quinta-feira, 30 de outubro de 2014

Eleição

Meu amigo Jório Nogueira deverá ser eleito daqui há pouco Presidente da Câmara Municipal de Mossoró. Jório é um amigo de tenra idade.

Tiro no pé

Eu quero saber quem foi o pseudo marqueteiro que pôs na cabeça do deputado Henrique Alves que a melhor solução no final da campanha seria bater duramente em Rosalba Ciarlini e fomentar que o governador Robinson seria a continuação do governo dela. Um tiro no pé.

Óleo e água

O certo é o seguinte: óleo e água não se misturam.

Soberba VI

Observou-se uma necessidade premente de que alguns lideres políticos oxigenem sua assessoria política, pois atrapalham mais que ajuda, pois só sabem desrespeitar outras pessoas, até mesmo pessoas que votavam naquelas, semeando a discórdia e fomentando rompimentos. Se liguem.

Soberba V

Em muitos municípios observou-se a insatisfação de lideranças políticas por não ter dado a votação esmagadora que alardeava nos quatro cantos, imaginado-se terem o monopólio do voto. Dois anos é bem ali.

Soberba IV

Essa história de cooptar adversários e desprezar os seus fiéis correligionários não me parece ser o remédio adequado. O povo sinalizou no sentido de algumas lideranças políticas devem repensar seu modo de fazer política.

Soberba III

Em muitos municípios observou-se uma instigação desmedida alimentada pela engrenagem oficial no sentido de fomentar propaganda enganosa e o que e mais grave, caçoar de pessoas que por convicção discordaram da posição tomada, muito embora essas pessoas tenham ajudado na eleição passada. Já dizia o poeta: "a humildade é o último degrau da sabedoria".

Soberba II

Vimos em muitos municípios a preponderância da arrogância e da soberba, onde se esperava larga votação, contudo, quando não perdeu, teve uma maioria aquém do esperado, estando unidos os dois lados que há dois anos se engalfinhavam.

Soberba II

As eleições no Rio Grande do Norte ter um efeito pedagógico muito importante e leva inevitavelmente algumas lideranças política a repensarem o modo de fazer política, sob pena de serem duramente castigadas pelo povo, verdadeiro destinatário do voto.

Soberba

Num precisa ser cientista político: o povo do Rio Grande do Norte pela segunda vez deu o recado de que não admite alianças inimagináveis, soberba e contradições.

Reflexos II

Anotem aí: a posição política tomada por algumas lideranças políticas no RN podem ter um efeito nefasto na frente. Urge de repensarem suas posições.

Reflexos

Não precisa ir muito longe não pra detectar a acachapante derrota do deputado Henrique Alves: neo aliados invocaram pra si os votos do deputado e deu no que deu. Política se faz com humildade gente. É melhor procurar entender o resultado das urnas e melhorar  a conduta política do que se enganar a si mesmo. Continuam incorrendo no mesmo erro.

Ressentido II

Henrique agora capitaneia também a eleição do polêmico e fisiológico deputado Eduardo Cunha para a presidência da Câmara. Pra desgosto do governo e da presidenta.

Ressentido

E o deputado Henrique Alves ressentido pela derrota e com o ex-presidente Lula, já colocou em pauta polêmicos para serem votados na Câmara que confrontam com os interesses do governo, como por exemplo o decreto que dar poderes a conselhos populares de opinarem sobre políticas públicas do governo sem necessariamente passar pelo legislativo. 

Reforma Política II

A idéia é que já em janeiro o PL seja fundado e abrigue os neo governistas, que assim estariam livres da cassação por infidelidade partidária. Logo após, o PL seria fundido ao PSD. Kassab com isso, deseja também conquistar o Ministério das Cidades.

Reforma

Quando falo da necessidade de uma ampla reforma política me baseio em fatos concretos. Agora, o ex-prefeito Gilberto Kassab deseja criar mais um novo partido(PL) para abrigar aqueles parlamentares que querem aderir aos governos. Seria um apêndice do PSD.

quarta-feira, 29 de outubro de 2014

Alienado

Na verdade, o senador Aécio Neves perdeu a campanha justamente porque perdeu feio no seu Estado. Não se pode chamar o nordestino de alienado, principalmente o eleitor paulista que é tido como o mais conservador do país.

Preconceito II

Aliás, quiseram fazer uma divisão entre pobres e ricos. Eu não sou benefíciário de qualquer tipo de bolsa e mesmo assim votei na presidenta. São sempre esses espasmos preconceituosos que nos preocupa. Imagine o Brasil ser dividido e o Nordeste ficar independente. Ai do meu Brasil.

Preconceito

A lamentar os comentários preconceituosos firmados nas redes sociais contra o Nordeste, como se votar na presidente Dilma fosse alienação ou burrice.

Corrupção II

Aliás, urge imediatamente uma reforma política no país, pois a corrupção desenfreada tem sido possível em face das relações promíscuas entre políticos e empreiteiras, de modo que isso passa necessariamente pela discussão de um possível financiamento público das campanhas, fim da reeleição, cláusulas de barreiras, fim de partidos de aluguel e outras coisas mais. 

Corrupção

Outro fator que dificultou a reeleição de Dilma foi a corrupção, tema muito atual que está a merecer dos políticos uma atenção maior.

Mudanças II

A classe média também foi um componente forte que dificultou a reeleição da presidenta, haja vista que a retração do mercado fez com que o poder de compra da classe média fosse reduzido, inclusive no que se refere ao acesso ao crédito.

Mudanças

Na verdade, a presidenta Dilma a partir de agora terá um desafio muito forte de não só avançar nos programas sociais, mais também sinalizar com mudanças na economia, trazendo a confiança do mercado.

Fortalecido

È evidente que o senador Aécio Neves saiu nessa eleição maior do que entrou, tal o seu carisma evidenciado no pleito, sinalizando que terá uma importância imensa na oposição ao governo da presidenta.

Dividido

No plano nacional tivemos uma das empolgantes eleições já vista, onde praticamente o Brasil ficou dividido ao meio.

Parabéns

Inicialmente parabenizar a presidente Dilma Roussef pela reeleição e ao governador Robinson Faria, eleito simples e unicamente pela vontade do povo, que se agigantou diante do acordãoe/ou acordaço, que patrocionou uma das maiores alianças já vista no RN, muito embora contraditória e inimaginável, não devendo olvidar que poderá ter reflexos em 2016. 

Esclarecimento

Vamos tentar aqui aos poucos fazer uma análise do quadro político nacional, estadual e local, realçando que eventuais opiniões são divorciadas de qualquer vindita pessoal, não, elas serão enunciadas conforme é o meu entendimento, não procurando partir para algo de pessoal.

Agradecimento

Inicialmente gostaria de agradecer penhoradamente aos amigos que enviaram mensagens de felicitações pela volta dessas mal traçadas linhas. O meu muito obrigado e fiquem na certeza que a responsabilidade duplica.

segunda-feira, 27 de outubro de 2014

EU VOLTEI!

Pediria licença aos meus amigos de Upanema para voltar a discutir no dia a dia os problemas relativos ao nosso Município. Sem aquela constância, mas, pra que os nossos laços não sejam esquecidos.