terça-feira, 5 de julho de 2011

Espontaneidade

Destaco aqui um artigo do ex-deputado Raul Jungman sobre o ex-presidente Itamar Franco, na qual o mesmo se preocupa com um problema existente em um posto de saúde de nossa Caicó, ei-lo:

REUNIÃO DO ENTÃO PRESIDENTE ITAMAR FRANCO COM SEU MINISTRO DO PLANEJAMENTO SOBRE O ORÇAMENTO GERAL DA UNIÃO

E o posto médico de Caicó?” Ainda hoje acho que deu pra notar a minha cara de absoluto espanto, sentado ali à mesa do Presidente da República, pela primeira vez na vida. Caicó?! O meu chefe e Ministro do Planejamento, eu era seu secretário executivo, me olhava entre inquisitorial e aflito. Caicó?!, ecoei. Fica no Rio Grande do Norte?

O Presidente Itamar Franco não se mexeu. À nossa frente, dois enormes calhamaços com o OGU, o Orçamento Geral da União, com seus bilhões de reais, os juros da dívida pública, a Previdência, a saúde e a educação do Brasil. Em resumo, tudo que o governo iria arrecadar e gastar país afora em uma ano! E o Presidente nos pergunta justo sobre um posto de saúde... em Caicó? Se ao menos fosse um hospital, pensei aflito.

Grave, o Presidente tornou a cobrar. “Sim, Sr. Secretário, Caicó, no Rio Grande do Norte, eu prometi ao povo de lá que faria o posto de saúde e ele tem que estar ai”. Caicó teve o seu posto de Saúde, claro. E eu comecei a conhecer a atenção do Presidente aos detalhes, que compunha a sua personalidade, formal, reservada e dada a gestos ora largos, ora de brava e intransigente defesa dos seus pontos de vista.
Esse périplo final, exclusivamente mineiro, talvez traduza a mágoa de quem se deu tanto e, ao seu juízo, não teve o devido reconhecimento dos seus pares e da opinião pública. É pacífico, porém, que o presidente Itamar Franco será lembrado com carinho por todos e com o respeito devido aos que, na vida pública, serviram o pais, sem dele servirem-se jamais.

* Texto escrito por Raul Jungmann ex-deputado federal, ex-ministro do governo FHC, presidente do PPS pernambucano e ex-secretário-geral do Ministério do Planejamento do governo Itamar Franco

Nenhum comentário: