quarta-feira, 30 de novembro de 2011
Elogios
O Senador José Agripino fez ontem rasgado elogios à presidente Dilma Rousseff na tribuna do senado, elogiando-a pela postura que teve no episódio da construção do aeroporto de São Gonçalo.
Manzana
Dizem que o Bispo de Mossoró Mariano Manzana é um forte candidato a assumir o arcebispado de Natal.
Predileção II
A presidenta sinalizou claramente isso quando veio autorizar a concessão à iniciativa privada do Aeroporto de São Gonçalo.
Predileção
A impresão é que se tem é que se depender da presidente Dilma o PT apoiará as candidaturas do PSB em Mossoró e Natal.
Proposital?
Um detalhe interessante e que passou desapercebido por muita gente é o fato de que o ex-governador Iberê Ferreita ter dito que toda licitação para inspeção veicular foi feita na gestão de Wilma de Faria. Teria sido um lapso ou proposital?
Boicote III
O grupo tenta fabricar falsas notícias e factóides no sentido de desestabilizar Beltrame. SE for verossímil, é verdadeiramente lamentável.
Boicote II
A estratégia é que o secretário de segurança José Maria Beltrame seja defenestrado da pasta para dar lugar a alguém que atenda aos interesses escusos de determinado grupo de empresários e políticos, dentre eles, o ex-governador Garotinho.
Boicote
Relatório do serviço de inteligência da policia carioca noticia que existem pessoas boicotando as Unidades pacificadoras( UPPs, cujo mentor principal é o deputado Antonhy Garotinho.
terça-feira, 29 de novembro de 2011
Aeroporto
A construção do Aeroporto Internacional de São Gonçalo é um grande legado a ser deixado para o Estado pelo governo do PT.
Cumprimentada II
Sabemos da força que tem a deputada Sandra por ser líder de um partido da base aliada na Câmara federal, o que torna obstáculo para o PT mossoroense emplacar uma candidatura própria na capital do oeste potiguar.
Cumprimentada
A deputada Larissa Rosado foi efusivamente cumprimentada pela presidente Dilma Rousseff. Dilma disse a deputada Sandra que subirá no palanque de sua filha em Mossoró no próximo ano.
Tomou gosto
Aliás, a prefeita Maristela a cada dia que passa toma gosto pela política e sinaliza que é irreversível sua candidatura à reeleição e com boas possibilidades de figurar bonito.
Coadjuvantes II
De um lado, temos o grupo do ex-prefeito Jorge Luiz no apoiamento à candidatura de Luiz Jairo Bezerra de Mendonça, noutra ponta, o ex-prefeito Valério Augusto apoiando à reeleição da prefeita Maristela.
Coadjuvantes
Perfeita a análise do professor Josiel ao dizer que as eleições de Upanema no próximo ano serão realizadas com os mesmos atores, porém, com coadjuvantes diferentes.
Incoerência II
Muita gente ver na luta de nossa BR 110 um cavalo de batalha, quando deveria conjugar esforços para ver nosso sonho realizado, de modo que não pode reclamar da ausência de algumas pessoas em alguns eventos pró - BR 110.
Incoerência
Efetivamente é incoerência de algumas pessoas desqualificarem todas as iniciativas que visem arregimentar esforços no sentido de ver construída a nossa BR 110.
domingo, 27 de novembro de 2011
Nota III
Efetivamente foi infeliz o Ministério Público como instituição ao estabelecer um confronto pessoal com pessoas que estão no seu direito de repelir eventuais acusações que pesam contra si.
Nota II
Abaixo a nota expedida pelo Ministério Público:
O Ministério Público do Estado do Rio Grande do Norte, em razão de notas à imprensa elaboradas pela ex-Governadora do RN, Wilma Maria de Faria, e seu filho, advogado Lauro Maia, em que se faz adjetivações negativas a respeito da atuação desta Instituição e se lança um “desafio”, vem a público esclarecer o seguinte:
a) É comum que investigados, confrontados com fortes indícios e evidências de sua participação em ilícitos procurem desviar o “foco” do noticiário, por meio da desgastada estratégia de tentar acusar e desafiar o órgão investigador;
b) Quanto à acusação de má-fé por parte desta Instituição, muito provavelmente pelo fato de se ter dado publicidade a provas, indícios e evidências de que a ex-Governadora do RN, Wilma Maria de Faria, e seu filho, advogado Lauro Maia, tiveram participação na cadeia criminosa revelada na operação “Sinal Fechado”, esta deve ser prontamente repelida;
c) Não existiu qualquer razão metajurídica para tanto. Não houve “pirotecnia jurídica”, mormente diante de peças bem elaboradas, claras e tecnicamente precisas. Não existem “medos políticos inconfessáveis” por parte desta Instituição. Ao contrário, o Ministério Público tem se pautado pela investigação e acusação a quem quer que seja, como no caso presente, independentemente de sua suposta importância ou “lado” na cena política; Aliás, todas as menções a Srª Wilma Maria de Faria e ao advogado Lauro Maia constantes nas petições advém de informações obtidas a partir de diálogos mantidos entre os investigados, que de forma expressa registram tais pessoas como beneficiárias das ações da organização criminosa, tendo o Ministério Público, como é de seu dever, levado os fatos ao Poder Judiciário, que reconheceu a procedência dos pedidos e determinou a realização das diligências necessárias à continuação da apuração dos fatos. Não há uma única afirmação feita pelo Ministério Público que não esteja baseada em elementos de evidências e provas, notadamente as próprias palavras dos demais investigados e pessoas referenciadas em interceptações judicialmente autorizadas.
d) Não é verdade que um membro do MPRN teria afirmado inexistir provas contra a ex-Governadora do RN, Wilma Maria de Faria, e seu filho, advogado Lauro Maia, na coletiva de imprensa dada na tarde do dia 24 passado. O que se afirmou foi que não havia necessidade de busca e apreensão na residência destes investigados, dado que, muito provavelmente, não seriam ali encontradas provas a esse respeito, uma vez que os fatos ocorreram em meados de 2009;
e) Ora, as petições levadas a público com autorização judicial, que continuam à disposição no “site” da Instituição (www.mp.rn.gov.br), descreveram de forma minuciosa as diversas provas acerca da participação dos investigados em comento, colhidas ao longo de nove meses de apurações, como diálogos em que se afirma, categoricamente, que George Olímpio pagou vantagem indevida (“propina”) a Lauro Maia, bem como fez promessa de pagamento de vantagem indevida a este investigado, além de comunicações telemáticas em que George Olímpio revela que participou ativamente da elaboração de projeto de lei de autoria da investigada Wilma Maria de Faria, tendo recebido a própria mensagem por ela encaminhada à Assembléia Legislativa, com o projeto de lei que resultou na sanção da Lei n.º 9.270/09, o que representou indício de que as propostas a Lauro Maia se destinavam, em verdade, à sua mãe, então gestora máxima do Executivo Estadual;
f) O interrogatório do investigado José Gilmar de Carvalho Lopes (Gilmar da Montana), tomado no dia da operação, e, portanto, após a elaboração das referidas petições corrobora a prova e evidências até então conhecidas, reforçando ainda mais o que já havia sido apurado, principalmente quando o mesmo afirma que, de fato, George Olímpio lhe confidenciou que ofereceu promessa de vantagem indevida à investigada Wilma Maria de Faria, consistente em cota de 15% (quinze por cento) da sua parcela nos futuros lucros do Consórcio INSPAR, como forma de garantir a vitória deste consórcio na licitação para a inspeção veicular no RN;
g) Diversas provas já colhidas na investigação Ministerial, portanto, dão conta da implicação e envolvimento da Ex-Governadora Wilma de Faria e seu filho Lauro Maia no aludido esquema;
h) Importante repisar, apesar de ser de conhecimento público, que o Ministério Público Estadual contesta veementemente a constitucionalidade da Lei n. 9.270/09, que trata da Inspeção Veicular no Estado do Rio Grande do Norte, tanto que representou ao Procurador-Geral da República em face de tal vício, tendo sido ajuizada no Supremo Tribunal Federal a competente Ação Direta de Inconstitucionalidade (Adin n° 4.551). A Adin está sob a relatoria da Ministra Carmén Lúcia, em pauta para julgamento;
i) Por fim, é de se reconhecer que é absolutamente compreensível a insatisfação e, mesmo, a revolta, expressadas por pessoas que estão sendo investigadas por fatos tão graves quanto os descortinados com a operação “Sinal Fechado”. É, inclusive, uma reação humana natural e esperada a autodefesa diante da magnitude dos fatos. Todavia, o papel do Ministério Público sempre será regido pelo aspecto técnico, não se deixando envolver partidária e emocionalmente em qualquer caso, nem aceitando desafios pessoais. Afinal, no Estado Democrático de Direito cada instituição deve exercer as suas atribuições, sendo as ações do Ministério Público pautadas dentro da estrita ordem constitucional, da qual jamais se afastará;
j) O Ministério Público do Rio Grande do Norte reafirma o seu total compromisso com a verdade, não havendo qualquer interesse em imputar culpa a pessoas realmente inocentes. Por outro lado, com a mesma serenidade,afirma que jamais deixará de investigar quem quer que seja, inclusive aqueles que, não se sabe por qual motivo, parecem imaginar que estão acima da lei.
Natal/RN, 26 de novembro de 2011.
MINISTÉRIO PÚBLICO DO ESTADO DO RIO GRANDE DO NORTE
O Ministério Público do Estado do Rio Grande do Norte, em razão de notas à imprensa elaboradas pela ex-Governadora do RN, Wilma Maria de Faria, e seu filho, advogado Lauro Maia, em que se faz adjetivações negativas a respeito da atuação desta Instituição e se lança um “desafio”, vem a público esclarecer o seguinte:
a) É comum que investigados, confrontados com fortes indícios e evidências de sua participação em ilícitos procurem desviar o “foco” do noticiário, por meio da desgastada estratégia de tentar acusar e desafiar o órgão investigador;
b) Quanto à acusação de má-fé por parte desta Instituição, muito provavelmente pelo fato de se ter dado publicidade a provas, indícios e evidências de que a ex-Governadora do RN, Wilma Maria de Faria, e seu filho, advogado Lauro Maia, tiveram participação na cadeia criminosa revelada na operação “Sinal Fechado”, esta deve ser prontamente repelida;
c) Não existiu qualquer razão metajurídica para tanto. Não houve “pirotecnia jurídica”, mormente diante de peças bem elaboradas, claras e tecnicamente precisas. Não existem “medos políticos inconfessáveis” por parte desta Instituição. Ao contrário, o Ministério Público tem se pautado pela investigação e acusação a quem quer que seja, como no caso presente, independentemente de sua suposta importância ou “lado” na cena política; Aliás, todas as menções a Srª Wilma Maria de Faria e ao advogado Lauro Maia constantes nas petições advém de informações obtidas a partir de diálogos mantidos entre os investigados, que de forma expressa registram tais pessoas como beneficiárias das ações da organização criminosa, tendo o Ministério Público, como é de seu dever, levado os fatos ao Poder Judiciário, que reconheceu a procedência dos pedidos e determinou a realização das diligências necessárias à continuação da apuração dos fatos. Não há uma única afirmação feita pelo Ministério Público que não esteja baseada em elementos de evidências e provas, notadamente as próprias palavras dos demais investigados e pessoas referenciadas em interceptações judicialmente autorizadas.
d) Não é verdade que um membro do MPRN teria afirmado inexistir provas contra a ex-Governadora do RN, Wilma Maria de Faria, e seu filho, advogado Lauro Maia, na coletiva de imprensa dada na tarde do dia 24 passado. O que se afirmou foi que não havia necessidade de busca e apreensão na residência destes investigados, dado que, muito provavelmente, não seriam ali encontradas provas a esse respeito, uma vez que os fatos ocorreram em meados de 2009;
e) Ora, as petições levadas a público com autorização judicial, que continuam à disposição no “site” da Instituição (www.mp.rn.gov.br), descreveram de forma minuciosa as diversas provas acerca da participação dos investigados em comento, colhidas ao longo de nove meses de apurações, como diálogos em que se afirma, categoricamente, que George Olímpio pagou vantagem indevida (“propina”) a Lauro Maia, bem como fez promessa de pagamento de vantagem indevida a este investigado, além de comunicações telemáticas em que George Olímpio revela que participou ativamente da elaboração de projeto de lei de autoria da investigada Wilma Maria de Faria, tendo recebido a própria mensagem por ela encaminhada à Assembléia Legislativa, com o projeto de lei que resultou na sanção da Lei n.º 9.270/09, o que representou indício de que as propostas a Lauro Maia se destinavam, em verdade, à sua mãe, então gestora máxima do Executivo Estadual;
f) O interrogatório do investigado José Gilmar de Carvalho Lopes (Gilmar da Montana), tomado no dia da operação, e, portanto, após a elaboração das referidas petições corrobora a prova e evidências até então conhecidas, reforçando ainda mais o que já havia sido apurado, principalmente quando o mesmo afirma que, de fato, George Olímpio lhe confidenciou que ofereceu promessa de vantagem indevida à investigada Wilma Maria de Faria, consistente em cota de 15% (quinze por cento) da sua parcela nos futuros lucros do Consórcio INSPAR, como forma de garantir a vitória deste consórcio na licitação para a inspeção veicular no RN;
g) Diversas provas já colhidas na investigação Ministerial, portanto, dão conta da implicação e envolvimento da Ex-Governadora Wilma de Faria e seu filho Lauro Maia no aludido esquema;
h) Importante repisar, apesar de ser de conhecimento público, que o Ministério Público Estadual contesta veementemente a constitucionalidade da Lei n. 9.270/09, que trata da Inspeção Veicular no Estado do Rio Grande do Norte, tanto que representou ao Procurador-Geral da República em face de tal vício, tendo sido ajuizada no Supremo Tribunal Federal a competente Ação Direta de Inconstitucionalidade (Adin n° 4.551). A Adin está sob a relatoria da Ministra Carmén Lúcia, em pauta para julgamento;
i) Por fim, é de se reconhecer que é absolutamente compreensível a insatisfação e, mesmo, a revolta, expressadas por pessoas que estão sendo investigadas por fatos tão graves quanto os descortinados com a operação “Sinal Fechado”. É, inclusive, uma reação humana natural e esperada a autodefesa diante da magnitude dos fatos. Todavia, o papel do Ministério Público sempre será regido pelo aspecto técnico, não se deixando envolver partidária e emocionalmente em qualquer caso, nem aceitando desafios pessoais. Afinal, no Estado Democrático de Direito cada instituição deve exercer as suas atribuições, sendo as ações do Ministério Público pautadas dentro da estrita ordem constitucional, da qual jamais se afastará;
j) O Ministério Público do Rio Grande do Norte reafirma o seu total compromisso com a verdade, não havendo qualquer interesse em imputar culpa a pessoas realmente inocentes. Por outro lado, com a mesma serenidade,afirma que jamais deixará de investigar quem quer que seja, inclusive aqueles que, não se sabe por qual motivo, parecem imaginar que estão acima da lei.
Natal/RN, 26 de novembro de 2011.
MINISTÉRIO PÚBLICO DO ESTADO DO RIO GRANDE DO NORTE
Pirotecnia
Vejam que a ex-governadora classificou a ação do Ministério Público de pirotecnia jurídica.
Nota
Abaixo a nota da ex-governadora Wilma de Faria sobre o seu envolvimento na operação sinal fechado:
AO POVO DO RIO GRANDE DO NORTE
MAIS UMA VEZ, SEMPRE DE MÁ FÉ, O MEU NOME É ENVOLVIDO EM NOTICIÁRIO ESCANDALOSO COMO SE PARA JULGAR A HONRA DE ALGUÉM BASTASSE APENAS SUBSTITUIR A VERDADE PELA PIROTECNIA JURÍDICA.
TODA A OPINIÃO PÚBLICA SE RECORDA QUE, ANTES MESMO DA MINHA POSSE PARA O PRIMEIRO GOVERNO, FUI VÍTIMA DE DENÚNCIA ESCABROSA DE POSSUIR UMA CONTA MILIONÁRIA NA SUÍÇA. DENÚNCIA ESTA QUE DESMORALIZEI PERANTE A JUSTIÇA E O POVO.
AO LONGO DOS MEUS DOIS GOVERNOS FUI, VÁRIAS VEZES, ACUSADA INJUSTAMENTE DA PRÁTICA DE CONVIVER COM ILICITUDES, SEM SEQUER SER RÉ EM QUALQUER AÇÃO JUDICIAL QUE APURE CRIMES DE CORRUPÇÃO.
HÁ NOVE MESES OS FATOS ANUNCIADOS NA CHAMADA OPERAÇÃO “SINAL FECHADO” SÃO OBJETO DE INVESTIGAÇÃO DO MINISTÉRIO PÚBLICO ESTADUAL QUE, NÃO INCLUIU MEU NOME NA RELAÇÃO DOS ACUSADOS E NÃO PEDIU QUALQUER MEDIDA CONTRA MIM.
A MÁ FÉ SE CARACTERIZOU QUANDO INDAGADO PELA IMPRENSA DURANTE ENTREVISTA COLETIVA, SOBRE AS ACUSAÇÕES OBJETIVAS CONTRA MIM, UM REPRESENTANTE DO MINISTÉRIO PÚBLICO LIMITOU-SE, DE FORMA PRECÁRIA, A DIZER QUE NÃO HÁ PROVAS CONTRA A MINHA PESSOA.
SOU RÉ, SIM, DE UMA MÁ FÉ QUE INSISTE EM TRANSFORMAR EM VERDADE DESEJOS, FRUSTRAÇÕES E MEDOS POLÍTICOS INCONFESSÁVEIS.
NA ELABORAÇÃO DA MENSAGEM CRIANDO A LEI DE N. 7290, EM DEZEMBRO DE 2009, QUE INSTITUIU O SERVIÇO DE INSPEÇÃO VEICULAR NO RIO GRANDE DO NORTE, OS RITOS LEGAIS FORAM, RIGOSROSAMENTE, OBSERVADOS E CUMPRIDOS.
O GABINETE CIVIL DO GOVERNO SUBMETEU A MENSAGEM AOS ÓRGÃOS DE ASSESSORAMENTO JURÍDICO DO ESTADO, PARA, SÓ ENTÃO, ENCAMINHAR AO PODER LEGISLATIVO, ONDE A LEI FOI APROVADA, EM SESSÃO PÚBLICA.
A INSPEÇÃO VEICULAR, PREVISTA NA LEGISLAÇÃO FEDERAL, FOI TAMBÉM COBRADA PELO PRÓPRIO MINISTÉRIO PÚBLICO, PREOCUPADO COM O CONTROLE DA POLUIÇÃO AMBIENTAL.
A LEI QUE SANCIONEI NUNCA FOI QUESTIONADA PELO MINISTÉRIO PÚBLICO OU PELO PODER JUDICIÁRIO.
O ENVOLVIMENTO DO MEU NOME É UM ATO DE ABSOLUTA MÁ FÉ. NÃO SOU RÉ E AS 189 LAUDAS DA PETIÇÃO DO MINISTÉRIO PÚBLICO MOSTRAM QUE NÃO SOU. NÃO HÁ NA PEÇA ACUSATÓRIA NENHUMA DENÚNCIA QUE EXIJA DE MIM PELO MENOS UMA EXPLICAÇÃO.
NÃO QUERO ACREDITAR QUE A INSISTÊNCIA DA MÁ FÉ TENHA SE TRANSFORMADO EM PRESTAÇÃO DE SERVIÇO POLÍTICO DA PARTE DE UMA INSTITUIÇÃO QUE TEM O DEVER DE BEM ACUSAR OS CULPADOS, MAS TAMBÉM DE BEM DEFENDER A VERDADE, PARA NÃO PRÉ-JULGAR INOCENTES, EXPONDO À SANHA DA OPINIÃO PÚBLICA, INTENCIONALMENTE CONFUNDIDA.
DESAFIO QUE PROVEM QUALQUER ENVOLVIMENTO DA MINHA PESSOA NAS DENÚNCIAS DE RECEBIMENTO DE PROPINAS OU DE CONIVÊNCIA COM LOBISTAS.
SEMPRE ESTIVE E CONTINUO À DISPOSIÇÃO DO POVO E DA JUSTIÇA PARA PRESTAR TODOS OS ESCLARECIMENTOS QUE A SOCIEDADE JULGAR NECESSÁRIO.
NADA TEMO. NEM AS MAIS SÓRDIDAS AMEAÇAS. PARTAM DE ONDE PARTIREM. A MINHA HONRA NÃO CONSEGUIRÃO FERIR.
Wilma Maria de Faria
AO POVO DO RIO GRANDE DO NORTE
MAIS UMA VEZ, SEMPRE DE MÁ FÉ, O MEU NOME É ENVOLVIDO EM NOTICIÁRIO ESCANDALOSO COMO SE PARA JULGAR A HONRA DE ALGUÉM BASTASSE APENAS SUBSTITUIR A VERDADE PELA PIROTECNIA JURÍDICA.
TODA A OPINIÃO PÚBLICA SE RECORDA QUE, ANTES MESMO DA MINHA POSSE PARA O PRIMEIRO GOVERNO, FUI VÍTIMA DE DENÚNCIA ESCABROSA DE POSSUIR UMA CONTA MILIONÁRIA NA SUÍÇA. DENÚNCIA ESTA QUE DESMORALIZEI PERANTE A JUSTIÇA E O POVO.
AO LONGO DOS MEUS DOIS GOVERNOS FUI, VÁRIAS VEZES, ACUSADA INJUSTAMENTE DA PRÁTICA DE CONVIVER COM ILICITUDES, SEM SEQUER SER RÉ EM QUALQUER AÇÃO JUDICIAL QUE APURE CRIMES DE CORRUPÇÃO.
HÁ NOVE MESES OS FATOS ANUNCIADOS NA CHAMADA OPERAÇÃO “SINAL FECHADO” SÃO OBJETO DE INVESTIGAÇÃO DO MINISTÉRIO PÚBLICO ESTADUAL QUE, NÃO INCLUIU MEU NOME NA RELAÇÃO DOS ACUSADOS E NÃO PEDIU QUALQUER MEDIDA CONTRA MIM.
A MÁ FÉ SE CARACTERIZOU QUANDO INDAGADO PELA IMPRENSA DURANTE ENTREVISTA COLETIVA, SOBRE AS ACUSAÇÕES OBJETIVAS CONTRA MIM, UM REPRESENTANTE DO MINISTÉRIO PÚBLICO LIMITOU-SE, DE FORMA PRECÁRIA, A DIZER QUE NÃO HÁ PROVAS CONTRA A MINHA PESSOA.
SOU RÉ, SIM, DE UMA MÁ FÉ QUE INSISTE EM TRANSFORMAR EM VERDADE DESEJOS, FRUSTRAÇÕES E MEDOS POLÍTICOS INCONFESSÁVEIS.
NA ELABORAÇÃO DA MENSAGEM CRIANDO A LEI DE N. 7290, EM DEZEMBRO DE 2009, QUE INSTITUIU O SERVIÇO DE INSPEÇÃO VEICULAR NO RIO GRANDE DO NORTE, OS RITOS LEGAIS FORAM, RIGOSROSAMENTE, OBSERVADOS E CUMPRIDOS.
O GABINETE CIVIL DO GOVERNO SUBMETEU A MENSAGEM AOS ÓRGÃOS DE ASSESSORAMENTO JURÍDICO DO ESTADO, PARA, SÓ ENTÃO, ENCAMINHAR AO PODER LEGISLATIVO, ONDE A LEI FOI APROVADA, EM SESSÃO PÚBLICA.
A INSPEÇÃO VEICULAR, PREVISTA NA LEGISLAÇÃO FEDERAL, FOI TAMBÉM COBRADA PELO PRÓPRIO MINISTÉRIO PÚBLICO, PREOCUPADO COM O CONTROLE DA POLUIÇÃO AMBIENTAL.
A LEI QUE SANCIONEI NUNCA FOI QUESTIONADA PELO MINISTÉRIO PÚBLICO OU PELO PODER JUDICIÁRIO.
O ENVOLVIMENTO DO MEU NOME É UM ATO DE ABSOLUTA MÁ FÉ. NÃO SOU RÉ E AS 189 LAUDAS DA PETIÇÃO DO MINISTÉRIO PÚBLICO MOSTRAM QUE NÃO SOU. NÃO HÁ NA PEÇA ACUSATÓRIA NENHUMA DENÚNCIA QUE EXIJA DE MIM PELO MENOS UMA EXPLICAÇÃO.
NÃO QUERO ACREDITAR QUE A INSISTÊNCIA DA MÁ FÉ TENHA SE TRANSFORMADO EM PRESTAÇÃO DE SERVIÇO POLÍTICO DA PARTE DE UMA INSTITUIÇÃO QUE TEM O DEVER DE BEM ACUSAR OS CULPADOS, MAS TAMBÉM DE BEM DEFENDER A VERDADE, PARA NÃO PRÉ-JULGAR INOCENTES, EXPONDO À SANHA DA OPINIÃO PÚBLICA, INTENCIONALMENTE CONFUNDIDA.
DESAFIO QUE PROVEM QUALQUER ENVOLVIMENTO DA MINHA PESSOA NAS DENÚNCIAS DE RECEBIMENTO DE PROPINAS OU DE CONIVÊNCIA COM LOBISTAS.
SEMPRE ESTIVE E CONTINUO À DISPOSIÇÃO DO POVO E DA JUSTIÇA PARA PRESTAR TODOS OS ESCLARECIMENTOS QUE A SOCIEDADE JULGAR NECESSÁRIO.
NADA TEMO. NEM AS MAIS SÓRDIDAS AMEAÇAS. PARTAM DE ONDE PARTIREM. A MINHA HONRA NÃO CONSEGUIRÃO FERIR.
Wilma Maria de Faria
Relevante
È da maior relevância a participação da sociedade de Upanema na audiência pública de amanhã que objetiva escolher qual a ação que deverá ser encaminhada ao Orçamento Geral da União que vise beneficiar o setor de saúde local. Participem.
Prazer
Gostaria de dizer da felicidade de ter como leitor desse espaço, o Dr. Janilson Venâncio, advogado da cidade de Areia Branca. Sua leitura valoriza o nosso espaço.
Omissão
Continuo a afirmar que o voto em branco ou nulo ajuda a manter o "status quo ante". O cidadão não pode ser omisso na busca da resolução de nossas demandas, pois contribuirá para preservar um determinado estado de coisas.
Dignidade
Enfim, não entrando no mérito da coisa, entendo que há alguns equívocos na forma processual e que poderá levar inclusive acarretar em prejudicialidade na busca da verdade real. Que sejam punidos exemplarmente os verdadeiros culpados, no entanto, a dignidade da pessoa humana tem que ser respeitada.
Desafio III
Aliás, acho que o MP foi temerário ao citar como nebulosa a situação da ex-governadora, na medida em que até o momento não possui nenhuma prova da participação de Vilma. Não se pode deixar que a intimidade das pessoas seja jogada na vala comum.
Desafio II
Ao responder de forma virulenta à ex-govenadora, o Ministério Público perdeu a serenidade que deve se pautar essa instituição. O Ministério Público não tem que ficar soltando nota de repúdio, na medida em que ele tem que se restringir aos autos do processo. Com sua ofensiva, o MP perdeu um pouco de sua credibilidade nesse processo, pois deixou transparecer que existe algo de pessoal na sua ação.
Desafio
Aliás, a ex- governadora Vilma de Faria desafiou de forma contundente o Ministério Público do RN a provar que ela tenha envolvimento no caso da inspeção veicular.
Excessiva III
O ex-deputado foi internado ontem num unidade de terapia intensiva com problemas coronários, agravados por sua prisão.
Excessiva II
O ex-deputado é primário, tem profissão definida e tem endereço certo, não existindo nenhum indício de que solto venha a influenciar na instrução criminal ou que venha a foragir-se, daí porque entende-se que essa prisão seja espetculosa.
Excessiva
Há um sentimento da maioria da comunidade jurídica do Rio Grande do Norte que a prisão do ex-deputado federal João Faustino é excessiva e injustificável.
Rivalidade II
È esse tipo de rivalidade que açula a corrupção governamental, pois essa briga é na verdade por loteamento de cargos e polpudas verbas do erário.
Rivalidade
Rivalidade entre a CUT e a Força Sindical atiça a disputa pelo ministério do trabalho ente o PT e o PDT.
sexta-feira, 25 de novembro de 2011
Estadista
Destaco aqui o espírito público do vice prefeito Caramuru de Campo Grande. Um grande estadista.
Parlamentar do ano
A deputada Larisa Rosado foi eleita pela segunda vez pelo comitê de imprensa da Assembléia Legislativa a parlamentar do ano. Esse prêmio é concedido anualmente ao deputado mais atuante, na ótica dos jornalistas que cobrem aquele poder.
Dois pesos...II
Detalhe: Mineiro no governo de Vilma foi um duro combatente das investidas da oposição que procurava reduzir a margem de remanejamento daquele governo. 5%(cinco por cento) é uma margem ínfima.
Dois pesos.......
O deputado Mineiro, uma das figuras mais brilhantes do parlamento estadual, protocolou uma emenda ao orçamento do estado que limita em 5%(cinco por cento) a margem de remanejamento do governo estadual.
"Sinal fechado IX"
Agora, é estranho que Lauro Maia e Edson Faustino estejam mais uma vez envolvidos em falcatruas. São duas pessoas que de vez em quando colocam em polvorosa a biografia politica de sua família. Vamos aguardar e que justiça seja feita. Cada um tendo o direito de defesa e os meios a ela inerentes.
"Sinal fechado VIII
Quanto aos ex-governadores Iberê e Vilma, estes têm uma importância muito grande na politica do Rio Grande do Norte e que jamais tiveram envolvimento pessoal que envolvesse dilapidação do patrimônio público, de modo que é preferível aguardar o desenrolar dos fatos.
"Sinal fechado VII
João Faustino foi ex-deputado federal por vários mandatos, ex-secretário de educação do Rio Grande do Norte, contribuindo de forma decisiva para a vinda das escolas cenecistas para Upanema, além de candidato a governador e a prefeito do Natal, assim como secretário especial do governo de José Serra, não tendo até o momento nada que desabonasse sua conduta como homem público, de maneira que soa estranho que no crepúsculo de sua carreira politica venha a se meter em falcatruas, ainda mais no governo anterior onde o mesmo fazia oposição. Aliás, quando exerceu o curto mandado de senador ano passado, teve um desempenho brilhante.
"Sinal fechado VI
JOão Faustino foi de uma sobriedade e/ou lucidez impressionante, que nos faz concluir que o mesmo é inocente ou muito cínico e calculista.
"Sinal fechado" V
O que mais me impressionou foi a lucidez do ex-deputado João Faustino ao ser detido. Ora, geralmente em casos como esses em que uma figura pública é detida, a ideía é que ela se esquive de dar entrevistas, quando não esconde o rosto.
"Sinal fechado IV
Agora, evidentemente que é lamentável que próceres politicos estejam sendo acusados de irregularidades com o erário público, pois a cada um a seu tempo e modo teve ou tem sua na história do Rio Grande do Norte.
"Sinal fechado III
Apaixonado pelo constitucionalismo, dou o benefício da dúvida aos envolvidos, pois sou adepto do princípio constitucional da inocência, ou seja, ninguém poderá ser considerado culpado até o trânsito em julgado da sentença condenatória.
"Sinal fechado" II
Entre os mencionados pelo Ministério Público, estão os ex-governadores Wilma de Faria e Iberê Ferreira de Souza, além de Lauro Maia e Edson Faustino, estes dois últimos já envolvidos em outros escândalos.
"Sinal fechado"
Várias pessoas foram detidas na operação batizada de "sinal fechado", entre elas, o ex-deputado federal João Faustino Ferreira Neto.
quinta-feira, 24 de novembro de 2011
Redução II
Eu tinha uma posição diametralmente oposta a essa de se reduzir a maioridade penal, por considerar que o adolescente menor de 16 anos ainda não tinha consciência daquele ato criminoso, no entanto, a realidade factual de nossa sociedade aponta para a flexibilização dessa minha opinião, principalmente pelo fato de que a redução se daria apenas àqueles crimes hediondos e afins. È uma discussão que deverá ser avançada.
Redução
Projeto do senador Demóstenes Torres prevê a redução da maioridade penal de 18 para 16 anos nos crimes classificados como hediondos e afins.
Fizestes o quê II
È sabido que a honraria é devida àqueles que tenham um mínimo de serviço prestado à coletividade. Que danado fez o deputado por Natal para merecer tão importante deferência?
Fizestes o quê?
O presidente da Câmara dos Deputados, deputado Marco Maia, receberá no começo do próximo ano o título de cidadão natalense das mãos dos vereadores Fernando Lucena e Assis Oliveira.
Gay II
È evidente que essa assertiva não mudará o rumo da humanidade, no entanto, serve para aguçar a curiosidade acerca da história do maior cangaceiro do país.
Gay
Pesquisador sergipano narra em livro que Lampião era gay e que Maria Bonita só entrou no bando para afastar essa sua má fama.
Distorção
Estudo constata que o governo federal gasta cerca de R$ 60.000(sessenta mil reais) com um detento do presídio federal e R$ 15 mil reais com um aluno de universidade pública. Uma distorção absurda!
Perfeita
A análise do professor Josiel Gondim acerca da posição a ser tomada pelos vereadores Anísio Júnior e Elzimar Carvalho nas eleições que se avizinham é bastante esclarecedora e imparcial, típica de um cidadão que não depende da frivolidade política. È um cidadão consciente e isento.
"Fica Fafá III"
Avisados da besteira que fizeram, alguns vereadores já trataram de dar uma conotação diferente ao ato. Aguardemos os desdobramentos da questão.
"Fica Fafá II"
Algumas pessoas classifcaram o ato como uma afronta ao ex-deputado Carlos Augusto Rosado, o qual articula a renúncia da prefeita para que Ruth Ciarlini possa assumir a prefeitura de Mossoró e tenha condições de disputar a reeleição.
"Fica fafá"
Vereadores da situação de Mossoró - à exceção de Manoel Bezerra de Maria - foram à casa de Fafá Rosado e clamaram para que ela fique até o final do mandato em dezembro de 2012, num movimento denominado "Fica Fafá".
quarta-feira, 23 de novembro de 2011
"Marizeiros II
Esses ataques as famílias do Umari são inconcebíveis, pois lá existem pessoas honradas, cuja ascendência foi responsável por colocar no mercado de trabalho pessoas de relevo e de grande importância na resolução de nossas demandas, sempre às custas de muito trabalho e honestidade. Eu chamo isso de recalque!
"Marizeiros"
Plenamente solidário ao amigo Josiel Gondim. Todo tipo de preconceito deve merecer a repulsa das pessoas de bem.
Sintomático II
Ora, a amiga Rosa vem a ser filha de nossa amiga mais conhecida por "Maria de Curioso". Por sua vez, Maria é companheira afetiva de seu "Zé Cidô", que vem a ser pai do vice prefeito de Upanema, logo, pode se ver que a relação entre prefeita e vice não é fraterna totalmente, pois não deixa de ser uma ato de desprestígio ao nosso Manezinho.
Sintomático
Esse suposto caso de perseguição a uma funcionária pública municipal postado no blog de Silva Júnior é sintomático.
terça-feira, 22 de novembro de 2011
Indagação VIII
Ademais, não vejo como real uma candidatura de Manezinho, uma vez que ao ficar no PMDB, ficou refém da prefeita Maristela e de seu grupo, a qual, a despeito de seu desgaste político, possui o direito legítimo de ser candidata à reeleição, não podendo desconsiderar que ainda tem um forte apelo eleitoral. Ora, a candidatura de Manezinho é estimulada por ele próprio e por alguns amigos seus.
Indagação VII
Enfim, meu dileto amigo( primo) Manezinho perdeu a grande oportunidade de se credenciar como um dos mais fortes nomes da oposição ao abdicar de amigos de longas datas por um projeto arriscado de uma eventual candidatura, pondo em risco até mesmo sua candidatura a vice prefeito, pois intimamente se sabe que não é desejo dos que fazem o grupo de Maristela lançá-lo como seu companheiro de chapa, haja vista que hoje não é uma pessoa confiável aos olhos daqueles.
Indagação VI
Quanto a Jorge e Céliton, uma eventual candidatura de Manezinho poderia levá-los à neutralidade, movidos por um sentimento de consaguinidade, nada mais que isso. NO entanto, eles sabem que é praticamente impossível demover seus amigos no apoio à candidatura de Luiz Jairo, logo, não vão fazer o menor esforço nesse sentido.
Indagação V
Por outro lado, também vejo o apoiamento de Elzimar à candidatura de Manezinho como remotíssima. Ora, Elzimar foi um dos que lutou para que Manezinho fincasse fileiras na oposição de Upanema, vindo como um dos grandes nomes desse agrupamento. Ocorre que, Manezinho preferiu ficar ao lado da prefeita, liberando assim Elzimar de qualquer compromisso com o mesmo, ainda mais que o ex-prefeito Jorge Luiz liberou seus liderados para apoiarem a candidatura de Luiz Jairo.
Indagação IV
O vereador tem sempre me dito que Manezinho já fez sua opção ao ficar ao lado da prefeita de Upanema, de maneira que não se sente obrigado a dar suporte a essa remota candidatura, até porque não vê a mínima possibilidade de subir no palanque de Maristela. Ademais, Manezinho descartou seus primos Jorge e Céliton, de maneira que não vejo possibilidade de apoio a Manezinho por parte do vereador, o qual sistematicamente diz que apoiará de forma incondicional o ex-vereador Luiz Jairo.
Indagação III
NO que se refere ao vereador Anísio Júnior, tenho sentido que o vereador está engajadíssimo na iminente candidatura do ex-vereador Luiz Jairo Bezerra de Mendonça, de modo que dificilmente o mesmo abandonará essa candidatura para dar suporte a uma remota candidatura do vice prefeito.
Indagação II
Logicamente que não tenho procuração para falar em nome dos noticiados pelo nobre leitor. No entanto, vou procurar fazer uma análise vista sob minha ótica.
Indagação
Um cidadão(ã) me interpela acerca de como ficaria a situação dos veradores Elzimar Carvalho e Anísio Júnior e, principalmente, de Céliton e Jorge Luiz, se eventualmente Manezinho for o candidato no lugar da prefeita Maristela.
Implosão
Enquanto isso, o vice prefeito Manezinho se agarrar como pode para pelo menos se manter junto à cabeça de chapa, não antes de tentar implodir a candidatura à reeleição da atual prefeita.
Indagação II
Muitos comentam que a justificativa é o fato do constrangimento dos dois edis em terem optado pelo palanque da nossa atual alcaide.
Indagação
Há uma enorme indagação de parte da população de Upanema acerca da ausência bastante sentida dos vereadores Dárcio Régis e Francisco Cazuza nos eventos da prefeita Maristela.
domingo, 20 de novembro de 2011
Parabéns!
Gostaria de parabenizar Júlio César FM 104, Raimundo Teixeira e a minha prima Lívia Freire pelos seus aniversários no dia de hoje. Quem também está de parabéns e ó tricolor roxo, "Nil da churrascaria", aniversariante do dia 18. Parabéns a todos vocês.
Recompensa II
Conceitualmente é interessante referido projeto. Ocorre que, é preciso ter-se em mente o risco da banalização dessa denúncias, redundando na execração de pessoas de bem.
Recompensa
Projeto de Lei do deputado Manato (PDT-ES) prevê recompensa equivalente a 10% do total de bens e valores recuperados pela Justiça ao cidadão que denunciar crime contra a administração pública, em tramitação na Câmara. A recompensa será limitada a cem vezes o valor do salário mínimo (atualmente em R$ 545).
Amanda
A professora Amanda Gurgel que ficou bastante conhecida por suas declarações acerca da educação brasileira, deverá ser candidata à vereadora em Natal empunhando as cores do PSTU. Deve ser um fenômeno de votos.
Detonou III
Hoje em seu blog, o prefeito Salomão gurgel com um longo texto responde as acusações do vereador de forma indireta. Vale a pena conferir.
Detonou II
O interessante é que a esposa do vice prefeito daquela cidade, Zé Bezerra, foi solidária ao desabafo de Fábio em relação ao prefeito. Zè Bezerra e Salomão têm uma história comum de lutas pelo soerguimento de Janduis e estão rompidos até no plano pessoal.
Detonou
O vereador de Janduis, Fábio Dantas, detonou em seu blog o prefeito Salomão Gurgel e o acusou de tentar burlar a legislação eleitoral no apoiamento à candidaturas de parentes naquela cidade. Fábio disse ainda que apesar de frequentar constantemente a igreja, Salomão é ateu e que seu costume era o de xingar os jovens de Janduis.
Transporte social II
Continuando, afirmou que "A maioria desses alunos se desloca em veículos fretados pelas prefeituras dos municípios onde reside, o que é feito sem regulamentação, já que uma determinação legal permite que esse tipo de transporte seja feito apenas nos limites do próprio município, limitando o benefício aos ensinos fundamental e médio". Muito interessante a iniciativa do deputado, só nos restando saber que isso é possível ser operacionalizado.
Transporte social
O vice-presidente da Assembléia Legislativa, deputado Gustavo Carvalho, abriu o espaço reservado aos oradores da Sessão Plenária do legislativo potiguar para propor a criação de um programa de transporte social universitário em âmbito intermunicipal para legalizar o deslocamento de estudantes de nível superior.
Segundo o parlamentar," um considerável número de pessoas do interior tem que se deslocar a Natal ou Mossoró para cursar uma faculdade, fazendo um movimento pendular cinco vezes por semana".
Segundo o parlamentar," um considerável número de pessoas do interior tem que se deslocar a Natal ou Mossoró para cursar uma faculdade, fazendo um movimento pendular cinco vezes por semana".
Polêmica III
Em suas declarações, sobrou também para o Judiciário, pois ela disse que a Justiça emperrava os trabalhos, numa alusão a um pedido seu para que fosse determinado o pagamento pelo Estado dos plantões vencidos, uma vez que o Juiz(a) condicionou à apresentação pelo Ministério Público da situação contábil do Hospital Tarcísio Maia.
Polêmica II
Ximenez disse em alto e bom som que não mais confia na palavra do governo do estado e que só acreditava em pagamento de salário aos anestesiologistas quando o dinheiro estivesse na conta e os extratos lhe fossem mostrados.
Polemizou
Sempre polêmica, a promotora Ana Ximenes fez severa críticas ao governo do estado do Rio Grande do Norte.
Surpreso II
Zé Agripino além de ser um político experiente, mantinha até então uma grande amizade com Robinson, parecendo que a questão descambou para o lado pessoal.
Surpreso
Sinceramente que me surpreende a postura radical do senador Jose Agripino em relação ao vice governador Robinson Faria.
Pequenas chances
Corínthians e Vasco são os principais candidatos ao título, ainda correndo com chances diminutas Fluminense e Figueirense, a depender de seus resultados hoje.
Sem chances
A vitória do Vasco ontem tirou qualquer chance de Flamengo e Botafogo chegarem ao título. Os dois agora brigam por vaga na libertadores.
Interessante II
Evidentemente que esse tipo de iniciativa tem que ser de forma abrangente e sem esteriótipos do tipo "só participa a galera do bem", vale dizer, os articuladores dessa mobilização têm que se conscientizar que qualquer cidadão é importante nessa empreitada, portanto, não havendo exclusão de quem quer que seja.
Interessante
Interessante a mobilização em torno da construção da BR 110. Ela é extremamente válida e deve contar com a participação de toda a sociedade envolvida.
sábado, 19 de novembro de 2011
Tirano III
Aliás, o câncer hoje parece ser a grande aflição da humanidade, pois todos ficam impotentes diante de uma doença que oferece a mínima possibilidade de cura. Muito tirana. Todos nós estamos propensos a contrai-lo.
Tirano II
Desta feita, o deputado Agnelo Alves ao fazer exames em São Paulo, detectou que estava com um câncer no esôfago. Fazemos orações para o pronto restabelecimento do nosso velho Agnelo.
Sereno
Muito sereno o vice prefeito Caramuru Paiva ao se debruçar sobre a politica de Upanema e ao esclarecer o papel informativo que deve se pautar um blog.
Sigilo II
Um avanço inestimado para nossa ainda imberbe democracia, para desespero de José Sarney e Fernando Collor de Mello.
Sigilo
Com a sanção da presidente Dilma à Lei Geral de Acesso às informações Públicas, acaba o famigerado sigilo eterno aos documentos públicos nos país.
Exonerado II
Com isso, será desconvocado o deputado federal Rogério Marinho. Vida de suplente é muito difícil.
Exonerado
O secretário Betinho Rosado foi exonerado hoje do cargo de secretário da agricultura para participar por alguns dias das articulações de emendas ao orçamento da União.
Pantomima II
Aliás, é ridículo o apego do ministro ao cargo, pois tem protagonizado cenas que ridicularizam ainda mais sua já surrada imagem.
Pantomima
O que pode mais pesar na demissão de Carlos Lupi é a mentira deslavada de que não teria viajado num avião de um empresário ongueiro. Foi uma verdadeira pantomima.
11 de setembro III
O golpe dado por Pinochet teve o apoio de empresários conservadores e do imperialismo norte americano sob a égide da CIA, incomodados com as reformas de base implantadas por Allende.
11 de setembro II
Começava ali uma das ditaduras mais sangrentas e que assassinou cerca de 30 mil pessoas no Chile.
11 de setembro
O dia 11 de setembro - além de marcar a tragédia das torrres gêmeas - é conhecido também como o dia em que se deu o golpe na democracia chilena, em 1973, quando o democrata Salvador Allende foi deposto do governo sob o comando do ditador Augusto Pinochet.
Piso
Deu na Folha de São Paulo que o Estado do Rio Grande do Norte é um dos poucos estados da federação a pagar o piso nacional dos professores.
sexta-feira, 18 de novembro de 2011
Realidade III
Comenta-se que são comuns as farras ocorridas de R10 e amigos em seu apartamento. Ronaldinho tem sua profissão como segundo plano.
Realidade II
Ronaldinho além de não está correspondendo à altura em campo, não está trazendo o retorno financeiro ao clube que dele se esperava, por isso que já se fala na saída do jogador do clube rubronegro.
Realidade
O jogador Ronaldinho Gaúcho viveu sua atual realidade ao ser vaiado estrepitosamente pela torcida do Flamengo.
Críticas V
Ciro defendeu a ruptura do PSB com o governo e disse que os cargos deverão ser entregues. Jajá Ciro briga com o governador Eduardo Campos. Anotem.
Críticas IV
Agora, são afirmações duras e refletem a real necessidade de termos uma reforma politica profunda, pois o atual modelo é extremamente suscetível à gangrena corruptiva.
Críticas III
Penso que as declarações de Ciro merecem uma profunda reflexão e têm um fundo de verdade, porém é forçoso reconhecer que é uma pessoa extremamente difícil de se conviver e certamente teve interesses contrariados.
Críticas II
Ciro disse explicitamente que o PT "Cooptou tudo o que é, aspas, sociedade civil organizada no Brasil", afirmou. "Tudo. Centrais sindicais, movimento estudantil. 'Tá tudo dominado'. Agora até a ADA, Amigos dos Amigos que era lá do Nem [traficante preso em operação da policia do Rio] na Rocinha acabou-se também. Então os movimentos de trabalhadores e de estudantes no Brasil estão acéfalos, disse Ciro."
Críticas
O irrequieto Ciro Gomes fez críticas contundentes ao Partios dos Trabalhadores, de quem se diz um "admirador frustrado". Afirmou que o partido de Lula e de Dilma Rousseff deixou "tudo dominado", de sindicatos ao grupo narcotraficante ADA (Amigos dos Amigos).
Sintomático!
Está provado que os governantes priorizam a festa do pão e circo do que ações que visem dignificar o cidadão. Sintomático!
Cruel II
O presidente Lula está completamente descaracterizado, efeito reativo dos procedimentos intensos a que está se submetendo. Oremos pela saúde do presidente.
Cruel
Vendo as fotos dos presidentes Lula e Hugo Chavez percebi o quanto é cruel a doença do câncer.
domingo, 13 de novembro de 2011
Rei posto...
Essa do deputado JOão Maia não ter oferecido sua residência à ex-governadora Wilma de Faria não é novidade. Repito aquele famoso bordão: "Rei posto, rei morto".
Parabéns!
Gostaria de felicitar o companheiro Silva Júnior pelo seu aniversário. Sucessos na sua já promissora carreira profissional e pessoal!
Sonegação II
Tem muita gente rica no país às custas do trabalhador brasileiro. Sonegando aquilo que poderia ser investido em saúde, segurança e educação. O maior pagador de imposto é o cidadão honesto.
Sonegação
Os valores de impostos sonegados no Estado do Rio Grande do Norte chegam as vultosas cifras de R$ 395 milhões.
sábado, 12 de novembro de 2011
Inadmissível III
Enquanto isso, corruptos e corruptores que roubam dinheiro do povo (Wagner também é vítima) estão soltos e roubando mais.
Inadmissível II
A juíza que condenou Wagner apertou na reclusão porque ele não compareceu ao julgamento. Ele chegou atrasado por causa do transporte público.
Inadmissível
O rapaz Wagner, em São Paulo, que roubou 4 latas de atum e 1 de óleo foi condenado a 1,5 ano de reclusão em regime fechado.
Perda II
Lamentável como um cidadão de bem parta tão jovem. Èzio era um homem de bem, um gentleman na verdadeira acepção da palavra.
Perda
A torcida do Fluminense está de luto com a morte precoce do nosso super Èzio, ídolo tricolor, autor de grandes gols contra o Flamengo.
Convênios
A presidente Dilma Rousseff intenciona extinguir convênio com as ONGS no Brasil e adotar procedimentos mais transparentes e rígidos, como a concorrência.
Confiante
A propósito, falando ontem com o vereador Anísio Júnior, este me disse que não existe nenhuma rusga no seu relacionamento político-familiar com Dr. Ricardo Alexandre e que não abriga a menor dúvida que estarão como sempre esteve, ou seja, juntos no palanque do próximo ano. Júnior afirmou confiar que o PSL dê abrigo à candidatura oposicionista.
Saudades
Saudade das postagens do blog "De boca aberta". Cadê você homem de DEus? volte que a torcida tricolor lhe agradece.
Frieza
Em Natal, um traficante assassinou um viciado e ainda deixou em sua boca a faca do crime com os seguintes dizeres: "eu avisei Zezinho que só quem pode é que consome droga". Sintomático!
sexta-feira, 11 de novembro de 2011
quinta-feira, 10 de novembro de 2011
Idiotice VI
Aliás,ainda mais para seu infortúnio, saiba que minha vó, "Dona Nega", era uma das maiores defensoras do povo do Umari. Defendia intransigentemente seu povo. O saudoso "Chico Preto" era testemunha disso.
Idiota V
Quanta tolice e idiotice desse cidadão(a) achar que eu declarei isso só porque é ano eleitoral. Não preciso disso. Ademais,os filhos de seu Nem são pessoas decididas e independentes e certamente não iriam se deixar levar por posturas eventualmente demagógicas. Deixa de ser idiota.
Idiota IV
Ademais, para seu desepero, Nem também era parente próximo de minha mãe. Portanto, ainda mais para sua frustração, meu pai e minha mãe, ambos, são descendentes do Sítio Umari, ou seja, são também "marizeiros".
Idiota III
Seu Nem é filho de Elizeu Elói de Carvalho, que vem a ser primo legítimo de meu pai, portanto, sobrinho de meu avô. Nem era sobrinho de meu avô para seu desespero.
Idiota II
Inicialmente não sou partidário da politica pequena e não sou candidato a nada. Apesar de sua sandice, apesar de não merecer, vou clarear sua mente.
Idiota
Lamentável num momento de tristeza a descompustura de algumas pessoas. Não merece nem resposta. Ora, um cidadão disse que desconhecia o parentesco do saudoso "Nem" com meu pai e que eu só declarei isso pelo fato de que o próximo ano é ano eleitoral.
quarta-feira, 9 de novembro de 2011
Veias
Além da proximidade afetiva que tinha com seu Nem, corre também na minhas veias o seu sangue,pois o mesmo era parente próximo de meu pai, motivo de orgulho para mim.
Antônio Patrício III
A meus amigos Clécio, Clóvis Carlos e Irineu, a Cleci, Ione e a dona Madalena, estou me associando nesse momento as dores que estão passando, pois seu Nem era um pai e esposo exemplar, deixando um legado de honestidade e trabalho. A morada de DEus é destinada a pessoas de bem como o senhor. Descanse em paz meu velho guerreiro!
Antônio Patrício II
Apesar da diferença etária, tihnha seu "Nem" como um amigo. Quantas vezes tomei minha cervejinha em seu estabelecimento, me inebriava com seus repentes, de rara inteligência. Era um homem à frente de seu tempo.
Antônio Patrício
Soube com muita tristeza agora do passamento de meu amigo Antônio Patrício de Carvalho, carinhosamente conhecido por "Nem de Elizeu", ex-vereador e vice prefeito de nossa cidade.
Dois pesos e duas medidas III
Aliás, as restrições de ordem legal que faço sobre a lei da ficha limpa, soa muito bem nas sábias palavras de Reinaldo Azevedo: " Como regra geral, lembro que o que nos permite botar o nariz fora da porta é a existência do estado de direito — vale dizer: o triunfo da Constituição. “Ah, mas e se ela ajudar um bandido?”, pergunta-se sempre. Ora, que se mude o texto constitucional. O que não dá é para desrespeitá-lo. Questão de princípio.
Dois pesos e duas medidas II
Jáder obteve 1,8 milhão de votos, ao passo que a senadora Marinor Brito pouco mais de 750 mil votos. Apesar da senadora ser muito mais qualificada que Jáder, não se pode usar de dois pesos e duas medidas. Todos devem ser tratados de forma isonômica.
Dois pesos e duas medidas
A mesma Justiça que devolveu o mandato do senador Cácio Cunha Lima agora reluta em devolver o de Jáder Barbalho.
Relaxante
È relaxante ler o blog do meu amigo Silva Júnior, o qual tem como pano de fundo músicas que nos remete a tempos passados. São verdadeiras reminiscências. Muito bom!
Desqualificando V
Agora, se confirmada a saída de Edmar do grupo situacionista, creio que será mais um buraco - lembro do amigo Anax- aberto naquele bloco, pois Edmar é uma pessoa dinâmica e bem relacionada no setor de saúde, além de ser irmão da atual secretária de saúde. Sintomático!
Desqualificando IV
Certamente que esse comentário partiu de acólitos da senhora prefeita, o que eu lamento muito, porque até bem pouco tempo Edmar era um defensor combatente da atual administração, no entanto, aliados do executivo agora o desqualificam.
Desqualificando III
Por outro lado, eu fui claro ao dizer que um anônimo teria dito que Edmar teria se arranhado com a prefeita e que o mesmo detinha uma liderança junto aos funcionários da saúde até mais que sua irmã.
Desqualificando II
Primeiramente eu estou sem tomar umas cervejinhas há mais de um mês, pois graças a DEus tenho condições de me disciplinar e impus uma dieta por dois meses, mas isso não vem ao caso.
Desqualificando
Um nobre leitor me perguntou se eu tinha tomado umas ao dizer que EDmar Augusto era uma liderança.
Ficha Limpa
O Supremo Tribunal Federal deverá analisar hoje a constitucionalidade da ficha limpa. Aguardemos!
Gladiador
Grêmio e Palmeiras se acertam e Kleber, o gladiador, é esperado no olímpico até o fim da semana. Desejo sucesso e muito mais juízo ao gladiador.
Dengue II
As metas são manutenção do controle de endemias para uma maior cobertura das visitas domiciliares, realização do levantamento da infestação da larva do mosquito, além de adequar a rede de atenção primária para atender os casos na área de sua abrangência. Alô Secretaria de Saúde!
Dengue
O Ministério da Saúde informa que os municípios potiguares receberão recursos na ordem de 17, milhão para ampliar suas ações no enfrentamento à dengue em sua região, devendo apresentar até o dia 15 de dezembro um plano de contigência àquele Ministério.
Projetos II
Sobre padilha, seu plano além da reeleição, é de fazer o advogado Iran Padilha( irmão) prefeito ou vice de Afonso Bezerra, além da médica Cícera Padilha( irmã) vereadora na cidade do Assu.
Projetos
Três prefeitos da região do Vale do Assu têm projetos de saírem candidatos a deputado estadual em 2014: Ivan Lopes Júnior( Assu), Flávio Veras (Macau) e Ivan Padilha( Pendências.
Efeito contrário V
Ademais, Carlinhos encontra uma dificuldade em sua própria casa, pois terá que demover Zé Garcia de ser candidato a prefeito, o qual até o momento se encontra inflexível ao diálogo.
Efeito contrário IV
Carlinhos Garcia é de uma família que respira política 24 horas, sob o comando de Nonato Garcia, o qual reputo como um político habilidosíssimo, de forma que não enxergo qualquer ansiedade daquele, porque ele sabe que o companheiro de chapa será escolhido no momento oportuno e que ninguém é vice de si próprio, de forma que considero que as tentativas de desestabilização do grupo de oposição poderão ter um efeito colateral contrário, pois poderá motivar ainda mais essas pessoas a provarem o contrário.
Efeito contrário III
Não acredito que Carlinhos Garcia tenha essa ansiedade de ser a todo custo o candidato a vice prefeito. Ora, Carlos sabe que é perfeitamente natural que a vinda de um novo grupo representa um somatório e nada mais lógico que seja convidado a compor a chapa que se apresenta. Isso é comezinho na política.
Efeito contrário II
Ora, como já disse, as discussões que se travam de quem venha a ser o companheiro de chapa de Luiz Jairo são extremamente naturais, denotando que o grupo dispõe de nomes de relevo para ir à disputa.
Efeito contrário
AS notícias plantadas diariamente por emissários da prefeita objetivando provocar um racha na união iminente entre os grupos de Jorge Luiz e Luiz Jairo não surtirão o efeito desejado.
Confirmado III
A se confirmar, será mais uma debacle do executivo municipal e que poderá gerar consequências danosas ao projeto politico de nossa alcaide. A impressão que se tem é que a nossa zelosa e determinada secretária de saúde esteja com os dias contados no cargo.
Informação II
Segundo o informe, Edmar detém uma liderança muito forte entre os funcionários da saúde de Upanema, até mesmo mais que a secretária de saúde, Conceição Medeiros, que vem a ser sua irmã.
Estranhamento
Informação apócrifa neste blog aponta que houve um estranhamento nas relações entre Edmar Augusto e a prefeita Maristela.
terça-feira, 8 de novembro de 2011
Posse II
Cássio foi eleito com mais de um milhão de votos no pleito de 2010 e teve seu registro de candidatura cassado por supostamente ter infringido a lei da ficha limpa que não se aplica àquele pleito. Finalmente a vontade do povo paraibano foi respeitada.
Posse
Cássio Cunha Lima finalmente tomou posse hoje como senador da república pelo estado da Paraíba.
Especulações VIII
DEsta feita, o que se vê claramente é que o buraco claramente foi aberto no seio governista, uma vez que busca explicitamente provocar defecções no grupo oposicionisita, perfectibilizada na plantação de eepculações, com vista a buscar um nome que possa compor com a chapa de Maristela, pois está meridianamente definido que Manezinho só será candidato a vice por exclusão,ou seja, por falta de opção, haja vista que não é confiável aos olhos deles.
ESpeculações VII
Portanto, partindo dessa premissa, entendo que as especulações são normais em uma campanha pré-eleitoral, mas, o que está definido é que Luiz Jairo é o candidato à cabeça de chapa do grupo oposicionista. Quanto ao vice, será definido no momento adequado, com as lideranças citadas certamente convergindo para um nome que venha agregar valores.
ESpeculações VI
Ademais, temos também outros nomes fortes no próprio grupo de Luiz Jairo, como os vereadores Gineton Costa, Nonato Garcia e Shirley Costa, ex-vereadora Rita Tavares, além de Carlinhos Garcia Márcia Simone, professora Rosinha, os quais também não estão ansiosos em ser vice prefeito, até porque ninguém é vice de si próprio.
ESpeculações V
Então, seguindo uma lógica, o buraco e/ou o fosso foi aberto no grupo situacionista com a saída dessas lideranças, abrindo consequentemente na oposição um leque de várias opções que tendem a somar com o grupo de Luiz Jairo, não havendo ansiedade de ninguém para ser seu companheiro de chapa.
ESpeculações IV
Na verdade, pedindo vênia ao meu amigo Anaximandro, a vinda dessas lideranças para a oposição abriu um buraco na situação, isto sim, pois vieram somar com a candidatura iminente de Luiz Jairo e independentemente de quem venha a ser seu companheiro de chapa, estarão integrados àquela candidatura.
ESpeculações III
Logo, a oposição com a vinda de várias lideranças dispõe de nomes muito fortes para compor sua chapa, como os vereadores Elzimar Carvalho e Anísio Júnior, ex-secretária Rivanda Bezerra, ex-vereadores Otávio Bezerra, Josiel Gondim e Gilcivan de Castro, Túlio Costa, além de outros nomes igualmente interessantes.
Especulações II
Obviamente que os nomes que pululam com maior intensidade são daqueles que migraram da situação para a oposição, pois agregam substância e somam com àquela candidatura.
Especulações
São extremamente naturais as especulações que visam apontar quem será o companheiro de chapa oposicionista no pleito vindouro.
Ministra II
Weber ocupará o lugar deixado pela ministra Elen Gracie, primeira mulher a ter assento na maior corte constitucional do país.
Ministra
Presidente Dilma deverá indicar a ministra do TST, Rosa Weber, como a mais nova ministra do Supremo Tribunal Federal.
Restrições III
Neymar além de ter transformado para melhor sua conduta, tem jogado também coletivamente, sendo um jogador copeiro e de raça; Muito bom!
Restrição II
No entanto, vejo uma ascensão do jogador, inclusive no seu comportamento, o que o habilita num futuro próximo a ser um dos maiores jogadores do mundo.
segunda-feira, 7 de novembro de 2011
Prejuízo
O atraso na construção de estádios e aeroportos visando a copa do mundo acarretará num prejuizo aos cofres públicos de cerca de R$ 720 milhões de reais, afora a sempre recorrente possibilidade de superfaturamento das mesmas.
Arriscado III
Políticos de alto coturno e que estão sem mandatos, como Tasso Jereissati, Fernando Gabeira, César Maia e Artur Virgílio, focam na vereança como forma de se manterem vivos e não ser engolidos.
Arriscado III
Como vereadora, sua eleição é pule de dez, podendo formar uma bancada numerosa, sem embargo de dizer que ficará a vontade para rodar todo o estado, pois Wilma não esconde que seu projeto é ser candidata ao senado em 2014.
Arriscado II
A candidatura de Wilma a prefeito da capital se constitui num alto risco, pois se vier a perder perderá a condição de maior liderança da oposição, estando praticamente alijada do processo sucessório de 2014, seu projeto principal.
Arriscado
Muito embora se comente que a ex-governadora Wilma de Faria seja candidata à prefeitura do Natal, há pessoas de seu grupo que a querem como candidata à vereadora na capital.
Colônia
Não se deve olvidar que o apoio da colônia upanemense em Natal, capitaneada por Mizael, se constitui num fato importantíssimo à candidatura do engenheiro Luiz Jairo Bezerra de Mendonça.
Excludente
Evidentemente se a presidente Dilma avançar na questão da candidatura de Garibaldi ao senado, dificilmente terá como se operacionalizar as eleições de Gari ao senado e de Henrique à presidência da Câmara Federal, primos e do mesmo partido. Penso que são questões excludentes.
Grato!
Gostaria de agradecer a leitura sempre inteligente da amiga Mislânia Medeiros. Sua audiência é importante para a continuação de nosso espaço. Grato!
domingo, 6 de novembro de 2011
Jogo do Bicho V
Agora, essas ações espetaculares da policia em cima dos pequenos bicheiros dão mídia e revelam um aspecto desumano das autoridades constituídas, pois significa desemprego de pessoas de bem, a exemplo de nosso amigo João Inteiro, revelando-se, então, um problema de grave repercussão social.
Jogo do bicho IV
Na verdade, deveria o governo se preocupar com os altos cassinos do país, onde existe toda espécie de crime e estão envolvidas pessoas de alto coturno da sociedade, daí o desinteresse do governo em legalizar o jogo do bicho.
Jogo do bicho III
Ora, a extração do jogo do bicho em cidades pequenas já se incorporou ao seio social, tornando-se hoje uma atividade comercial ou arrimo de família para muita gente.
Jogo do bicho II
O cerco à exploração sexual e ao tráfico de drogas deve ser uma constante. No entanto, vejo com reservas a cisma do Ministério Público em relação ao jogo do bicho, especialmente em cidades pequenas, a exemplo de Upanema.
Jogo do bicho
A Polícia ontem fechou casas de prostituição e de apostas em Apodi. Resumindo, 45 pessoas foram detidas, sete casas de prostituição foram fechadas e os dois maiores “bicheiros” de Apodi foram submetidos a TCO.
Iluminados III
Peço perdão aos meus amigos pela minha intromissão nas suas vidas privadas, porém, suas trajetórias devem servir de exemplos para as gerações futuras.
Iluminados II
Apesar das intempéries da vida, Tiago e Afonso hoje são pessoas de bem e de um futuro brilhante. São formadores de opinião e estão definitivamente integrados à sociedade upanemense e com forte poder de influenciar em nossas demandas. Acredito que seus tios Manoel Leandro e Fátima tiveram participação importante nesse processo de desenvolvimento. Parabéns a ambos e sigam avante! certamente seu Heleno e sua saudosa esposa hão de estar orgulhosos de seus dois filhos.
Iluminados
Tenho dito sempre que Tiago e Afonso são iluminados, cidadãos de bens. Acompanhei de perto seus sofrimentos, pois precocemente ficaram órfãos de pai e mãe, num tempo de espaço curtíssimo.
Lamentou
Aliás, o vereador lamentou que o nome da Secretária Conceição Medeiros seja sempre colocado em leilão quando se trata de cooptação de adversários. Júnior afirmou que Ceição Medeiros tem feito muito bom trabalho, apesar das limitações a ela impostas pela chefe do executivo.
Tudo é possível, porém,entrementes...
O vereador disse que em política existe aquele bordão de que tudo é possível, no entanto, ele diz que quebrará essa máxima pois jamais votará na reeleição da prefeita.
Quatro costados
Conversei ontem com o vereador Anísio Júnior e este disse que não existe a menor possibilidade de se recompor politicamente com a prefeita Maristela. O vereador garantiu firmeza no apoiamento à candidatura iminente do engenheiro Luiz Jairo. Afirmou ainda que é um oposicionista de quatro costados.
Predileto II
Com efeito, dizem que a presidente tenta junto a sua base catapultar o nome de Garibaldi para a presidência do senado, primazia do PMDB por ter o maior número de senadores na alta casa do país, como prêmio ao seu excelente desempenho.
Predileto
Comenta-se que o ministro Garibaldi Filho é um dos que tem mais agradado à presidente Dilma Rousseff, graças a seu excelente desempenho à frente da pasta da previdência social.
Ufa II !
O ABC tem se sobressaído graças ao desvelo de alguns jogadores, como Lins, Pio e Enderson, porque se dependesse do esquema de Leandro Campos...
Ufa!
A vitória sofrida do ABC ontem praticamente sepultou as chances de rebaixamento do mais querido. O retranqueiro Leandro Campos acertou em cheio ao colocar Enderson no final do jogo. O homem mudou a forma de jogar da frasqueira.
Sui generis
Efetivemante é uma situação sui generis, na medida em que o Partido dos Trabalhadores foi curtido nos movimentos grevistas e na luta do proletariado, em busca de melhores salários.
Alvoroço II
Palavras de ordem como "que não entrem em greve, não sejam injustos com o governo do PT, não sejam contraditórios! Vocês choram de barriga cheia!” povoram a manifestação grevista.
Alvoroço
Causou alvoroço o fato de alguns petistas terem mandado distribuir panfletos no movimento grevista dos servidores da Justiça Federal em Natal.
Derruba ministro II
Inclusive uma ONG chamada de "Epa"localizada no Vale do Assu foi envolvida como parte dos achaques de membros do Ministério do Trabalho.
"Derruba ministro"
Falar em irregularidades, o ministro Carlos Luppi é a bola da vez. A revista Veja continua firme na sua operação semanal "derruba ministro"e escolheu Luppi como a cobaia da vez.
Fusão II
Há um desejo da presidente Dilma de fundir na reforma ministerial as duas pastas, especialmente depois das acusações da revista Veja que apontam irregularidades no Ministèrio do Trabalho.
Fusão
O ministro Garibaldi Alves Filho disse que não veria problemas na fusão do ministério do trabalho com a previdência social. Ele se diz preparado.
Violência III
Tá mais que na hora dos brasileiros fazerem um movimento uníssono nas ruas e redes sociais exigindo medidas efetivas do governo no combate ao crime organizado, até como forma de intimidá-lo. Urge!
Violência II
Um cidadão é morto no estrito cumprimento do dever legal. È um cenário aterrador e que põe em cheque a capacidade do país sediar futuramente eventos importantíssimos, estando de cócoras ante o crime organizado. A população não aguenta mais viver à mercê da bandidagem.
Violência
O cinegrafista da TV Bandeirantes, Gelson Domingues, foi morto durante operação na favela de Antares, Bairro de Santa Cruz, no Rio de Janeiro. Logo no início da manhã, policias do Bope foram recebidos a tiros. Mesmo com o colete, uma bala de fuzil perfurou o peito do cinegrafista.
Intrigante VII
Na mesma situaçaõ vive o ex-governador Cássio Cunha Lima, eleito com mais de 01 milhão de votos para o senado no Estado da Paraíba.
sábado, 5 de novembro de 2011
Intrigante VI
O fato é que estamos perdendo no senado um político de grande estatura moral, assumindo em seu lugar um "coronel" do Amapá intimamente ligado a Sarney.
Intrigante V
È por essas e outras que questiono alguns aspectos da lei moralizadora da ficha limpa, pois tem sido desvirtuada para punir pessoas que não são fichas sujas, punindo o princípio constitucional da inocência.
Intrigante IV
Sucede que, o STF já declarou que a lei da ficha limpa não se aplicava nas eleições de 2010, no entanto, o TRE do Amapá ainda insiste em não diplomar o senador socialista. Muito estranho. È essa democracia que temos.
Intriga III
Capiberibe teve seu mandato cassado de senador pelo fato de duas testemunhas terem dito que o mesmo lhes pagou uma mísera quantia de R$ 26,00 (vinte e seis reais) divididos em duas vezes. Parece hilário, mas, é verdade, aliás, e uma cena rocambalesca.
intrigante II
Capiberibe foi eleito com uma maioria estrondosa e foi pego na lei da ficha limpa e teve seu registro de candidatura cassado pelo TRE do Amapá. Detalhe: em seu lugar assumiu Gilvan Borges, aliadíssimo de primeira hora de José Sarney.
Intrigante
È intrigante o fato do ex-governador João Capiberibe ainda não ter assumido sua vaga no senado da república.
Operacionalização
Realmente concordo com o amigo Zé Wilson de que difícil será o governo federal operacionalizar o ressarcimento de valores despendidos com acidentes de trânsito, uma vez que são muito altos.
Bobagem III
Aliás, esse movimentos de imbecis nas redes socias gerou um comentário bem apropriado do presidente Fernando Henrique Cardoso: essas pessoas são recalcadas. Perfeito o FHC, sintetizou bem o que penso.
Bobagem II
Ora, efetivamente Lula não é um homem comum e um homem sem posses. Lula hoje vive muito bem financeiramente e criou as condições para isso. Esse preconceito tolo é idiotice à exaustão, revelando assim um vesgo invejoso de pessoas que deveriam sim lutar para que todos nós tivéssemos esse direito se tratar num hospital de qualidade.
Bobagem
Uma bobagem o incômodo de algumas pessoas pelo fato do presidente Lula está se tratando no sírio libanês. Um grave equívoco!
sexta-feira, 4 de novembro de 2011
Culto à Marleide
Um ano de saudades:
Definitivamente a vida de nossa família não é a mesma.
Há exato 01(um) ano, perdemos uma pessoa dócil, de fácil comunicação e com um dom exemplar de conciliar.
Maria Marleide de Oliveira possuía esses atributos, cujo legado devíamos nos apropriar.
A vida de Marleide sempre foi pautada no conciliar, razão pela qual possuía uma enorme capacidade de aglutinação, de agregar vaores. Cooptava como ninguém.
No seu velório, ocorreu uma coisa comovente que só veio a tonificar sua vocação sedutora: um rapaz chorava copiosamente na calçada de Marluza e dizia que apesar de ter conhecido Marleide acerca de 02 meses no Carão II, não poderia deixar de render sua última homenagem a uma pessoa que o tratou como gente como se de casa fosse.
Assim foi Marleide: cativante, sedutora, equilibrada, hospitaleira e refratária as fofocas e intrigas. Magnífica anfitriã; era capaz de seduzir com sua bonança todos aqueles que a visitavam.
È evidente que as coisas no Sítio Carão em Upanema estão mornas, pois há um sentimento de orfandade estampado não só em seus familiares, mas, na maioria das pessoas de Upanema, de forma que aquele local mais parece um lugar reflexivo, sem aquela pujança de outrora.
Não faço dessa missiva um simples gesto de retórica; aqui não se trata de postura hipócrita como muita gente faz. Não! Ela é permeada de um sentimento autêntico e de verdadeiro reconhecimento à postura de uma mulher que sempre soube se comportar como mãe, esposa, filha, tia, prima e, especialmente, como amiga.
Não posso mensurar - de tão intensa -a dor de seus filhos, ela é incomensurável, pois Marleide sempre estendeu sua mão amiga a proteger seus pupilos das inquietudes da vida. Seus sobrinhos a reverenciavam com continência e seus amigos a admiravam por sua hospitalidade.
Parece que Marleide não morreu, pois a tristeza que nos abateu deu lugar a um sentimento triunfante de que ela está em um bom lugar, de que ela não merecia passar pelas tribulações que estamos passando e que haveremos de passar .
Penso que nossa família deve fazer uma espécie de mea culpa, haja vista que devíamos aproveitar à exaustão o legado que Marleide deixou: uma vida simples, porém, pautada no amor ao próximo, sem animosidade e sem rancor.
A intolerância, a futrica e a arrogância eram adjetivos estranhos à pessoa de Marleide. Tinha defeitos inatos a todo ser humano, porém eram ofuscados pela sua leveza de espírito - ingênuo às vezes-, típico das pessoas de bem.
Até parece que Marleide está entre nós, quão grande é a sua espiritualidade; quão grande era a sua vontade de servir, de forma que ela flutua entre os pecadores à espera de uma mão amiga, a espera de que os seus tenham uma vida digna e que a paz reine num ambiente tão bem regado por ela.
Quantas saudades de sua ceia, das farras homéricas e despropositadas e porque não dizer de sua maneira ingênua de trocar o nome das pessoas.
Resisto peremptoriamente a ir de forma constante à Nova Parnamirim, Carão I e II, pois são locais emblemáticos e que sintetizam o caráter reto, ingênuo e apaziguador de Marleide. Procuro não cultuar esse sentimento de perda, pois está ainda vivo aqueles sentimentos de beneficência e de filantropia, tão próprios de Marleide.
Marleide por entre a raiva e o amor se garantia, pois tinha paciência de pescador e memória de elefante. Sua família viveu sempre sob sua dependência, de forma que não passa um dia que um dos seus não lembre uma frase, um trejeito ou algo dela. Tenho certeza absoluta que nos momentos felizes e tristes, seus filhos e esposo mentalizam seu jeito conciliador e ponderado.
Dizem que existem pessoαs que entram em nossas vidas e não mudam nada, nem na sua própria, mas, há outrαs que entram e mudam tudo e uma delαs foi você Marleide! mesmo com a distância você sempre será minhα marleidinha - , nossa eternα marleidinha. Te amamos!
Termino dizendo que a saudade é imorredoura, ela sempre deixará um vácuo impreenchível e uma tristeza indelével, porém, sua presença na terra há de servir como referência àqueles que aqui ficaram, especialmente de seus filhos. Que eles saibam ter desprendimento para expurgar de seus corações a ira, o ódio e o desapreço, pois os valores morais e espirituais que sua mãe agregou na terra talvez tenham sido o diferencial de suas condutas e hão de balizá-los para todo o sempre, amem!
Glasdton de Oliveira Bezerra( sobrinho).
Definitivamente a vida de nossa família não é a mesma.
Há exato 01(um) ano, perdemos uma pessoa dócil, de fácil comunicação e com um dom exemplar de conciliar.
Maria Marleide de Oliveira possuía esses atributos, cujo legado devíamos nos apropriar.
A vida de Marleide sempre foi pautada no conciliar, razão pela qual possuía uma enorme capacidade de aglutinação, de agregar vaores. Cooptava como ninguém.
No seu velório, ocorreu uma coisa comovente que só veio a tonificar sua vocação sedutora: um rapaz chorava copiosamente na calçada de Marluza e dizia que apesar de ter conhecido Marleide acerca de 02 meses no Carão II, não poderia deixar de render sua última homenagem a uma pessoa que o tratou como gente como se de casa fosse.
Assim foi Marleide: cativante, sedutora, equilibrada, hospitaleira e refratária as fofocas e intrigas. Magnífica anfitriã; era capaz de seduzir com sua bonança todos aqueles que a visitavam.
È evidente que as coisas no Sítio Carão em Upanema estão mornas, pois há um sentimento de orfandade estampado não só em seus familiares, mas, na maioria das pessoas de Upanema, de forma que aquele local mais parece um lugar reflexivo, sem aquela pujança de outrora.
Não faço dessa missiva um simples gesto de retórica; aqui não se trata de postura hipócrita como muita gente faz. Não! Ela é permeada de um sentimento autêntico e de verdadeiro reconhecimento à postura de uma mulher que sempre soube se comportar como mãe, esposa, filha, tia, prima e, especialmente, como amiga.
Não posso mensurar - de tão intensa -a dor de seus filhos, ela é incomensurável, pois Marleide sempre estendeu sua mão amiga a proteger seus pupilos das inquietudes da vida. Seus sobrinhos a reverenciavam com continência e seus amigos a admiravam por sua hospitalidade.
Parece que Marleide não morreu, pois a tristeza que nos abateu deu lugar a um sentimento triunfante de que ela está em um bom lugar, de que ela não merecia passar pelas tribulações que estamos passando e que haveremos de passar .
Penso que nossa família deve fazer uma espécie de mea culpa, haja vista que devíamos aproveitar à exaustão o legado que Marleide deixou: uma vida simples, porém, pautada no amor ao próximo, sem animosidade e sem rancor.
A intolerância, a futrica e a arrogância eram adjetivos estranhos à pessoa de Marleide. Tinha defeitos inatos a todo ser humano, porém eram ofuscados pela sua leveza de espírito - ingênuo às vezes-, típico das pessoas de bem.
Até parece que Marleide está entre nós, quão grande é a sua espiritualidade; quão grande era a sua vontade de servir, de forma que ela flutua entre os pecadores à espera de uma mão amiga, a espera de que os seus tenham uma vida digna e que a paz reine num ambiente tão bem regado por ela.
Quantas saudades de sua ceia, das farras homéricas e despropositadas e porque não dizer de sua maneira ingênua de trocar o nome das pessoas.
Resisto peremptoriamente a ir de forma constante à Nova Parnamirim, Carão I e II, pois são locais emblemáticos e que sintetizam o caráter reto, ingênuo e apaziguador de Marleide. Procuro não cultuar esse sentimento de perda, pois está ainda vivo aqueles sentimentos de beneficência e de filantropia, tão próprios de Marleide.
Marleide por entre a raiva e o amor se garantia, pois tinha paciência de pescador e memória de elefante. Sua família viveu sempre sob sua dependência, de forma que não passa um dia que um dos seus não lembre uma frase, um trejeito ou algo dela. Tenho certeza absoluta que nos momentos felizes e tristes, seus filhos e esposo mentalizam seu jeito conciliador e ponderado.
Dizem que existem pessoαs que entram em nossas vidas e não mudam nada, nem na sua própria, mas, há outrαs que entram e mudam tudo e uma delαs foi você Marleide! mesmo com a distância você sempre será minhα marleidinha - , nossa eternα marleidinha. Te amamos!
Termino dizendo que a saudade é imorredoura, ela sempre deixará um vácuo impreenchível e uma tristeza indelével, porém, sua presença na terra há de servir como referência àqueles que aqui ficaram, especialmente de seus filhos. Que eles saibam ter desprendimento para expurgar de seus corações a ira, o ódio e o desapreço, pois os valores morais e espirituais que sua mãe agregou na terra talvez tenham sido o diferencial de suas condutas e hão de balizá-los para todo o sempre, amem!
Glasdton de Oliveira Bezerra( sobrinho).
Reciprocidade III
Reparem que uma projeção feita indica que estamos na 84 posição no ranking do IDH, ìndice de desenvolvimento humano, razão pela qual deverá a nossa presidente se ater preferencialmente aos problemas de nosso país.
Reciprocidade II
Apesar do cenário alentador, pois é inusitado o Brasil oferecer ajuda ao FMI, espera-se que o governo federal se volte também para os grandes gargalos do povo brasileiro, quais sejam, sáude, segurança e educação, haja vista que esse boom econômico de nosso país não tem sido suficiente para atender as nossas demandas mais urgentes.
Reciprocidade
A presidente Dilma Rousseff disse que o Brasil está disposto a auxiliar o Fundo Monetário Internacional(FMI) no combate à crise econômica européia.
Aterrador
Definitivamente a bandidagem resolveu atingir em cheio as autoridades constituídas. Dessa feita, a vítima foi o deputado federal Eliene Lima(MT) que foi baleado durante um assalto. Cenário aterrador e preocupante.
Abertura II
Outras medidas serão tomadas até o final de ano, de forma que o regime cubano tenha um abertura gradual.
Abertura
DEpois de cinco décadas, os cubanos finalmente vão poder comprar ou vender casas e propriedades privadas. Essa medida precede de uma outra em outubro que permitiu que o cidadão possa comprar ou negociar veículos.
Reflexão
"Não basta sonhar, você tem que realizar. Não basta falar, você tem que agir. Não basta querer, você tem que merecer"( anônimo).
Homenagem II
Hoje será a missa de sétimo dia, onde espera-se a presença do senador José Agripino, amigo figadal do ex-prefeito. Expedito era uma pessoa bastante carismática e recebeu bastante homenagens de todas as matizes políticas do município de Areia Branca.
Homenagem
Um grande número de pessoas compareceu ao velório do ex-prefeito Expedito Leonêz, aqui da cidade de Areia Branca. A governadora Rosalba Ciarlini compareceu ao evento.
Natalício
Gostaria de parabenizar minha cunhada Leidiane Brito, assim como, a professora Clécia Carvalho, que vem a ser filha do saudoso Roseno, aniversariantes do dia. Desejo firmemente prosperidade e sucesso a ambas.
Previdência II
Além de objetivar atnuar os prejuízos que teve, a ação do INSS tem inovidavelmente um caráter pedagógico, qual seja, o de difundir na cabeça do motorista os males de sua imprudência.
Previdência
E o governo federal ajuizou a primeira ação contra uma pessoa causadora de um acidente de trânsito, cuja família da vítima foi ressarcida pelo INSS.
Constitucional
O STF julgou constitucional a fixação do salário mínimo por decreto. Ação intentada por PSDB, DEM e PPS, intencionava declarar ilegal referida medida.
Esperança
Vinha de Upanema na quarta-feira e avistei em sentido contrário um carro pertencente ao DNIT. Será que foram tratar sobre questões ligadas à BR 110? aguardemos.
quinta-feira, 3 de novembro de 2011
Guerra
Existe uma guerra pública entre o Pastor Silas Malafaia e a Associação Brasileira de Lésbicas, Gays, Bissexuais, Transexuais e Travestis (ABLGT). Malafaia é acusado de agredir verbalmente a comunidada homossexual em seu programa televisivo.
Pólvora
Partido da República(PR) decidiu em reunião ontem que possui duas alternativas para a sucessão municipal em Caicó. Ou lança um candidato próprio ou apoia uma das candidaturas lançadas.
Desistiu II
Marta, nada obstante está bem situada nas pesquisas, sabe que sua rejeição é grande, de modo que sua candidatura estava fadada a perder no segundo turno, até porque a mesma encontrava rejeição no partido dos trabalhadores, lêia-se Lula e Dilma Rousseff, partidários da candidatura de Fernando Haddad, nome novo e que poderá ser bem trabalhado. Assim ela foi "convidada" pelos próceres do partido a retirar sua candidatura.
Desistiu
E a senadora Marta Suplicy acabou desistindo de sua pré-candidatura à prefeitura de São Paulo.
Fogo amigo
Comenta-se à boca aberta que pessoas do affair da prefeita Maristela apostam no seu desgaste político-administrativo, de modo que o vice prefeito Manezinho seja ungido como o candidato a prefeito pelo PMDB.
Desconstituição V
Na verdade, quem está ameação de morte não é o deputado Freixo, mas, toda a sociedade, acuada e impotente ante o crime organizado. Pergunto: se o Estado não tem a capacidade de proteger os representantes do povo, os juízes e a maior instância do Poder Judiciário de um estado, tem a capacidade de proteger o cidadão comum?
Desconstituição IV
Esses dois episódios, aliados ao assassinato da juíza Patrícia, revelam que a população está refém da marginalidade e que o Estado brasileiro encontra-se acuado e indolente para combater o crime organizado, vale dizer, é a desconstituição da autoridade constituída pela sociedade, é a proeminência do crime organizado que a cada dia que passa se mostra mais concatenado e ousado.
Desconstituição III
O deputado estadual do PSOL foi responsável pelos vários indiciamentos e prisões de grupos da milícia carioca, quando da constituição da CPI que apurava a ação criminosa desse grupo criminoso.
Desconstituição III
Noutra banda, tivemos o lamentável fato do deputado estadual fluminense, Marcelo Freixo, ter que abandonar o país em decorrência de ameaças veementes da milícia carioca, grupo organizado que extorque e elimina quem eventualmente cruzar seus caminhos.
Desconstituição II
Inicialmente tivemos a invasão do prédio de nosso Tribunal de Justiça por parte de meliantes, onde a representação maior do nosso Poder Judiciário foi enxovalhada com a ação ousada daqueles contraventores, subtraindo boa quantia de dinheiro do seu caixa eletrônico, assim como os destruindo.
Desconstituição
Semana passada ocorreram dois fatos reveladores da desconstituição moral do estado-nação.
quarta-feira, 2 de novembro de 2011
Injusto II
Conceição vem fazendo um bom trabaho na medida de seus limites, de forma que toda articulação política que vise defenestrá-la do cargo se constitui num grave erro, perdendo a população como num todo.
Injusto
È definitivamente injusto com a secretária Ceição Medeiros os boatos- se procederem - que circulam dando conta de que a secretaria a qual dirige está servindo como moeda de troca.
Alarmante
A violência tem chegado a níveis alarmantes, de forma que requer uma ação mais contundente do Estado.
Assinar:
Postagens (Atom)