Há quem diga que esses valores não condizem com a realidade e que a forma de aferir o montante desses recursos estaria sendo distorcido, o que poderá num futuro próximo gerar embates judiciais e problemas para esses municípios beneficiados com vultosos valores.
terça-feira, 26 de novembro de 2013
Royalties
Somente este mês o Município de Tibau recebeu de royalties a bagatela de R$ 2.900,000,00( dois milhões e novecentos mil reais).
Pesquisa
Pesquisa aponta que a maior parte do eleitorado da presidente Dilma Rousseff se concentra nos mais pobres e menos escolarizados.
Genoíno
O laudo médico apresentado que não apontou cardiopatia grave no deputado José Genoíno pode dificultar o seu processo de aposentadoria e dificilmente seu mandato será preservado, além de obviamente ser um óbice ao seu pedido de prisão domiciliar.
Critério III
Detalhe: Foster sequer deu as caras na cerimônia. Bem feito e um tapa na cara nos vereadores mossoroenses.
Critério II
O que danado fez Graças Foster para ser condecorada com um título de cidadã mossoroense, a não ser promover uma verdadeira desativação da petrobrás em Mossoró, causando preocupação pelo grande número de demissões em massa por conta dessa medida extrema.
Critério
Eu fico me pensando qual o critério para que parlamentares ofereçam honrarias a certas pessoas.
Trabalho externo II
Antes que alguém diga que é privilégio, o trabalho externo é permitido no regime semiaberto e basta ao preso atender as condições objetivas e subjetivas pata que possa ter direito ao benefício.
Trabalho externo
O ex-ministro José Dirceu foi contratado por um hotel em Brasília como gerente externo e vai ganhar um salário de R$ 20 mil reais.
Voto aberto IV
È de se lamentar o sigilo do voto no que concerne à escolha da mesa diretora, pois nesse tipo de eleição há um componente rasteiro e vil de parlamentares que usam o sigilo do voto para barganhar e negociar interesses inconfessáveis, inadequados para um poder que se diz representar o povo.
Voto aberto III
No que se refere às eleições das mesas diretoras e a indicação de autoridades preservou-se o sigilo dos votos. Segundo os senadores, nessa situação o sigilo do voto é importante para se evitar pressões do executivo.
Voto aberto II
A aprovação do voto aberto ficou definido com relação à cassação de mandatos e a vetos presidenciais.
Voto aberto
O Senado Federal aprovou ontem com alterações a PEC 43/2013 que prevê o voto aberto no parlamento.
domingo, 24 de novembro de 2013
Debacle
Realmente a decantada democracia interna do PT sofre uma debacle, onde suas decisões estão sendo remetidas para a via judicial por conta de conveniências pessoais.
Embates III
Ontem, quando se caminhava para a definição em assembléia interna dos destinos do partido no Estado, eis que uma determinação judicial determinou o cancelamento de referida reunião, ação esta ajuizada por Olavo Ataíde, partidário da deputada Fátima Bezerra. Olavo contesta a eleição de Eraldo Paiva, partidário de Fernando Mineiro.
Embates II
Pelo menos é o que se prenuncia a despeito do processo de eleições diretas que definiria quem seria o próximo presidente do partido no Rio Grande do Norte.
Embates
Parece que os grandes embates internos no PT que sempre caminhavam para o consenso e tão elogiados pela sociedade, estão fadados a não mais acontecerem.
Polêmica VII
Aliás, a polêmica criada por Izabel Montenegro deu azo ao vereador Claudionor dos Santos e este em pronuncionamento polêmico acusou alguns promotores de Mossoró de mau uso do cartão corporativo da instituição.
Polêmica VI
Por outro lado, não vejo tanto furor em uma pessoa ser notificada em seu ambiente de trabalho, de forma que acho que a vereadora poderia ter sido mais cortês e explicar ao funcionário que aquele mimento não era adequado.
Polêmica V
Ambos os lados estão errados. Inicialmente poderia muito bem o funcionário do MP ter deixado acabar a solenidade de volta da vereadora. È sempre assim: algumas pessoas do MP gostam de holofotes.
Polêmica IV
Izabel estava transtornada porque quando estava reassumindo seu mandato na câmara, apareceu um funcionário do Ministério Público querendo notificá-la. Ela simplesmente recusou a notificação, dizendo ter endereço certo.
Polêmica III
Izabel ao bater forte na administração de Fafá Rosado, causou um certo estremecimento nas relações com o PMDB, pois se sabe que Fafá recentemente se filiou àquele partido.
Polêmica II
Izabel cobrou explicações ao Ministério Público a respeito da existência de investigações no âmbito da Universidade do Rio Grande do Norte, Liga do Câncer e na administração passada de Fafá Rosado.
Polêmica
A vereador Izabel Montenegro na sua volta à Câmara Municipal de Mossoró deixou muita gente em polvorosa.
Maria Romana V
Enfim, dona Maria Romana deixa um legado valoroso para sua família; guerreira, valorosa; amiga e grande mulher. Que descanse em paz!
Maria Romana IV
Além de seu caráter empreendedor, dona Maria Romana agregou valores afetivos, pois decididamente adotou Upanema como sua cidade natal, conseguindo aqui uma plêiade de amigos e amigas.
Maria Romana III
Só pessoas empreendedoras como Dona Maria Romana têm a capacidade de enxergar tão bem, ou seja, era uma mulher além de seu tempo.
Maria Romana II
Doma Maria Romana abriu em Upanema o primeiro empreendimento que trouxe divisas para o município, pois o hotel central foi responsável pelo acolhimento de muitas pessoas que até hoje mantém laços com nossa cidade e que certamente aquece nossa economia. Vejam a importância daquele empreendimento.
Maria Romana
Devemos todos nos dobrar a todas as evidências à Dona Maria Romana pela capacidade de ter agregado valores que se confundem com o nosso desenvolvimento.
Hilary III
Deve-se também aduzir que o preconceito por ser mulher já não existe, pois os Estados Unidos já elegeu um afrodescendente, questão nunca imaginada anteriormente.
Hilary II
Agrega a Hilary o fato de ser eventualmente a primeira mulher a presidente daquele país, bem como ter forte pedigree, afinal, é casada com o ex-presidente Bil Clinton, que saiu com uma aprovação estupenda quando deixou a presidência daquele país.
Hilary
È opinião inclusive dos republicanos que Hilary Clinton será a próxima presidente dos Estados Unidos da América.
Presidência VI
Carlinhos Professor não deve ter a ansiedade na politica, pois todo político ansioso tende ao fracasso. Ademais, tem que ter luz própria e posições firmes, devendo sempre estar atento as artimanhas da política.
Presidência V
Resta agora a Carlinhos ter humildade maturidade necessárias na política, pois sabemos que a política é dinâmica e qualquer passo em falso poderá ofuscar sua ascendência política que se mostra meteórica.
Presidência IV
Agora, mostrando-se muito bem articulado, Carlinhos Professor consegue ter todos os votos de seus colegas da base aliada e consegue de forma brilhante eleger-se presidente da câmara de Upanema para 2015 e 2016.
Presidência III
Carlinhos era tido como uma presa fácil de ser batida em 2012, todavia, foi eleito com uma votação extraordinária e foi o segundo mais votado naquele pleito.
Presidência II
Carlinhos Professor em pouco tempo de vida pública tem se configurado numa grata surpresa no Município de Upanema.
Presidência
Gostaria de parabenizar o vereador Carlinhos Professor por sua eleição à presidência da câmara no biênio 2015 e 2016.
quarta-feira, 20 de novembro de 2013
Indignidade II
Sua filha afirmou que seu pai nunca foi tão humilhado, até mais do que quando foi preso no regime ditatorial.
Indignidade
Familiares do deputado José Genuíno é a de que o mesmo foi revistado nu, vestiu uniforme carcerário e bebeu águia de torneira, tratamento dado aos presos de alta periculosidade.
Antagonismo
A história de José Dirceu e José Genuíno tem duas vertentes antagônicas: nos estertores da ditadura foram presos porque lutavam contra as desigualdades e as atrocidades cometidas naquele regime de exceção; hoje, estão presos acusados de crimes de lesa-pátria justamente no país que eles ajudaram a democratizar.
Lastimável II
Genuíno tem uma história de lutas no que concerne à redemocratização do país e nos grandes embates no que se refere às liberdades individuais.
Surreal II
A reclamação é que a partir da Constituição de 1988 foram delegadas muitas responsabilidades aos governos municipais sem a contrapartida de recursos para cobrirem tais gastos. É o chamado fazer coisas boas com o chapéu alheio.
Surreal
Algo extremamente de se explicar a reclamação geral dos prefeitos acerca da política de desoneração do IPI que tem massacrado os entes federados municipais, todavia, a maioria deles confirma que apoiará a reeleição da presidente Dilma. A conta não fecha.
terça-feira, 19 de novembro de 2013
Sem provas III
Na verdade, o ex-presidente Lula não foi pego nas artimanhas do mensalão porque gozava de grande popularidade junto à população brasileira.
Sem provas II
Contudo, não concebo que se José Dirceu e José Genoino tramavam nos intramuros do governo sem que o presidente Lula não soubesse.
Sem provas
Vejo que a maioria dos condenados no mensalão foram condenados sem prova alguma, sendo a teoria do domínio do fato o álibi para as condenações.
Rompimento
O prefeito Luiz Jairo me informou que seu partido(PR) tem dia marcado para o rompimento com a governadora Rosalba Ciarlini: dia 22 do corrente.
Mensalão VI
Marco Aurélio disse que Joaquim Barbosa tinha um comportamento mercurial e que ele devia explicações aos demais Ministros do Supremo.
Mensalão V
Aliás, o Ministro Marco Aurélio de Melo criticou de forma veemente Joaquim Barbosa por ter expedido os mandados de prisões num feriado, bem como de ter submetido os presos ao regime fechado.
Mensalão IV
Aliás, o Ministro Joaquim Barbosa foi alvo de críticas por ter expedido os mandados de prisões na sexta-feira feriado e também ter submetido os condenados ao regime fechado, nada obstante terem sido condenados ao regime semiaberto.
Mensalão III
E essa coisa de se fatiar as penas foi uma jogada da maioria dos ministros do Supremo para ficar de bem com a sociedade, haja vista ter tido sua imagem arranhada com a adoção dos embargos infringentes.
Mensalão II
No entanto, já disse aqui e reafirmo que alguns condenados naquele rumoroso processos foram condenados de forma antecipada e sem nenhuma prova cabal de suas participações naquele caso.
Mensalão
È preciso deixar bem claro que não estou aqui defendendo nenhum envolvido no processo do mensalão.
segunda-feira, 18 de novembro de 2013
Esquisito II
O deputado tem se envolvido em polêmicas desnecessárias, tais como questões das passagens aéreas que podem inviabilizar projetos maiores. Que coisa!
Esquisito
O deputado Federal Henrique Eduardo Alves nunca teve numa situação tão privilegiada no Rio Grande do Norte.
sexta-feira, 15 de novembro de 2013
Gravíssimo II
È uma acusação fortíssima e grave que merece um pronunciamento dos que conduzem a nossa Corte Eleitoral.
Gravíssimo
O Padre Vicente Neto da paróquia de Santa Cruz pergunto ao TRE do RN quanto custa o mandato de Cláudia Regina e taxou aquela corte de "imoral" e um grande balcão de negócios".
Divisão VII
O PT do Rio Grande do Norte apesar dos 11 anos de hegemonia petista no Brasil anda na contramão da história, ou seja, não consegue crescer.
Divisão VI
De quebra, tem todas as condições de eleger o atuante deputado Mineiro à deputação federal.
Divisão V
Essa brida interna é inoportuna logo agora quando o partido reúne condições de eleger seu primeiro senador da república, a deputada federal Fátima Bezerra.
Divisão IV
Aliás, a briga é tão grande no PT que fez o deputado Fernando Mineiro fazer um desabafo público acerca das eleições internas acontecidas esse ano.
Divisão III
Na verdade, hoje o PT do Rio Grande do Norte se divide entre o PT do F e o PT do M, partido de Fátima Bezerra e Fernando Mineiro.
Divisão II
Sob o pretexto de democracia interna, o partido no Rio Grande vive na verdade uma grande divisão interna com a briga intestina entre partidários da deputada Fátima Bezerra e deputado Fernando Mineiro.
Divisão
O complicado Processo de Eleições Diretas(PED) do Partido dos Trabalhadores denota o porquê desse partido não ter ainda galgado postos maiores no Rio Grande do Norte, especialmente em cargos majoritários.
terça-feira, 12 de novembro de 2013
Enquanto isso...
Enquanto isso, a classe política se debruça sobre quem deva ficar no cargo de prefeito de Mossoró e sobre as eleições do próximo ano.
Guerra civil
Mossoró está vivendo hoje um verdadeiro cenário de guerra civil, na medida em que o número de assassinatos é assombroso. Cenário caótico e negro.
Conflito
Essa questão do mandato de Cláudia Regina está mais parecendo uma briga entre os Juízes do TRE e os juízes monocráticos.
Instabilidade
Isso obviamente que além de gerar instabilidade política, instala também o caos administrativo, na medida em que há um temor de fornecedores que temem não receber pelo serviço prestado.
Inquietante
È inquietante essa situação política em Mossoró, onde a prefeita Cláudia Regina dorme no cargo e acorda despejada.
sábado, 9 de novembro de 2013
Exemplar
Ken Anderson, que foi promotor no condado de Williamson, nos arredores de Austin (Texas), deverá passar dez dias na prisão no mês de dezembro, perderá sua licença para exercer a advocacia, pagará uma multa e prestará serviços sociais nos próximos cinco anos.
Se a moda pega...
Um ex-promotor foi condenado a dez dias de prisão pelas acusações que, em 1987, condenaram um cidadão do Texas, Michael Morton, a passar quase 25 anos detido por um assassinato que não cometeu, informou nesta sexta-feira (8) a imprensa local.
Idem
Aliás, faria muito bem também a ex-governadora Vilma de Faria se pretendesse disputar também uma vaga no Congresso, pois teria bem melhores condições de ajudar o RN pela sua capacidade de liderança.
Contribuição
Hoje José Serra poderia contribuir muito mais com o país se ambicionasse uma vaga de senador ou deputado federal. Seria um grande quadro no Congresso Nacional.
Equívoco II
José Serra poderia ter realizado um grande governo em São Paulo - competência tem de sobra- e aí ambicionar com mais chances a presidências da república.
Equívoco
O grande equívoco politico de José Serra foi ter de forma precoce abandonado o governo paulista para ser candidato à presidência da república.
Semancol II
Aliás, José Serra viu sua ansiedade de sere presidente esvanecer quando perdeu a campanha para prefeito de São no ano passado. Perdeu para o então "poste" Haddad".
Burrice
Definitivamente a briga intestina e dissimulada entre José Serra e Aécio Neves demonstra o projeto tíbio que o PSDB tem de voltar a comandar o país. Burrice mesmo.
Dificuldades VIII
Ademais, Ibinha pertence a um sistema político que não mantém um apoio automático a ex-governadora Vilma de Faria, pois tudo poderá acontecer no próximo ano.
Dificuldades VII
Como corolário disso, tem a dificuldade política de Ibinha sair do PR porque não se sabe se é do gosto do prefeito Luiz Jairo, o qual mantém uma aproximação política bastante acentuada com o vereador.
Dificuldades VI
Ao revés, o PR a nível local é presidido pelo prefeito Luiz Jairo e Ibinha tem espaços políticos generosos no grupo do prefeito, o que desnatura seu pedido de desfiliação do Partido da República por discriminação.
Dificuldades V
Com efeito, pelo que se sabe, o vereador Ibinha não tem sofrido do PR nenhuma ação discriminatória que justifique sua desfiliação daquela agremiação partidária.
Dificuldades IV
Ora, mesmo que exista autorização do partido para que o vereador venha a se filiar ao PSB, Ibinha poderia enfrentar uma ação tendente a cassar o seu mandato pelo Ministério Público por infidelidade partidária.
Dificuldades III
A de ordem legal é o fato de que o nobre vereador foi eleito pelo Partido da República, de maneira que teria que encontrar uma justificativa plausível para autorizar a mudança de partido.
Dificuldades
A respeito dos comentários dando conta de que o vereador "Ibinha" irá presidir o PSB em Upanema, não se deve olvidar que o parlamentar encontra duas dificuldades.
sexta-feira, 8 de novembro de 2013
Afastamento
Dois Secretários de Estado devem brevemente se afastar do Governo do Estado em razão do rompimento do PR e PSDB: Renato Fernandes e Rogério Marinho.
Vista
O julgamento que delibera sobre a cassação de Cláudia regina foi suspenso em função de pedido de vista do juiz Carlos Virgílio.
Sujeira
Aliás, é repugnante a atuação de militantes de ambos os lados nas redes sociais. Uma sujeira só.
Interesses
Na verdade, tanto interesse da população na sua maioria não deveu-se à politização da sociedade e sim a interesses pessoais de ambos os lados.
Parou
Mossoró praticamente parou ontem em função do julgamento que deliberou sobre a cassação de Cláudia Regina.
quarta-feira, 6 de novembro de 2013
Desprezo
È uma diferença gritante e denota o grau de desprezo de alguns de nossos gestores públicos pela coisa pública. Um acinte à nossa inteligência.
Escândalo
A Câmara Municipal de Goiânia contratou serviços de dedetização por R$ 159,8 mil, quando se pode encontrar no mercado preços que chegam a R$ 6, 500,00 (seis mil e quinhentos reais).
Descrédito
Essa postura de algumas pessoas levam a nossa Justiça Eleitoral ao descrédito e nos preocupa muito como cidadão.
Lamentável
Lamentável as pessoas nas redes sociais já conjecturando como será o placar naquela Corte Eleitoral.
Expectativa
Todas as atenções do RN se voltam nesta quinta-feira para o Tribunal Regional Eleitoral quando estarão em pauta dois processos que envolvem a cassação da prefeita Cláudia Regina.
Ar da graça II
O que muitos estranham é que a ex-governadora em 08 anos de governo talvez tenha vindo uma única vez à Upanema, não obstante o sempre apoio ostensivo do agora prefeito Luiz Jairo.
Ar da graça
E a professora Wilma de Faria finalmente deu o ar da graça em Upanema, depois de um longa e tenebrosa estiagem.
Moralizantes
Não sei se são arroubos do deputado, porém, o deputado Kelps Lima tem sido autor de projetos que pelo menos na teoria são projetos moralizantes e que visam sobretudo proteger a impessoalidade e a moralidade públicas.
Inacabadas III
No mesmo projeto, prevê que é proibido o uso de recursos públicos em inaugurações com shows artísticos, o famoso "pão e circo".
Inacabadas II
O projeto ainda prevê para inaugurar uma obra, o secretário da pasta deverá atestar que a obra já está em pleno funcionamento em 15 dias. Qualquer falseamento na declaração, responderá o secretário por ato de improbidade administrativa.
Inacabadas
Projeto do deputado Kelps Lima prevê sanções a agentes públicos que inaugurarem obras inacabadas, ou seja, que não esteja em efetivo funcionamento.
segunda-feira, 4 de novembro de 2013
Barreira
Duvido que Garibaldi, Henrique, Vilma e Ricardo Mota queiram nesse momento que Robinson Faria assuma o governo. Robinson seria uma barreira ao projeto daqueles estando no comando do governo do estado.
Impeachment II
Apesar do desgaste da governadora, não vejo no momento condições políticas para que Rosalba venha a ser "impichada".
Impeachment
O Sind Saúde entrou com um pedido de impeachment da governadora na Assembleia Legislativa.
"Bolão II"
AS pessoas cinicamente fazem as apostas como se já previssem os votos dos senhores julgadores. Uma lástima.
"Bolão"
Triste ao observar que pessoas em Mossoró estão fazendo uma espécie de "bolão" no que se refere ao julgamento no TRE do processo que pede a cassação da prefeita Cláudia Regina e de seu vice prefeito.
quarta-feira, 30 de outubro de 2013
Mérito II
Esse processo é o mesmo que afastou por alguns dias a prefeita da edilidade municipal mossoroense.
Mérito
O mérito do recurso que pede a cassação da prefeita Cláudia Regina será posto em julgamento dia 07 de novembro.
Moralizador II
Ao mesmo tempo, aprovou projeto do mesmo deputado que proíbe fotos de governadores nas repartições públicas.
Moralizador
Assembléia Legislativa do RN aprovou em primeiro turno projeto de autoria do deputado Kelps Lima que proíbe gastos e slogan de governo.
Idas e voltas II
Agora, José Agripino como que implora para que Henrique faça aliança com o DEM e preserve o mandato de deputado federal de Felipe Maia, no que poderia redundar no fim da carreira politica de Agripino e de seu filho.
Idas e voltas
Vejam o dinamismo da politica: há 30 anos atrás José Agripino impôs a maior derrota Aluízio Alves, pai de Henrique Alves, e quase extirpa da política a família "Alves".
Bem feito II
Felipão foi risível nesse episódio e sua soberba fez com que a nossa pátria fosse humilhada por um jogador desconhecido. Inclusive, alguns jornais espanhóis caçoaram do Brasil com a escolha de Diego Costa. Bem feito!
Bem feito
O jogador Diego Costa literalmente rejeitou a idéia infeliz encampada por Felipão e avalizada por José Maria Marin de convocá-lo para a seleção brasileira.
Pantomima II
Ora, o que se sabe é que o PT quer na verdade é eleger a deputada Fátima Bezerra como senadora, inclusive alguns até pensam em não chiar se o DEM for acoplado na chapa proporcional.
Pantomima
È uma verdadeira pantomima essa história do PT estadual de candidatura própria ao governo do estado.
Veemente
O Juiz Federal Eduardo Guimarães bateu forte na decisão que deu a chance da prefeita Cláudia Regina se manter no cargo até o julgamento do mérito da ação.
terça-feira, 29 de outubro de 2013
Duplicação
Um dos diretores da CLC, ex-prefeito Jorge Luiz, prometeu a governadora Rosalba Ciarlini que as obras da duplicação da estarda de Tibau será entregue até dezembro.
Ocaso IV
Roseana Sarney poderia ser esse nome, todavia, além de ter também dificuldades de saúde, não conseguiu projetar seu nome além do Maranhão.
Ocaso III
Sarney já se encontra com a saúde claudicante e de idade bastante avançada, já começa a dar sinais de decadência, haja vista que não tem um sucessor à altura para sucedê-lo.
Ocaso II
A família Sarney já começa a sentir sua decadência na política maranhense e o comunista Flávio Dino deverá se eleger governador no Maranhão no próximo ano.
Ilegítimo III
Aliás, constatou-se que a maioria incrustada naquele movimento não era do Rio Grande do Norte.
Ilegítimos II
Isso demonstra perfeitamente que o movimento baderneiro estava sendo financiado por gente graúda o que mais torna sem legitimidade esses movimentos que se apresentam como guardiões de nossas principais demandas.
Ilegítimo
Foram encontrados cervejas, whiscky e outras bebidas foram o saldo encontrado do movimento que se instalou na Câmara Municipal de Natal.
"Filhologia" III
Aliás, Crispiniano Neto disse que a filosofia da "filhologia" não se aplica a Felipe Maia, haja vista que é um grande empresário no ramo de combustível aéreo e não precisa da política para sobreviver.
Esdrúxula
Crispiniano Neto ainda disse lamentar que o deputado Henrique tente a todo modo preservar o mandato de Felipe Maia apostando numa aliança esdrúxula.
"Filhologia" II
Segundo o velho Crispa, "filhologia" seria a estranha ciência de colocar na política aqueles filhos que não servem pra nada e que vêem na política um meio de sobrevivência.
"Filhologia"
Filhologia: esse é o termo empregado pelo poeta e escritor Crispiniano Neto acerca de da prática usual no RN de filhos de políticos renomados entrarem na política.
sábado, 26 de outubro de 2013
Passe livre
O novo projeto de lei sobre o passe livre para estudantes em Natal é bem mais real e exequível. Não contém rompantes demagógicos.
Greve dos prefeitos IIII
Evidentemente que essa greve não significa estancar os serviços tidos como essenciais, todavia, existem outros meios que possam persuadir o governo central a instituir uma política tributária mais igual.
Greve dos prefeitos II
Certamente que será uma oportunidade dos prefeitos demonstrarem seu repúdio a verdadeira extorsão do governo federal, que centraliza demais seus recursos, muito embora tenha obrigado os municípios a assumirem serviços tido como essenciais sem a devida contrapartida.
Greve dos prefeitos
Prefeitos do Rio Grande do Norte decidirão na próxima terça-feira, 29, em assembléia extraordinária convocada pela FEMURN se fecharão as portas das prefeituras em protesto contra a crise financeira que assola a maiorias das gestões municipais.
Desgastante
Não tem coisa mais desgastante para o governo Rosalba do que essa história de reordenamento do pagamento dos vencimentos do funcionalismo público.
PAC 2 II
Cidades como Santa Cruz, Passa e Fica, Ipanguassu, Currais Novos e, claro, Mossoró, Parnamirim e Natal vão ser contempladas com tais recursos. Não se tem notícias de que nossa Upanema venha a ter pelo menos uma pequena fatia do bolo. Dizem que o dinheiro está ouvindo a conversa.
PAC 2
Foram destinados quase R$ 400 milhões para o Rio Grande do Norte de recursos oriundos do PAC 2 através dos prestígios dos deputados Henrique Eduardo Alves e Fátima Bezerra.
Centralizador
João Maia acusou o governo de centralizador e de viver no isolamento. Coisas típicas de Carlos Augusto.
Rompimento II
O deputado João Maia resistia no rompimento, todavia, as pressões internas do partido, bem como a erosão de lideranças importantes que deixaram o deputado platinado sitiado, fizeram-no com que o mesmo revesse sua posição quanto ao apoio ao governo do estado.
Rompimento
Está marcada uma reunião do Partido da República(PR) no Rio Grande do Norte que deverá selar o rompimento daquele partido com a governadora Rosalba Ciarlini.
Desabastecimento II
Para se ter uma noção, a Caern a partir do mês de outubro dispensou o pagamento da fatura da água em Jucurutu pela falta do líquido precioso nas residências dos usuários.
sexta-feira, 25 de outubro de 2013
Biografia II
Muita gente não entende essa posição, na medida em que esses artistas sempre estiveram na vanguarda da defesa da liberdade de imprensa e/ou de expressão. O pior é que eles se uniram ao ultra conservador, deputado Jair Bolsonaro, nessa posição que aqueles entendem como um retrocesso.
Biografia
Causou muita polêmica a posição assumida de Caetano Veloso, Chico Buarque, Gilberto Gil, Roberto Carlos e Erasmo Carlos, que estão contra a favor do projeto que proíbe a publicação de biografias não autorizadas.
Aterrador II
Isso mostra que o Estado está literalmente de cócoras em relação ao crime organizado, que hoje se mostra cada vez mais ousado e sofisticado. Cenário aterrador.
Insolúvel
A coisa é ainda mais grave quando se constata que na maioria dos assassinatos é de autoria desconhecida.
quarta-feira, 23 de outubro de 2013
Socorro financeiro II
Sandra pretende que o auxílio financeiro compense as reduções dos repasses causados pela retração da atividade econÔmica e seus efeitos nefastos sobre a arrecadação dos impostos federais.
Socorro financeiro
Projeto de autoria da deputada federal Sandra Rosado em tramitação na câmara baixa do país que prevê auxílio financeiro permanente aos Municípios em decorrência das constantes quedas no Fundo de Participação dos Municípios(FPM).
Arremedo II
Os principais pontos não entraram em pauta, demonstrando assim que será difícil encontrar meios de se combater em parte a corrupção através do sistema político.
Inorgânico II
Isso acontece quando as pessoas participam de um movimento sem foco e sem objetivos. Vontade de serem vândalos.
Inorgânico
A inorganicidade dos protestos de junho gerou uma despesa de cerca de 6,22 milhões com as depredações do patrimônio público dos Estados do Rio de Janeiro e São Paulo.
terça-feira, 22 de outubro de 2013
Serventia
Fico aqui me perguntando a serventia real do evento SOS municípios criado para debater os seus problemas, quando ao mesmo tempo o Senado Federal aprova a criação de mais 188 municípios, quando serão acrescidas 09 bilhões de reais por mês em despesa.
Claudicante
A televisão brasileira e seus adeptos estão aflitos com a saúde claudicante dos atores Jorge Dória e Cláudio Marzo, dois mitos da dramaturgia tupiniquim, ainda mais que hoje vivemos numa crise de identidade, pois o nível de nossos atores e atrizes é sofrível. Oremos pelos dois.
Paternalista II
Pois bem. O nosso amigo, professor Xavier Gondim, nos oferece um condimento a mais nesse debate e o aflora quando entende que a questão da carteira estudantil é também um gesto paternal. Muito grato e bastante feliz por contar com a leitura do nobre professor. Obrigado amigo!
Paternalista
Falava aqui nesse espaço acerca do entendimento de muitas pessoas que devemos ter um Estado paternalista, ou seja, aquele que protege e que financia tudo, falando especificamente sobre a questão do passe livre em Natal.
segunda-feira, 21 de outubro de 2013
Restrito
Hoje o Democratas se restringe basicamente a 04 lideranças nacionais, como o senador José Agripino, prefeito Antônio Carlos Magalhães Neto, deputado federal Ronaldo Caiado e o vereador César Maia.
Greve de fome
Domingos Dutra( ex-PT) é um deputado atuante e que se notabilizou por seu comportamento radical frente às alianças pragmáticas de seus ex-partido, chegando inclusive a fazer greve de fome na Câmara dos Deputados.
Surpresa
O que mais me surpreendeu nessas mudanças partidária foi a inscrição do deputado Domingos Dutra no partido do solidariedade, comandado pelo pelego Paulo Pereira da Silva.
Falta de rigor
Para se ter uma idéia como a criação de novos partidos na sua maioria não vem acompanhado de uma rigorosa seleção. 45%( quarenta e cinco por cento) dos congressistas que se filiaram no PROS e SOLIDARIEDADE são investigados pelo Supremo Tribunal Federal.
Prural
Agora, apesar de não ser adepto do Democratas, penso que a inflexão do DEM é ruim para a democracia brasileira, afinal, o movimento de oposição é importante e evita que se queira adotar no país uma ditadura de partido único. Vivemos em um país plural.
Erro
Não se deve olvidar que José Agripino errou quando não oxigenou o Democratas, na medida em que não atraiu pessoas situadas mais ao centro e não avançou no ideário partidário.
Estremecimento
Aliás, a saída do deputado Betinho Rosado do partido estremeceu de vez as relações de Zé Agripino com o casal Carlos Augusto e Rosalba.
Dificuldade
Até aqui no Rio Grande, Estado onde o Democratas tem a única governadora, o partido tem dificuldades de reeleger o deputado Felipe Maia, o que fez o senador José Agripino dizer que faria qualquer negócio para reelegê-lo, colocando a reeleição de Rosalba Ciarlini em segundo plano.
Cooptação II
Muitos desses filiados estão se inscrevendo no PROS e mais recentemente no PSD, partidos que tendem a estar com a presidente Dilma ano que vem.
Cooptação II
È evidente que a criação de novos partidos está sendo fomentada pelo governo federal e muitos filiados daquele partido(DEM) estão sendo cooptados a aderir às novas siglas.
Profecia
Parece que a profecia do ex-presidente Lula de extirpra o DEM está se consumando de forma indireta pelo governo.
domingo, 20 de outubro de 2013
Histrionismo
Esse movimentos histriônicos patrocinados por alguns políticos acabam por minar os movimentos de transformações almejados pela sociedade na busca por serviços públicos de qualidade. Eles acabam perdendo a legitimidade por atos inconsequentes de algumas pessoas que vêem as demandas do povo como um trampolim para sua vida política. Chega de idéias atabalhoadas e inconsequentes.
Qualidade
O mundo contemporâneo hoje não nos permite mais que vivamos num Estado paternalista ou teleguiados por movimentos demagógicos e aventureiros. No caso em análise, a luta deve ser feita para que tenhamos um transporte público de qualidade e acessível a todo cidadão. A luta é para que possamos pagar por um serviço de qualidade.
Desconfio
Aliás, vejo com desconfianças quando políticos irradiam aos quatro cantos que doará o seu salário para qualquer instituição filantrópica ou que defende que vereador não deva receber salário. Os olhem com desconfianças.
Lampejos
Me preocupa muito o comportamento de alguns políticos no Brasil que ficam incitando as massas através de projetos megalomaníacos e inexequíveis, se portando como se donos da verdade fossem e como salvadores da pátria, gerando protestos da massa ignara que se deixa levar por esses lampejos demagógicos e manipuladores.
Passe Livre IV
Aqui vai umas perguntinhas básicas: A conta será paga por quem? de que rubrica sairá a fonte do custeio? esses vereadores tiveram o zelo de calcular se efetivamente o Município dispõe de condições de arcar com tal dispêndio?
Passe livre III
De parabéns o prefeito Carlos Eduardo por ter tido a coragem e a responsabilidade de vetar tal lei, pois se aprovada e em sendo operada geraria um pesado ônus ao Município de Natal e certamente criaria uma relação promíscua entre a classe empresarial e governo, aumentando ainda mais os focos de corrupção.
Passe livre II
Ora, é preciso acabar com esse paternalismo de que tudo o Estado deve financiar. Essa história do passe livre estudantil é inexequível e impraticável, pois o erário público não reúne condições de bancar o sistema de transporte público. O que devemos lutar é por um transporte de qualidade e acessível à toda população.
"Passe livre"
Efetivamente os movimentos articulados por alguns vereadores em Natal, capitaneados pelos vereadores Sandro Pimentel e Manda Gurgel, na aprovação do chamado "passe livre estudantil" podem ser tidos como hipócritas e impensado.
Inconsequente
Aliás, existem manifestações irresponsáveis e demagógicas. O comportamento de alguns vereadores em Natal é algo de preocupante. È tido como irresponsável e consequente.
Manifestações II
Em reação às manifestações, o Ministro Edson Lobão disse que " “Não estamos privatizando o petróleo do pré-sal, mas nos apropriando dele, porque debaixo do mar, deitado em berço esplêndido, essa riqueza de nada nos servirá".
Manifestações
Quem diria que num governo petista houvessem manifestações de petroleiros contra a privatização do campo de libra, a ser leiloado nessa segunda-feira.
Ação Popular
Aliás, no meu modesto entendimento jurídico, caberia até o ajuizamento de Ação Popular, instrumento constitucional posto à disposição do eleitor que esteja no gozo de seus direitos civis, pois esse tipo de comportamento atenta gravemente contra a moralidade.
Barganha III
A população deveria cobrar de nossos parlamentos um comportamento mais republicano, pois não vejo na antecipação das eleições das mesas diretoras um instrumento de fortalecimento de nosso legislativo, e sim um instrumento de barganha escancarado e acintoso que preserva somente os interesses dos parlamentares.
Barganha II
A população deve ficar atenta a esse tipo de comportamento que cada vez mais nodoa os nossos parlamentos, pois além de prejudicar quem está administrando o parlamento naquele momento, na medida em que se cria um governo paralelo, gera negociatas espúrias que atentam flagrantemente contra o funcionamento do nosso legislativo.
Barganha
Na verdade, pelo que se percebe, essa trama ardilosa envolve interesses dos próprios vereadores, onde são frequentes as manobras e traições entre próprios colegas, movidos por interesses imediatistas, ou seja, na sua maioria, reles instrumento de barganha entre os pares.
Significado?
O que isso significa de bom para a a população? no que isso vai desaguar em proveitosos para a sociedade? o parlamento será que vai ficar imune ao fisiologismo?
Endemia
Existe uma verdeira endemia pelo país de se antecipar mas eleições para os parlamentos, quando esse assunto deveria ser tratado no momento certo.
Interesse
Gostaria que alguém me informasse qual o interesse maior de se antecipar eleições para as mesas dos parlamentos.
Resposta
A resposta de Rosalba e Carlos Augusto veio com a saída do deputado Betinho Rosado do Democratas, pois ninguém é menino para não pensar que Betinho saiu do DEM em comum acordo com Rosalba.
Lavou as mãos
Na verdade, desde que o governo de Rosalba começou a entrar em declínio, houve um distanciamento de José Agripino da governadora, chegando a dizer inclusive que já tinha feito o que poderia fazer com Rosalba, ou seja, lavou as mãos, a exemplo do que fez com a ex-prefeita Micarla de Souza.
Prioridade II
José Agripino deu essa entrevista após a governadora Rosalba Ciarlini dizer ao jornal Valor Econômico que ela foi quem criou as bases para sua candidatura a governador em 2010.
Prioridade
O Senador José Agripino disse a revista "ISTO É" que sua meta em 2014 é a reeleição do seu filho, deputado federal Felipe Maia.
domingo, 18 de agosto de 2013
Acintosa III
O apelo já há muito externado pelo companheiro Silva Júnior é condizente e tem que encontrar eco na sociedade para que essas aberrações cometidas pelo Banco do Brasil sejam definitivamente extirpadas. Obviamente que isso requer a tomada de medidas drásticas por parte das autoridades constituídas e de todos nós.
Acintosa II
È preciso a mobilização de toda a nossa sociedade no sentido de boicotar as ações daquela instituição financeira em nossa cidade, dada a falta de respeito com que ela vem nos tratando, porque não é possível que uma questão de fácil resolução não tenha a atenção necessária, que vem a ser os problemas registrados no único caixa eletrônico de nosso município, os quais têm afugentado vários visitantes.
Acintoso
É acintoso o que o Banco do Brasil está fazendo com a população de Upanema. È algo fora do limite.
Crime organizado III
Enquanto isso, os governos em todas suas esferas estão de cócoras ante o crime organizado que agora de forma ousada se reúne em associações com objetivos claros e definidos, estendendo seus tentáculos além fronteiras com cartilhas de comportamento. È a falência do Estado.
Crime organizado II
Ora, percebam só: na pequena e pacata cidade de Pombal na Paraíba, foi presa uma mulher com drogas e também um estatuto da facção PCC que regulamenta como os membros devem agir, com direitos e deveres, inclusive como se fazer o recrutamento de pessoas para a organização criminosa.
Crime organizado
O crime está tão organizado que métodos de organização estão sendo importados para todas as regiões do país, o que o torna mais sofisticado.
sábado, 17 de agosto de 2013
Preocupante V
O mais preocupante nisso tudo é que o Ministro Barbosa não tem a solidariedade da AMB, o que torna difícil saber como será a condução do Supremo por alguém que não está agradando aos seus dirigidos.
Chicana II
Para quem não sabe, chicana é alguma dificuldade posta por alguém para dificultar o andamento do processo, ou seja, Barbosa quis dizer que o ministro Lewandowski estava levantando questões irrelevantes para tumultuar o julgamento do mensalão.
Chicana
O mais recente episódio em que o Ministro Barbosa disse asperamente que o Ministro Lewandovski estava fazendo chicana jurídica com o processo do mensalão mereceu uma nota contundente da Associação dos Magistrados do Brasil criticando veemente a conduta do presidente do Supremo.
Preocupante IV
Todavia, o que preocupa são as investidas deselegantes do Ministro Barbosa a colegas que eventualmente discordem juridicamente do seu ponto de vista, sobretudo nas questões que envolvem o mensalão.
Preocupante III
È evidente que deve haver discussões no âmbito do Supremo, na medida em que é um colegiado pluripartidário e que abriga diversas concepções jurídicas.
Preocupante II
Há um sentimento no mundo jurídico de que o Ministro Joaquim Barbosa não está tendo o equilíbrio necessário na qualidade de presidente do STF, o qual requer bastante parcimônia na condução daquela corte.
Preocupante
È extremamente preocupante no mundo jurídico as discussões exacerbadas no Supremo Tribunal Federal, desencadeadas mais ainda recentemente que teve como epicentro o Ministro Joaquim Barbosa.
domingo, 7 de julho de 2013
Fiéis III
È lógico que deve haver a cooptação política, isso é básico na política. Todavia, o mundo hoje está a exigir o mínimo de coerência. Ela tem que ser feita de modo gradual e com escrúpulos, sem necessariamente você divorciar-se daqueles que sempre lhe foram fiéis.
Fiéis II
Talvez essas pessoas estejam falando de você justamente porque está testemunhando que algumas pessoas - talvez sem o seu conhecimento - que foram seus algozes e que batiam muito em você, caminham para ter espaços generosos políticos e até administrativos. Pense nisso.
Fiéis
Aqui vai uma sugestão ao meu amigo e contemporâneo Luiz Jairo a quem eu tive o prazer de dividir muitas alegrias na nossa juventude: num fique com raiva daquelas pessoas que eventualmente estejam sem conhecimento de causa aborrecidas com a sua administração. São pessoas que sempre estiveram com você e vão estar sempre, na medida em que observarem que o seu desejo é o de trabalhar pela nossa cidade. Elas foram o símbolo de sua campanha. Sofreram e foram ridicularizadas 12 anos, todavia, ficaram com você. Procurem-nas, elas vão lhe compreender.
Arapongas II
Ora, o discurso de Luiz Jairo foi veemente durante 12 anos contra esse estado de coisa, cujos protagonistas centrais foram essas pessoas, as quais até depois do carnaval ainda continuavam a bradar que Luiz Jairo seria cassado e que oi candidato derrotado por ele assumiria o governo.
Arapongas
Na verdade, a maioria delas tem um objetivo premente de conturbar a administração e de descaracterizá-la, quando não usadas como espiões e arapongas ou até mesmo para barganhar empregos, pois nunca souberam ficar longe do poder.
Infiltração II
Essas pessoas estão querendo ser protagonistas no governo atual não porque acham o prefeito bonito ou sua administração um brinco. Não!
Infiltração
Todavia, incompreensível é a infiltração na administração de algumas pessoas que foram pegas literalmente com a mão na cumbuca no dia da eleição e que patrocinaram verdadeiras barbeiragens contra o eleitor de Luiz Jairo.
Agregador
È evidente que apoios são importantes e agregam, como a vinda do vereador Montalghan Fernandes, que certamente qualificará a base do prefeito na câmara Municipal. Esse é um apoio que agrega.
Discurso II
O prefeito de Upanema passou 12 anos construindo um discurso de combate ao continuísmo e ao partido hegemônico, razões pelas quais foi duramente criticado e ridicularizado por algumas pessoas que hoje de forma ridícula tentam entronizar-se no seu governo, nem sempre com objetivos nobres. Todo cuidado é pouco.
Discurso
No momento atual, deve ter bastante cuidado o prefeito de Upanema em algumas pessoas, as quais - a pretexto de ajudar- procuram fincar raízes na administração e descaracterizar por completo um discurso que foi pontuado no combate à arrogância e a soberba..
Articulação II
A gente vê de forma nítida a vontade do prefeito de Upanema de fazer e acontecer. È um idealista que precisa concatenar suas ações para que sua administração ganhe visibilidade, pois é visível que a administração de Upanema começa a deslanchar.
Articulação
Vejo que a articulação política na administração atual de Upanema deve desempenhar importante papel na interlocução com as demais secretarias municipais, bem como com a sociedade, de forma a consolidar o diálogo como elemento primordial da gestão e auxiliando na compreensão dos compromissos da gestão assumidos.
quarta-feira, 26 de junho de 2013
Defensor
Como disse o deputado Carlos Sampaio: o verdadeiro Promotor não é aquele que acusa, todavia, aquele que defende a liberdade democrática, os direitos e garantias fundamentais, o consumidor, a probidade e outras garantias fundamentais.
Limites
O Congresso Nacional tem o dever de criar balizas e limites às investigações que só têm o condão de violar o Princípio Constitucional da Presunção de Inocência.
Reflexão
Repito: foi de fundamental importância a rejeição à PEC 37, todavia, sua discussão foi importante, na medida em que a partir de agora maus profissionais que só têm o dom de acusar deverão rever seus atos e não saírem vilipendiando honras alheias.
Pragmatismo
Nas pegadas do mensalão, o PT foi um dos maiores incentivadores da PEC 37. Seu recuo foi pragmatismo.
Fato
È sabido que a maioria avassaladora da base do governo estava fechada com a aprovação da PEC 37. Isso é fato.
Recuo
A autoridade constituída não deverá recuar e apoiar bandeiras que venham atentar contra a ordem democrática e várias garantias adquiridas na concepção de nossa constituição cidadã.
Perigoso.
Esse tipo de manifestação popular é relevante, todavia, devemos prestar bem atenção para que não venham bandeiras que defendam medidas extremas como a pena de morte, prisão perpétua, na medida em que o brasileiro é suscetível a esses clamores populares e de repente poderão se curvar a esses movimentos extremados.
Contrários
È evidente que a maioria dos deputados votou pelo clamor popular, portanto, não devemos condenar àqueles que eventualmente votaram a favor da PEC 37, na medida em que foram honestos com seus princípios e por eventualmente discordar de algumas arbitrariedades cometidas em algumas investigações. A democracia pressupõe a convivência dos contrários.
Conduta
Ponto para o deputado Henrique: foi realista e numa grande jogada colocou logo ontem a votação da PEC 37, deixando muitos deputados numa saia justa. Nunca votei no deputado, todavia, a gente tem que reconhecer sua habilidade como presidente da câmara dos deputados.
Continua
Logicamente que o fim da PEC 37 não acaba o debate, na medida em que deverá o Congresso definir as balizas e os limites dessa investigação que há de ser conjunta entre MP me delegados, inclusive eventuais abusos praticados por promotores devem ser atacados.
Hálito II
Demagógica ou não, o certo é que os movimentos engedrados pela sociedade fizeram com que a classe politica acordasse.
Hálito
Como disse o deputado Chico Alencar: o hálito quente das ruas fez com que houvesse uma profunda transformação dos deputados na votação que alijou a PEC 37.
sábado, 15 de junho de 2013
Revolta
Na verdade, aquele movimento é apenas a ponta do iceberg e que poderá desencadear em uma revolta civil pela falta de capacidade governamental de atender as nossas demandas.
Espécie
O que me causa espécie é a troca de acusações de lado a lado de tucanos e petistas querendo tirar dividendos com a miséria humana.
Despreparo II
Não estamos sobremaneira apoiando o vandalismo de algumas pessoas presentes no movimento, todavia, a reação violenta e exacerbada da policia revela a incompetência estatal de atender as nossas demandas.
Despreparo
A reação truculenta da polícia de São Paulo ao movimento da redução das passagens de ônibus denuncia que temos uma policia despreparada e que não responde aos anseios de segurança almejados por todos nós.
Crença IV
Isso obviamente que atenuará o discurso de oposição de que Dilma é estatizante e que vê somente no Estado a capacidade de desenvolvimento do país. Ou Dilma rendeu-se às evidências ou definitivamente acredita no mercado.
Crença III
Com o leilão, o campo de libra poderá ser negociado com grandes petrolíferas e evitará que a Petrobrás encontra dificuldades na exploração de tal campo.
Crença II
Dilma autorizou leilão do campo "libra" considerada a coroa de ouro do pré-sal, haja vista estar concentrada a maior quantidade de reservas do produto.
Crença
A presidente Dilma deu uma grande demonstração de que acredita no mercado, diversamente do que se pensava.
sábado, 25 de maio de 2013
Polêmica
Muito embora seja uma indicação polêmica, Barroso no Supremo enfrentará questões no âmbito dos direitos humanos que merecem uma profunda discussão e que ainda estão sendo sonegados pelo conservadorismo de alguns. Sera de grande valia sua atuação no STF.
Testemunhas de Jeová
Nunca é demais lembra que Barroso como Procurador do Estado do Rio de Janeiro ofertou um parecer garantidor às testemunhas de
Jeová o reconhecimento daquele Estado nos casos em que elas se recusam a
receber transfusão de sangue por convicção religiosa, dizendo que o Estado não
pode "impor procedimento médico recusado pelo paciente".
Brilhante
Na brilhante e percuciente defesa das relações homoafetivas, Barroso disse: "As uniões homoafetivas são fatos lícitos e relativos à vida privada de cada um.
O papel do Estado e do Direito, em relação a elas como a tudo mais, é o de
respeitar a diversidade, fomentar a tolerância e contribuir para a superação do
preconceito e da discriminação".
Burburinho
A indicação de Barroso causou grande burburinho nos grupos religiosos que vão tentar barrar no senado sua indicação ao cargo de Ministro do STF.
Causas sociais II
Ele defendeu o ativista politico Cesare Battisti, as uniões homoafetivas, as pesquisas com células- tronco embrionárias, a interrupção da gestação de fetos anecéfalos e a proibição do nepotismo., saindo vitorioso em toda as proposições.
Causas sociais
Barroso é um brihante advogado e tem se destacado como grande fomentador de idéias no campo social, ou seja, naquelas questões que envolvem à dignidade humana.
Barroso
A presidente Dilma Rousseff indicou o advogado Luis Roberto Barroso para o cargo de Ministro do Supremo Tribunal Federal em substituição ao Ministro Carlos Ayres Brito.
Cinismo
O pior é que o deputado Paulo Maluf ainda nega os desvios de tais recursos e que seja réu em qualquer processo nas terras do "tio sam".
Paraísos fiscais
Esse dinheiro foi depositado em paraísos fiscais em nome de empresas do deputado a fim de se livrar da receita federal, bem como desconfigura a prática de qualquer crime.
Devolução
Um alento é a notícia de que parte dos recurdos desviados pela família Maluf da prefeitura de São será devolvida pela Justiça de Nova Jersey dos Estados Unidos da America.
segunda-feira, 20 de maio de 2013
Elogio II
Para quem não sabe, Olavo Carlos é sobrinho legítimo de seu Zé de Leonel, portanto, primo muito perto de nossos amigos blogueiros.
Elogio
Apesar de afastado desse espaço por razões várias, gostaria aqui de público elogiar a firmeza e o desprendimento que teve Josiel Gondim em dizer que Olavo è um primo e não simplesmente um popular. Isso pra mim basta.
terça-feira, 14 de maio de 2013
Inimigos II
O deputado inclusive em entrevista disse cobra e lagartos da presidente e disse entre outras coisas que Dilma é inábil na articulação política, tachando-a de centralizadora e incapaz de coordenar mensalmente as reuniões de líderes. Nitroglicerina pura.
Inimigos
Não convidem para a mesma mesa a presidente Dilma Rousseff e o líder do PMDB na Câmara, deputado Eduardo Cunha.
Maioridade IV
Essa discussão simples e piegas da redução da maioridade penal é preocupante, na medida em que daqui há uns dias vão discutir a redução da maioridade para 14 ou 12 anos, pois é evidente que somente referida redução não vai resolver o problema da nossa violência.
Maioridade III
Essa discussão da redução da maioridade penal deverá vir associada às condições precárias do nosso sistema penitenciário e sócio-educativo, além de meios eficazes que não permitam a impunidade.
Maioridade II
Todavia, a discussão limpa e simples da redução da maioridade penal é um discurso que encobre a incompetência estatal.
Maioridade
È evidente que algo deve ser feito para que possamos atenuar o alto grau de violência da nossa sociedade.
Sinalização
O decano Ministro Celso de Mello, homem de grande respeitabilidade, já sinalizou pela adoção de tais embargos infringentes no âmbito do STF. Já o ministro Teori Zavacki também já sinalizou pela permissibilidade dos embargos em caso semelhente quando era ministro do Superior Tribunal de Justiça.
Decidido IV
Agora, me parece que há predisposição da maioria dos ministros do STF aceitar tal recurso, não significando necessariamente que venham a reformar os termos do acórdão já publicado, todavia, já é uma esperança dos réus.
Decidido III
A realidade nua e crua é que se depender do Ministro Joaquim Barbosa, José Dirceu e João Paulo Cunha cumprirão parte da pena em regime fechado.
Decidido II
Barbosa disse que aceitar tal recurso significa graciosidade do STF e tal corte não foi criada para tal, haja vista não existir previsão legal para aceitar tal instrumento previsto apenas regimentalmente.
Decidido
Ministro Joaquim Barbosa rejeitou embargos infringentes que poderia mudar processo do mensalão.
quarta-feira, 8 de maio de 2013
Lapidar II
Winston Churchill também dizia: " A política é quase tão excitante como a guerra e não menos perigosa. Na guerra a pessoa só pode ser morta uma vez, mas na política diversas vezes".
Lapidar
Como já dizia Charles Tocqueville: "Em política a comunhão de ódios é quase sempre a base de amizades".
Anacronismo VI
Repita-se à exaustão: um pequeno naco da política não pode se arvorar em se apropriar dos espaços políticos e administrativos, sendo que os primeiros pertencem a um conjunto de forças e os segundos ao povo.
Anacronismo V
Certamente pensam que estão agradando ao seu gestor(a), quando na verdade terminam por inviabilizar uma administração que tende a ser próspera. Isso tem que ser revisto e pontuado na politica brasileira. È comezinho.
Anacronismo IV
Na política não se pode desagregar e descartar forças que vieram somar com valores. È um equívoco inimaginável.
Anacronismo III
Obviamente que é uma conduta equivocada, na medida em que existe um ingrediente comezinho na politica que "é a arte de somar". Condutas desse tipo poderão levar a consequências incomensuráveis.
Anacronismo II
Essa pequena súsia deseja se apoderar do metier político e administrativo pelo simples fato de vir acompanhando determinados gestores em outros embates eleitorais e acham que os novos aliados somente serviram durante a campanha eleitoral. Os tratam como fraudas descartáveis.
Anacronismo
Infelizmente ainda existe em muitos lugares uma política anacrônica e ultrapassada de pessoas que acham que se pode apoderar dos espaços administrativos e políticos. Ainda bem que essas pessoas são uma meia dúzia.
Jenildo
Obrigado sempre ao amigo Jenildo pela constante colaboração ao nosso blog direto da paulicéia desvarada. Um grande abraço.
terça-feira, 7 de maio de 2013
Idiota
O episódio da garota defendendo seu pai do agressor é comovente e demonstra a fieza do atirador e a idiotice do fanfarrão - pai da garota- , um covarde que se escondeu sob o manto de uma inocente e que não teve a honradez de atender os apelos de suas pequenas filhas. Um idiota.
Absurdo II
O lamentável fato se deu após uma reles discussão entre pai da vítima e um dono de uma pizzaria por atraso na entrega de uma pizza. Um absurdo.
Absurdo
Divulgada a morte cerebral da menina em Goiás que defendeu o pai de tiros, episódio macabro acontecido em Aparecida de Goiânia.
Discussão III
Polêmico como sempre, o deputado Nélter disse indiretamente que Henrique é contraditório na medida em que defende o governo de Dilma e paradoxalmente prega uma aliança com o governo do democratas a nível de Rio Grande do Norte.
Discussão II
Henrique teria dado um "carão" público em Nélter por este ter concedido título de cidadão a Eduardo Campos e por ele ter criticado o governo de Dilma pela política de desoneração do IPI.
Discussão
Aliás, deu no que falar a discussão via imprensa entre os deputados Henrique Alves e Nélter Queirós.
Cargos
Instado no twitter acerca da necessidade de entregar os cargos ao governo estadual, o senador Garibaldi Alves Filho foi taxativo em dizer que já havia os entregado há 60 dias e que a governadora pediu para postergar a entrega.
Lero-lero
Aliás, corre à boca solta que o encontro dos prefeitos com os ministros foi um lero-lero, limitado a encontros sociais e batimento de fotos.
Projetos II
O problema nisso tuso é que o glamour de Brasília faz com que a maioria de nossos gestores não se preocupem muito com tais projetos, se limitando apenas a tirar fotos com deputados, ministros e senadores, além de uma passadinha pela noite da capital federal.
Projetos
Na solenidade dos prefeitos com os ministros de Estado, fora enfatizada a necessidade de que quando esses gestores fossem à Brasília já levassem consigo projetos para que não voltasse de mãos abanando.
quinta-feira, 25 de abril de 2013
Casuístico II
Na verdade, essa pseuda reforma política tem como pano de fundo garantir a homogeneidade dos grandes partidos politicos
Casuístico I
È evidente que esse projeto é casuístico e pretende enfraquecer partidos que possam se apresentar como alternativa em 2014, especialmente o novo partido(rede) da ex-senadora Marina Silva.
Suspensa
Felizmente o Ministro Gilmar Mendes suspendeu a votação pelo senado do projeto que prejudica a criação de novos partidos.
Firulas
O
problema é que as firulas e o jogo midiático de uma pequena minoria de
membros dessas instituições fazem com que parcela considerável de nossa
sociedade apoie medidas exdrúxulas como essas.
Retrocesso VI
Agora, retirar prerrogativas do Supremo e do Ministério Público conquistadas com muitas lágrimas e sangue significa um retrocesso incomensurável e nos faz retroagir aos velhos tempos da ditadura. Cenário preocupante.
Excessos
O que se deve fazer é criar mecanismos que punam eventuais excessos e firulas de membros dessas instituições.
Retrocesso V
Instituições como o Supremo Tribunal Federal e o Ministério Público são instituições consolidadas na nossa democracia e exercem papéis importantíssimos na consolidação de nosso regime democrático. Pautá-los, significa retirar do povo a última esperança de ter seus direitos respeitados.
Retrocesso IV
Aliás,
desde há muito tempo que vinha prevendo que reações açodadas e
midiáticas de membros do nosso Judiciário e do Ministério Público iriam
desencadear em reações destrutivas e retrógradas de nossa classe
política.
Retrocesso III
Ora, a aprovação pelo plenário desse projeto desnatura por completo a natureza constitucional do Supremo Tribunal Federal, na qualidade de guardião da constituição e de órgão interpretativo da lei aplicada ao caso concreto quando instado a decidir sobre temas constitucionais.
Retrocesso II
Constam
no projeto que o estabelecimento de súmulas vinculantes e a declaração
de inconstitucionalidade de Emendas Constitucionais têm que passar pelo
crivo do Congresso Nacional. Uma situação exdrúxula e aberrante.
Retrocesso
Definitivamente
a aprovação pela Comissão de Constituição e Justiça de projetos que
visam pautar o Supremo Tribunal Federal significa um retrocesso.
sábado, 20 de abril de 2013
Só pra contrariar...
Lições básicas na politica: "Quem não ambiciona o poder erra o alvo. Mas quem ambiciona o poder absoluto vira alvo".
Injunção
Há quem enxergue nessa proposta ao dedo do governo que pretende minar candidaturas de adversários, como por exemplo de Marina Silva pela "Rede".
Mandado II
O projeto de Lei torna a criação de novos partidos mais difícil, na medida em que veda esses partidos à propaganda eleitoral no rádio e na tv, além de excluí-lo do fundo partidário.
Mandado
O deputado Federal Paulo Pereira da Silva (Paulinho da força) impetrou um mandado de segurança contar o projeto de lei que trava a criação de novos partidos.
Centralizador II
A centralização de um governo além de tornar a administração ineficiente, dar ares de antipatia e de rejeição, tendo reflexos em eleições futuras.
Centralizador
Esse diálogo travado entre o deputado e a governadora reforça aquilo que eu já tinha externado de que os nossos governantes não podem governar sozinho e relegar aquelas pessoas que possuem condições de ajudá-lo a governar.
Sincero II
Instado pela governadora se ele se incluia nesse meio, o deputado foi ainda mais incisivo ao dizer que quando foi convidado pelo senador Paulo Davim a romper com o governo, o mesmo disse: "que rompimento, se a gente nunca foi governo; se a gente nunca teve o direito de indicar alguém para esse governo?". Mais incisivo impossível.
Sincero
Num diálogo travado com a governadora Rosalba Ciarlini e testemunhado por vários parlamentares potiguares, o deputado federal Paulo Vágner foi incisivo ao dizer a governadora que ninguém ali votava nela.
Aliança II
Segundo ele, Fortunati abriria as portas para seu nome, um tanto desconhecido na região sul.
Aliança
Eduardo Campos pretende formar aliança com o PDT e cogita a possibilidade de José Fortunati, prefeito de Porto Alegre, ser o seu vice.
sexta-feira, 19 de abril de 2013
Olimpo II
Quem
pensar que pode em 03 anos e meio caçoar do povo e depois mercanciar
seu voto está muito enganado. O povo hoje recebe e a maioria não vota.
Tivemos exemplos recentes disso
Olimpo
O detentor de mandato eletivo não pode pensar que o povo não é inteligente. Se embriagar com o poder significa derrocada na vida pública. Desçam do olimpo. O poder é nosso.
Compromissos IV
Quem não pretender ser alijado da vida pública que coloque em prática projetos de campanha e considere aquele que o elegeu, pois o poder de filtro do povo é intenso.
Compromissos III
O que se ouve depois de campanhas eleitorais é a voz simples e direta do povo da necessidade do gestor considerar quem o elegeu. Lição comezinha que tem que ser seguida à risca.
Compromissos II
Essa história de abandonar seus abnegados de campanha tem produzido um efeito contrário que consiste na desaprovação de seu nome 04 anos depois.
Compromissos
Hoje se vê uma necessidade premente de detentores de cargos eletivos respeitarem o voto do povo, consistente em executar projetos de campanha e honrar os compromissos assumidos em campanha.
Idiotices II
O episódio de Santa Catarina em que funcionários dançavam em cima dos processos nos oferece uma mostra do uso indevido da internet por alguns idiotas.
Idiotices
Todavia, fico muito preocupado com o uso indevido da internet especialmente pelos jovens que através dela incitam a violência, o sexo desmedido e outras idiotices.
Internet
Tento usar as redes sociais como um meio de interação e discussão dos problemas de nosso cotidiano.
Mensalinho V
Repito: além de atentar contra a autonomia dos entes federativos, ela fere o princípio isonômico entre as próprias câmaras municipais, na medida em que pune somente os legislativos de cidades pequenas. Um casuísmo.
Mensalinho IV
Ao revés, fizeram foi aumentar a verba de gabinete para compensar a extinção dos 14 e 15º salários. Sintomático.
Mensalinho III
Uma pergunta que não deixa calar: apesar também de ser contra, pergunto eu porque os congressistas não têm a coragem de extinguir seus salários, dos deputados estaduais e de vereadores de grandes cidades?
Mensalinho II
È uma proposta demagógica que nada contribuirá para diminuição de despesa , conforme já explicado.
Mensalinho
Extinguir seus salários aumentará ainda mais o poder de cooptação e de barganha, fomentando ainda mais as relações prosmícuas entre os dois poderes, especialmente em cidades menores. È a institucionalização do "mensalinho".
Demagógica III
Ora, nós sabemos que o poder de pressão dos vereadores é muito grande por parte do executivo.
Demagógica II
Essa proposta além de demagógica, representa um atentado ao princípio federativo, na medida em que atenta contra a autonomia dos Estados federados.
Demagógica
Tramita no Congresso uma PEC que visa extinguir salários de vereadores nas cidades de até 50 mil habitantes.
Desembargador II
Ibanez foi eleito pelo critério de merecimento e ocupará o lugar do Desembargador aposentado Rafael Godeiro.
Desembargador
O Juiz Ibanez Monteiro da Silva é o mais novo Desembargador do Tribunal de Justiça do Estado do Rio Grande do Norte.
sábado, 13 de abril de 2013
Negociação
Essa negociação, segundo Crispiniano, passaria pelo apoio de Rosalba à presidente Dilma Rousseff.
Carreira solo II
Crispiniano pinçou até a chapa: Rosalba e João Maia, com Henrique candidato a senador da república.
Carreira solo
O poeta, jornalista e advogado Crispiniano Neto disse que o PT do Rio Grande do N orte começasse a amadurecer a idéia de candidatura própria a governador porque não tem mais dúvidas que Garibaldi e Henrique ficarão com Rosalba.
sexta-feira, 12 de abril de 2013
Parabéns II
Geovanni é uma pessoa especial e enviada por Deus. Sujeito sério e abnegado naquilo que faz. Definitivamente um cordeiro de DEUS.
Parabéns
Gostaria de anunciar de forma efusiva o aniversário de meu amigo Geovanni Bezerra, filho de Dona Maria e o saudoso Gildenor.
Anos de chumbo II
Tiraram Ricardo Teixeira da CBF, acusado de transações ilegais. Pois bem. Agora colocam no cargo uma pessoa afeta à repressão e com um patrimônio que não é compatível com sua renda. Pobre Brasil.
Anos de chumbo
Documentos comprovam que o presidente da CBF José Maria Marin era um seguidor autêntico do regime dos anos de chumbo, leia-se ditadura, inclusive intimamente ligado a órgãos de repressão.
Epidemia II
Todavia, estudo da ONU revela que 07 entre 10 mulheres são vítimas de estupro ou de outro meio violento. È um desafio a mais para essas guerreiras no sentido de acabar com essa epidemia violenta que as aflige no dia a dia.
Epidemia
Nós sabemos que as mulheres hoje ocupam espaços importantes no cenário mundial, exercendo cargos de grande relevância.
Impositivo III
O orçamento impositivo está longe de virar realidade, pois ainda terá que passar pelos plenários da Câmara e do Senado, onde o governo detém maioria consagradora. Vamos começar a discutir essa questão com mais profundidade.
Impositivo II
Nos moldes atuais, o governo gasta o orçamento da forma como lhe aprouver, gerando aquela relação prosmícua entre parlamentares e governo, a famosa barganha para aprovação de interesses de projetos do executivo.
Impositivo
Essa semana a Comissão de Constituição e Justiça da Câmara aprovou a adoção do orçamento impositivo, que nada mais é a obrigação do executivo em executar o orçamento aprovado da União.
Maioridade penal III
Aliás, para encobrir sua incompetência, os diversos governos começam a pregar adoções de pena de morte, perpétua, aumento de penalidade e outras coisitas mais, quando na verdade se sabe que o verdadeiro problema está na falta de compromisso com a população, o que gera graves problemas sociais e consequentemente o aumento da criminalidade.
Maioridade penal II
È um discurso fácil, todavia, não adianta
colocar menor de 18 anos em presídios, na medida em que eles são
verdadeiras escolas da criminalidade, onde os presos vivem em condições
deletérias.
Maioridade penal
Os politicos adotam um discurso simplista tipo redução da maioridade penal para esconder os principais problemas da violência.
quinta-feira, 11 de abril de 2013
100 dias VI
Aliás, o restabelecimento de alguns serviços essenciais apontam que Luiz Jairo está no caminho certo, sem se falar na sua disposição de dialogo com os diversos estamentos, inclusive fazendo uma parceria com o Ministério Público, consistente na abertura de um diálogo que tem rendido bons frutos à coletividade.
100 dias V
Tá muito cedo ainda para fazermos uma análise mais acurada, no entanto, Luiz Jairo sabe de sua responsabilidade e já sinaliza através de suas ações que Upanema poderá brevemente comemorar reais mudanças.
1o0 dias IV
Isso obviamente que permite a Luiz Jairo ter uma liberdade maior de executar projetos que reflitam diretamente no bem estar de sua comunidade.
100 dias III
Uma das maiores conquistas é a assepsia feita pela administração Luiz Jairo e Juninho, especialmente nos bloqueios herdados da antiga administração que impedia o município de conveniar, portanto, de estabelecer parcerias com os entes federados.
100 dias II
È uma data simbológica e já se vislumbra no horizonte mudanças defendidas durante a campanha.
PEC 37 V
O prefeito de Upanema disse que a aprovação de referida proposta fomentaria muito mais a máquina da corrupção.
PEC 37 IV
Aliás, o prefeito Luiz Jairo se posicionou diametralmente contra a proposta de Emenda à Constituição tendente a abolir o poder investigativo do Ministério Público.
PEC 37 III
A duas, dizem que essa prerrogativa do MP tem produzido cenas espalhafatosas de alguns Promotores que têm maculado a honra de pessoas inocentes.
PEC 37 II
A uma, dizem que o Ministério Público é parte no processo,logo, não tem a isenção necessária de investigar, prerrogativa das polícias judiciárias.
PEC 37
Os adeptos da tese da retirada de poderes investigativos do Ministério Público se embasam principalmente em dois fundamentos.
Assinar:
Postagens (Atom)