sábado, 3 de novembro de 2007

Semana Jovem II


Eis o projeto na íntegra:


JUSTIFICATIVA


Senhor Presidente,
Senhora Vereadora,
Senhores Vereadores,


Considero que este evento é de suma importância para nossa sociedade, por acreditar que celebrar o jovem é uma forma de num único rito uni-los em busca da esperança do futuro, de forma a tornar nosso meio mais justo e dinâmico. Ora, este aludido evento reveste-se ainda mais de importância na medida em que é celebrado na semana do aniversário de nossa emancipação política, quando os jovens certamente aguçam mais seu patriotismo cívico. Os jovens hoje têm uma expectativa bastante delineada: - querem ser profissionais, atuar em áreas específicas do mundo do trabalho. Mais talvez mais do que nunca, seja necessário lembrar que o que nós entregamos à sociedade são cidadãos, os quais, depois por livre escolha, se tornarão professores, médicos, enfermeiros, engenheiros, advogados, juízes, artistas, administradores, dentistas, técnicos em todos os níveis, promotores, diplomatas. Sendo assim, a exigência primeira é que essa formação tenha sido capaz de formar humanistas, que sejam e que sejam comprometidos socialmente e que faça da ética seu norte. Ética essencial em todas as instituições. Uma ética que nos torne capazes de bravamente resistir e organizar uma luta insaciável em desfavor de uma cultura de concorrência em busca de uma cultura de cooperados, que mais do que nunca se mostra crucial à sobrevivência de nossa humanidade. Eventos como esse poderá nos afastar daquilo que chamamos “ subversão crítica” que somente a formação humanista, para além dos códigos, teorias e técnicas, pode ofertar. Com efeito, há a necessidade premente dos jovens upanemenses que passam por nossas instituições jamais se divorciem das coisas que são essencialmente humanas. Os jovens que a sociedade upanemense deverá formar, deve ser o que enxerga as dobras da sociedade humana, os seus limites, as suas contradições, suas brechas e falhas, dando eco ao outro recalcado. Os jovens devem ter paixão pelo que faz, o qual nessa paixão reside fundamentalmente um conceito que nesses tempos áureos de individualismo e consumismo tanto desprezamos: sentimento pátrio. Sim nobres colegas, estou falando de patriotismo, de amor filial a nossa Upanema de cuja memória nos alimentamos.
Em face disso, pretendemos com o presente projeto perguntar a cada um desses jovens, numa oportunidade festiva ímpar, não o que esperamos da vida a partir de suas referências e valores particulares, mas antes perguntar-se o que a vida –a sociedade, a pátria Brasil espera deles como cidadãos.

Se isto acontecer, nós vereadores e nossas instituições teremos cumprido nossa missão de formar jovens upanemenses com poder de transformar o mundo em que vivemos para as futuras gerações. Creio que isto é dever cívico. Isto é amor a Pátria!







PROJETO DE LEI Nº 2007
Ementa: Institui no Município de Upanema a Semana Jovem, e dá outras providências.
A Câmara Municipal de Upanema DECRETA:
Art. 1º Fica instituída no Município de Upanema a Semana Jovem, a ser comemorada, anualmente, na terceira semana de setembro.
Parágrafo único. A Semana ora instituída passará a fazer parte do Calendário Oficial de Eventos do Município de Upanema.
Art. 2° O Poder Executivo envidará esforços no sentido de colaborar com a realização de eventos, incentivando a participação da sociedade civil, englobando atividades relacionadas a apresentações de música e dança, festas, debates, palestras e atividades esportivas e culturais que contemplem e valorizem a diversidade comportamental dos jovens, bem como a elaboração e divulgação de cronograma contemplando as atividades mencionadas.
Art. 3° O Poder Executivo regulamentará a presente lei no prazo de 60 (sessenta) dias, a contar de sua publicação.
Art. 4° As despesas decorrentes da execução desta lei correrão por conta das dotações orçamentárias próprias, suplementadas se necessário.
Art. 5° Esta lei entra em vigor na data de sua publicação, revogadas as disposições em contrário.
Sala das sessões, em 11 de outubro de 2007.
GABINETE DA VEREADORA
MARIA JOSÉ BEZERRA

Nenhum comentário: