assembléia Legislativa do Estado? enquanto isso,sucedem a criação de cargos públicos comissionados, numa afronta explícita à Constituição Federal.

Acéfala

Conforme anunciado pelo Bispo Manzana, mesmo alçado à condição de paróquia, a cidade de Upanema continuará sem a presença contínua e diária sem um padre. Acho que não somente para a fortificação dos fiéis católicos, a fixação de uma residência fixa de um padre serve para eventualmente mediar os conflitos existentes na sociedade através de seu sacerdócio e do respeito que o mesmo tem perante à comunidade tupiniquim.

domingo, 3 de janeiro de 2010

Dor

Sem dúvida nenhuma me corroi a imagem de um casal que morreu abraçado na tragédia de Angra dos Reis.

sábado, 2 de janeiro de 2010

Imprecisa

A pesquisa recente do instituto consult omite inexplicavelmente eventuais sondagens na grande Natal, região que abriga mais de 30% do eleitorado potiguar, de modo que não se pode ter uma análise precisa e definitiva que consolide o favoritismo de Rosalba Ciarlini.

Pseuda

A prefeita Micarla e a governadora Vilma de Faria almoçam hoje na casa da prefeita. Acho que Micarla não tem nenhum motivo para apoiar Vilma de Faria ao senado, pois esta conspirou muito contra aquela na eleição passada. Ocorre que, já diziam que política é como a nuvem, logo, poderá ser avocada a pseuda parceria administrativa que soa como desrespeitosa aos nossos olhos, haja vista que é um pretexto para atender interesses estranhos.

Tragédia

Já são 33 o número de vítimas da tragédia provocada pelos desígnios da natureza em Angra dos Reis e que provocou uma grande comoção no país. Lamentável.

Bla bla bla ...

Gostaria de cumprimentar o meu amigo Núbio Melo pela sua incursão na blogosfera. O blog de Núbio é de uma irreverência total e que promete bombar com publicações polêmicas e com uma grande pitada de inteligência.

Conversa VI

Na ocasião, indaguei de Raimundo Teixeira se não haveria problemas de o mesmo participar daquela comemoração, uma vez que existiam especulações de que aquele encontro seria um desagravo a Jorge Luiz. Raimundo afirmou que não e que a referida confraternização era apenas um encontro anual promovido por Céliton Luiz, ou seja, coisa rotineira e sem nenhuma conotação política. Terminou dizendo que sequer sabe que exista clima de animosidade entre Jorge e a prefeita, creditando esses boatos a setores da oposição.

Conversa V

Céliton também estranhou o fato de algumas pessoas estarem comentando que quem for amigo de Maristela não seria seu, reforçando que são pessoas do mesmo naipe político, de modo que não entende esse tipo de especulação. Durante a confraternização anual de fim de ano com seus amigos, Céliton afirmou que não aceitaria qualquer animosidade com o intuito de ofender a prefeita Maristela e que ambos pertenciam ao mesmo grupo político, de maneira a não haver justificativa para qualquer tipo de beligerância.

Conversa IV

Céliton garantiu votar em Rosalba, Garibaldi e Henrique nas eleições que se avizinham, afirmando que o restante da chapa será definido no momento oportuno.

Conversa III

Perguntado se o mesmo ou Jorge Luiz seria candidato a prefeito em 2010, o empresário falou que era ainda muito cedo para tal assertiva, pedindo que o povo deixasse Maristela trabalhar, pois ainda era muito cedo para uma avaliação mais profunda de sua administração, não descartando até o apoio à sua reeleição.

Conversa II

Instado a falar sobre especulações que davam conta de um rompimento entre o grupo do prefeito Jorge Luiz e de Maristela, Céliton disse que não havia essa conversa de rompimento e que uma suposta distância entre as duas lideranças era motivada pelo desencontro de agenda, haja vista que Jorge Luiz no momento estava muito atarefado com questões de sua empresa.

Conversa

Tive a satisfação de conversar por um bom tempo com Céliton Luiz, uma vez que casualmente nos encontramos nos bar do nosso amigo Valdete. Céliton mais uma vez saiu estrategicamente de algumas perguntas endereçadas por mim e por Raimundo Teixeira.